Literatura

Quais são os gêneros teatrais?

Quais são os gêneros teatrais?

O teatro é um dos gêneros literários mais apreciados. Apesar de não ser um dos mais lidos, pois existem outros gêneros com maior número de leitores, colocados em prática no palco, muda completamente o paradigma: a força, os sentimentos e as sensações que os atores transmitem, convertem o gêneros teatrais em uma parte muito importante da literatura.

Existem diferentes gêneros teatrais, cada um com características diferentes. Portanto, eles podem ser facilmente distinguidos, desde que você saiba identificá-los. Para descobrir quais são os gêneros teatrais e suas características mais marcantes, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice

  1. Comédia
  2. Tragédia
  3. Musical
  4. Ópera
  5. Drama
  6. Tragicomédia
  7. Monólogo
  8. Auto sacramental
  9. Entremés

Comédia

É um dos gêneros teatrais mais engraçados. Opõe-se à tragédia, pois tem como principal objetivo transmitir otimismo e alegria aos espectadores. As peças de comédia usam o humor para lidar com questões ou aspectos da vida cotidiana com o riso como eixo principal, provocando gargalhadas e conectando-se com o público.

É, sem dúvida, um dos gêneros teatrais ou dramáticos preferidos pelos espectadores. Além disso, também é o favorito no formato de obras de teatro infantil, pois consegue entreter e se conectar com as crianças com facilidade.

Quais são os gêneros teatrais? - Comédia

Tragédia

Dentro dos gêneros teatrais, a tragédia é o mais tradicional e representativo da história do teatro. Shakespeare e Sêneca são alguns dos grandes autores da tragédia. Aqui estão algumas das principais características do gênero teatral da tragédia:

  • A tragédia atingiu seu máximo esplendor na Roma clássica, mas a Idade de Ouro serviu para renascer e se adaptar aos novos tempos.
  • Personagens heroicos e ilustres são os principais protagonistas das obras trágicas.
  • Geralmente, são obras com um final sombrio: o protagonista costuma cair em desgraça ou até mais do que já estava no início da obra.
  • Destruição, morte e desgosto são os principais argumentos e as questões a serem desenvolvidas ao longo dessas peças.

Musical

Os musicais de teatro são concebidos para contar uma história inteira, mas se diferenciam de outros gêneros teatrais porque intercalam diálogos entre personagens e situações sem qualquer música (apenas efeitos sonoros de acordo com as demandas da obra), com danças e canções do elenco completo de artistas.

O Rei Leão é um dos musicais mais conhecidos e globalmente, também existem outros musicais famosos como Cats. É um gênero teatral altamente valorizado hoje e cujo formato consegue captar a atenção de milhares de espectadores a cada temporada nos teatros para desfrutar de danças, música e performances.

Ópera

Se você se pergunta quais são os gêneros teatrais, pode não saber que a ópera está entre eles. É um gênero teatral muito apreciado atualmente. Seu estilo sério e as grandes vozes de seus artistas conseguem penetrar profundamente e emocionar os espectadores da ópera. Tem temas lendários e românticos ao contrário dos musicais, cujo tema costuma ser mais alegre combinando música com dança. No caso da ópera, não há coreografia para os personagens.

Quais são os gêneros teatrais? - Ópera

Drama

O drama é um gênero que ainda hoje é usado para criar novas peças. Ajuda a representar diferentes cenas do cotidiano, abrindo espaço para os pensamentos, sentimentos e inquietações dos personagens.

O drama se distingue da tragédia por não estar atrelado a um tema muito triste ou sombrio. Ele constantemente recorre a diálogos entre personagens e suas obras podem ser classificadas em subgêneros inferiores dependendo do tipo de representação: social, lírica, histórica, entre outras.

Quais são os gêneros teatrais? - Drama

Tragicomédia

É o gênero que busca tanto a tristeza dos espectadores, quanto fazê-los sorrir ou dar uma gargalhada. Brinca com sentimentos negativos e positivos durante uma mesma peça de teatro. É a melhor combinação dos gêneros teatrais considerados comuns: tragédia e comédia. Uma obra muito representativa da tragicomédia é La Celestina, atribuída ao dramaturgo Fernando de Rojas.

Monólogo

Os monólogos são caracterizados por terem um único personagem que fala durante a obra. Às vezes, o protagonista é a única pessoa que está exposta no palco e relata algum acontecimento, seja feliz ou triste dependendo do tema.

Pode haver mais personagens nos monólogos, mas eles serão silenciosos: não dirão nenhuma palavra, então se limitarão a serem companheiros da narração do monólogo.

Auto sacramental

Entre os gêneros teatrais, este é o responsável por representar uma cena bíblica no palco. Os Trenós de Natal são um dos exemplos mais comuns de auto sacramentais feitos, claro, na época do Natal, com representações de cenas como o nascimento do menino Jesus ou a chegada dos Reis Magos do Oriente.

Entremés

Essas peças surgiram no século XVI na Espanha. São obras cômicas de tom engraçado em que se busca o riso fácil. Normalmente, esse gênero teatral acontece em um único ato. Em seus primórdios, eles começaram a ser representados nos intervalos entre as peças que aconteciam ao longo dos dias nas salas de teatro.

Se você gostou deste artigo sobre quais são os gêneros teatrais e suas características, recomendamos que você leia nosso post sobre como fazer um roteiro de teatro. E se quiser conhecer outros tipos de texto, veja também 15 tipos de texto e suas características.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os gêneros teatrais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Laura
Quais os dois principais gênero teatrais?
1 de 4
Quais são os gêneros teatrais?