Partilhar

Como mandar um e-mail formal solicitando algo

 
Por Yasmin Fonseca. 20 setembro 2019
Como mandar um e-mail formal solicitando algo

Embora estejamos na era das mensagens instantâneas que trocamos durante o dia com amigos e família, ainda existe uma forma de comunicação formal bastante utilizada na Internet, o e-mail, e saber como fazer um e-mail formal nem sempre é uma tarefa fácil. Na hora de redigir textos do tipo, devemos nos atentar aos detalhes para termos certeza de que a mensagem será passada de forma clara e com nível correto de formalidade. Se você quer saber como mandar um e-mail formal solicitando algo e está com dúvidas em relação à redação, aprenda todos os passos a serem seguidos nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como terminar um e-mail

Como mandar um e-mail formal: primeiros passos

Antes de enviar um e-mail, devemos nos certificar de algumas coisas. Veja abaixo algumas das preocupações:

  1. Use um e-mail profissional: é extremamente importante na hora de pensar em como enviar um e-mail formal que nos preocupemos com o endereço do nosso e-mail. Mensagens formais, principalmente aquelas nas quais estamos solicitando algo, devem ser enviadas pelo meio de e-mails com seu nome real, evitando apelidos ou qualquer outra coisa que não passe mensagem de seriedade.
  2. Certifique-se de que o e-mail do destinatário é o correto: muitas pessoas têm mais de um e-mail, sendo um pessoal e um profissional. Quando vamos mandar uma mensagem formal, devemos sempre enviá-la para o formal, que por vezes está vinculado a uma empresa ou instituição de ensino.
  3. Explicite o assunto: além do texto do e-mail, é necessário indicar o assunto do qual deseja tratar na caixa destinada, visando que o destinatário saiba previamente do que se trata e dê prioridade ao assunto, principalmente quando de trata de algo com prazo para se resolver. Se você estiver enviando um currículo para emprego, por exemplo, indique na caixa de assunto a vaga para a qual está se candidatando.

Como iniciar um e-mail formal

Existem diversas situações nas quais escrever e-mails formais é necessários, como por exemplo para o envio de um currículo para vaga de emprego, comunicação com um cliente ou com superiores e colegas de trabalho. Seja qual fora a situação,é essencial pois o início do texto passará a primeira impressão para quem for ler. Veja abaixo algumas formas de como começar um e-mail formal:

  • Prezado(a);
  • Caro(a);
  • Aos responsáveis;
  • À administração;
  • Aos que possa interessar (indicado para e-mail enviado para diversas pessoas de uma empresa, por exemplo).

Qualquer tipo ou exemplo de e-mail formal deve conter o nome e sobrenome do destinatário seguido da saudação inicial.

Dica: ainda que você esteja escrevendo um e-mail formal, é necessário lembrar que existem diversos níveis de formalidade e que o destinatário influencia no quanto você deve se preocupar com a questão. Caso for falar com altas autoridades, o mais recomendável é que utilize o pronome de tratamento "Vossa Excelência", por exemplo.

Como redigir um e-mail formal

Agora que você já sabe como iniciar o texto, é necessário saber como escrever o corpo do texto.

  • Dê um espaçamento após a saudação inicial: tanto em emails formais quanto nos informais, é necessário criar um espaçamento de uma linha após a saudação e então iniciar o texto em si. Além de ser uma formatação padrão, o espaçamento deixará o seu email com uma estética mais organizada e agradável para o leitor.
  • Certifique-se de que a gramática e ortografia estão corretas: nada passa menos seriedade de que uma mensagem com erros de português. Caso você esteja com dúvidas em como escrever uma frase ou em como escrever uma palavra, faça da Internet sua aliada e não tenha vergonha e estar com dúvidas, essa pode ser até mesmo uma oportunidade de aprender.
  • Seja sucinto: se você está lidando com um cliente, com um superior ou chegou até essa artigo pois quer saber como mandar um email formal solicitando algo, deve se preocupar em prender a atenção do destinatário até o fim da mensagem, sendo assim, é necessário dizer tudo que for necessário de forma breve. Faça uma lista dos tópicos que são essenciais em sua mensagem e evite colocar informações adicionais que sejam pouco relevantes.
  • Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter. Agradecer antecipadamente pelo favor ainda não realizado também é um protocolo bem visto ao mandar um e-mail formal solicitando algo (agradeço desde já, obrigada, etc...).
  • Evite abreviações: é muito comum que escrevamos mensagens utilizando abreviações do tipo "vc" ou "msm", o que é muito prático na hora de conversar com pessoas próximas mas que deve ser evitado quando escrevemos e-mails formais.
  • Revise o texto: antes de enviar o e-mail, revise o texto em voz alta para verificar se todas as informações necessárias estão presentes de forma clara e bem escrita.

As dicas acima serve para aprender como escrever um e-mail formal para um cliente ou e-mail formal de solicitação.

Como mandar um e-mail formal solicitando algo - Como redigir um e-mail formal

Como terminar um e-mail formal

Assim como a saudação inicial, a final também é bastante importante para um e-mail formal, afinal, é a forma de agradecermos o destinatário e encerarmos o texto. Veja e-mail formal, exemplos de finalizações:

  • Atenciosamente (e-mail costuma terminar assim, é a forma mais segura);
  • Coloco-me a sua disposição em caso de dúvidas;
  • No aguardo de sua resposta;
  • Contacte-me caso necessário;
  • Cordialmente;
  • Melhores cumprimentos;
  • Saudações;
  • Grato(a);
  • Antecipadamente agradeço;
  • Com estima.

Para informações mais detalhadas, veja como terminar um e-mail.

Assinatura no e-mail

Após a finalização, é necessário colocar o seu nome e sobrenome. Caso você esteja mandando a mensagem para uma pessoa com quem nunca falou antes, é essencial que a despedida e-mail formal inclua alguma forma de contato como um número de telefone. Uma maneira simples e eficaz de conseguir isso é adicionando uma assinatura personalizada. Neste outro artigo, explicamos como criar uma assinatura no e-mail

Modelo de e-mail formal

O modelo abaixo será escrito para situações nas quais mandamos um e-mail solicitando algo, entretanto, ainda que você vá escrever um e-mail formal para situações distintas, é válido ler o modelo para entender na prática as dicas acima:

Caro José Oliveira,

Em nome da administração do Hospital da Paz, informo que seus documentos foram recebidos e que já estão sendo processados. Peço, por gentileza, que envie também uma cópia de um documento oficial com foto para que possamos dar entrada na abertura de sua ficha, documento esse que também será necessário para a marcação de exames e de novas consultas no futuro.

Atenciosamente, João Gomes.

Hospital da Paz, Rua Santa Maria, 1010.

CEP 00000-000. Bairro - Cidade, UF.

Tel: (00)0000-0000

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mandar um e-mail formal solicitando algo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como mandar um e-mail formal solicitando algo

O que lhe pareceu o artigo?

Como mandar um e-mail formal solicitando algo
1 de 2
Como mandar um e-mail formal solicitando algo

Voltar ao topo da página