Enseñar Historia

Bandeiras com lua

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 3 outubro 2023
Bandeiras com lua

Os países usam símbolos diversos em suas bandeiras para representar diferentes coisas. Esses símbolos vão desde aqueles que representam objetos animados, como animais, até objetos inanimados, como características físicas e elementos astrológicos, entre outros. Uma delas, muito comum, encontrada em grande parte das bandeiras do mundo, é a lua.

A representação da lua nas diferentes bandeiras é desenhada em diferentes formas e tamanhos. Também passa por diferentes fases: algumas bandeiras usam a lua em forma de crescente e outras usam o símbolo da lua cheia. A forma crescente está relacionada aos países muçulmanos do Oriente Médio e do Norte da África. Para descobrir quais são as bandeiras com lua, suas histórias e mais detalhes sobre suas simbologias, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Bandeiras com estrela

Índice

  1. Turquia
  2. Maldivas
  3. Malásia
  4. Mongólia
  5. Bangladesh
  6. Uzbequistão
  7. Argélia
  8. Líbia
  9. Tunísia
  10. Singapura
  11. Outras bandeiras com lua
Ver mais >>

Turquia

A composição da bandeira turca é muito simples, pois possui apenas 3 elementos característicos: o marcante fundo vermelho, a estrela branca e a lua minguante. Um dos aspectos a destacar sobre esta bandeira é que ela possui dois nomes diferentes: Ay Yildiz, cujo significado em turco é lua e estrela; e Alsancak, que significa bandeira vermelha.

Relativo aos elementos representados, a cor vermelha foi escolhida devido à enorme importância desta cor na história da Turquia, especialmente por todas as batalhas sangrentas que ocorreram na Guerra da Independência Turca. A lua crescente se junta à estrela branca e adquirem um significado conjunto, remetendo ao Islã, ou seja, a religião abraâmica monoteísta que se baseia no Alcorão. Em suma, é uma bandeira com um importante significado religioso.

Bandeiras com lua - Turquia

Maldivas

A bandeira das Maldivas é muito recente, desde que foi adotada em 1963. Caracteriza-se por apresentar um jogo visual, pois à primeira vista parece desenhada em perspectiva. É composta por um fundo vermelho, um retângulo verde localizado no centro e uma lua crescente branca.

A cor verde e a lua são símbolos da religião islâmica. Além disso, esta cor representa todas as palmeiras que compõem esta ilha, tornando-se uma fonte de vida para ela. Por sua vez, a lua reflete o poder da fé islâmica que os habitantes possuem e o fundo vermelho refere-se ao sangue daqueles que sacrificaram suas vidas pela nação.

Bandeiras com lua - Maldivas

Malásia

A Malásia também tem uma bandeira recente, tendo adotado a sua forma atual em 16 de setembro de 1963. É composta por 7 faixas horizontais vermelhas e 6 brancas, representando conjuntamente os 13 estados federados malaios e a própria federação malaia.

No canto superior esquerdo da bandeira há um quadrante azul que contém em seu interior uma lua crescente, sendo um símbolo que remete à cultura islâmica existente no país, junto com a estrela de 14 pontas, que tem significado idêntico ao das faixas horizontais. A lua e a estrela são amarelas em referência a monarquia da Malásia.

Bandeiras com lua - Malásia

Mongólia

Na lateral do mastro da bandeira mongol, há um emblema amarelo. Tem o formato de uma lua que faz parte de um símbolo chamado Soyombo, que é uma representação geométrica do sol, da terra, do fogo, da água e da própria lua.

Bandeiras com lua - Mongólia

Bangladesh

A bandeira de Bangladesh foi adotada em 1972. Possui uma grande lua vermelha que representa o sangue derramado pelo seu povo na luta pela independência do país. A cor verde do fundo da bandeira remete à exuberância da terra.

Bandeiras com lua - Bangladesh

Uzbequistão

A bandeira do Uzbequistão tem uma lua crescente branca no canto superior esquerdo. É acompanhada por 12 pequenas estrelas brancas, o que a torna uma das bandeiras do mundo com mais estrelas. As cores desta bandeira são três: azul, branco e verde, aparecendo em três listras horizontais.

Bandeiras com lua - Uzbequistão

Argélia

Esta bandeira foi adotada em 3 de julho de 1962 e é composta por duas metades: uma verde ao lado do mastro e outra branca na asa. No centro da bandeira há uma lua crescente minguante junto com uma estrela de cinco pontas. Ambos os elementos são vermelhos.

O branco representa a pureza, e tanto o verde quanto a lua crescente representam o Islã. Por sua vez, a estrela representa os 5 pilares da religião islâmica.

Bandeiras com lua - Argélia

Líbia

A bandeira da Líbia foi adotada pela primeira vez em 1951. Permaneceu oficial até 1969 e foi readotada em 2011. Possui três listras: vermelha, preta e verde. Tem uma lua minguante colocada no centro e uma estrela (Vênus): ambos os elementos são brancos.

As três listras de cada lado simbolizam uma das 3 províncias históricas do país: Tripolitânia, Cirenaica e Fezzan. Além disso, esses tons são cores clássicas pan-árabes.

Bandeiras com lua - Líbia

Tunísia

A bandeira da Tunísia não sofreu muitas alterações desde que foi adotada em 1831. A lua crescente e a estrela que nela aparecem são símbolos tradicionais do Islã e servem para indicar que a Tunísia fazia parte do Império Otomano.

A cor vermelha da bandeira foi tomada pelos otomanos. A bandeira nacional da Tunísia foi recuperada com a independência do país da França em março de 1956, uma vez que foi alterada após o estabelecimento do domínio colonial francês em 1881.

Bandeiras com lua - Tunísia

Singapura

Esta bandeira foi adotada em 1959, ano em que Singapura conseguiu se tornar um território autônomo dentro do Império Britânico e permaneceu como bandeira nacional depois que a independência do país culminou em agosto de 1965. Seu desenho é um vermelho horizontal em dois tons sobre branco.

No quadrante superior esquerdo, uma lua crescente branca está sobreposta à frente de um pentágono formado por cinco pequenas estrelas brancas de 5 pontas. Os elementos contidos na bandeira denotam uma jovem nação Singapuriana em ascensão, de fraternidade e igualdade universais e de ideais nacionais.

Bandeiras com lua - Singapura

Outras bandeiras com lua

Além das bandeiras com lua mostradas acima, existem outras que possuem pelo menos uma lua em sua composição. São as bandeiras dos seguintes países:

  • Bandeira do Nepal.
  • Bandeira da Mauritânia.
  • Bandeira do Azerbaijão.
  • Bandeira do Laos.
  • Bandeira de Palau.
  • Bandeira do Turcomenistão.

Agora que você sabe quais são as bandeiras com lua, descubra também as Bandeiras com sol e as Bandeiras com estrelas.

Bandeiras com lua - Outras bandeiras com lua

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras com lua, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Bandeiras com lua