Geografia

Bandeiras parecidas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 novembro 2023
Bandeiras parecidas

As bandeiras de cada país são consideradas de forma diferente pela população. Enquanto alguns setores veem a bandeira do seu país como se fosse um emblema de tudo o que representa, sobretudo no positivo e respeitável, nas suas características, uma imagem de orgulho e nobreza nacional, de patriotismo, outros apenas veem nela uma peça de gênero ou simplesmente gera indiferença.

Seja como for, as bandeiras criam um problema comum à maioria das pessoas: a dificuldade em identificá-las e distingui-las das restantes, principalmente quando se trata de bandeiras que não são do seu próprio país. Muitas delas são semelhantes em cores, formas geométricas ou nos símbolos que contêm em seu interior. Para descobrir tudo sobre bandeiras parecidas e como diferenciá-las, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Bandeiras estranhas

Índice

  1. Bandeiras albicelestes
  2. La Gran Colombia
  3. Bandeiras com cruzes
  4. Bandeiras brancas, azuis e vermelhas

Bandeiras albicelestes

Entre as bandeiras albicelestes, talvez a mais popular seja a da Argentina. É composta por duas listras azuis claras e uma branca. No centro, há a imagem de um sol. A priori é fácil de lembrar e identificar, mas existem outras bandeiras semelhantes que são mais complicadas de distinguir.

Por exemplo, tomando como base a bandeira argentina, se o sol do centro for trocado por 5 estrelas ou por certos símbolos com formas estranhas, formam-se outras bandeiras como as de Honduras, El Salvador e Nicarágua.

Para saber diferenciá-las, é preciso primeiro descartar a da Argentina, pois é praticamente impossível confundir o sol que ela contém no centro com outra coisa. Partindo dessa base, vejam a da Nicarágua: tem um escudo particular na faixa central e um triângulo.

a de Honduras é mais fácil de identificar se você lembrar que é aquela que tem as estrelas na parte central da bandeira. Por fim, há a de El Salvador, mais complicada de diferenciar porque, tal como o da Nicarágua, tem um escudo no meio com um triângulo, que se distingue por estar rodeado por dois ramos de louro.

Bandeiras parecidas - Bandeiras albicelestes

La Gran Colombia

Em 1819, foi criado um país conhecido como La Gran Colombia, que durou até 1831, pelo menos no plano jurídico. Incluía os atuais países Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela e estava intimamente relacionado com o sonho bolivariano, ou seja, unir a América em um único país.

Por fim, as diferenças políticas existentes na administração terminaram com a divisão da Gran Colombia, restando a formação dos países hoje conhecidos. Também apresentou maior dificuldade em relação às bandeiras, já que as da Colômbia, Venezuela e Equador são um desafio para quem tenta diferenciar qual delas corresponde a cada país.

Por isso, no umCOMO ajudamos você a distingui-las: a colombiana contém apenas as três listras coloridas. Por sua vez, a bandeira da Venezuela contém pequenas estrelas brancas na faixa azul e a do Equador tem um escudo com o condor andino na parte central.

Bandeiras parecidas - La Gran Colombia

Bandeiras com cruzes

O símbolo da cruz torna algumas bandeiras semelhantes, já que várias delas partilham esta característica, como é o caso da Finlândia e de outros países nórdicos: Suécia, Dinamarca e Noruega.

Esses países possuem uma cruz em suas bandeiras que pode dificultar sua diferenciação. Para conseguir identificar de forma prática, tenha em mente o seguinte:

  • As bandeiras da Suécia e da Finlândia são principalmente azuis, mas a bandeira sueca tem uma cruz dourada.
  • A Dinamarca e a Noruega usam a cor vermelha nas suas bandeiras, mas na Dinamarca a cruz é branca.

Aqui você encontra mais Bandeiras com cruzes

Bandeiras parecidas - Bandeiras com cruzes

Bandeiras brancas, azuis e vermelhas

No Chile, toda a população conhece a combinação de cores de sua bandeira: branco, azul e vermelho. A cor branca representa a neve da serra, o azul é para o céu e o vermelho em homenagem ao sangue dos heróis de sua nação que lutaram para alcançar a independência do país.

Mas estas cores da bandeira chilena são comuns nas de outros países do mundo, complicando assim a sua distinção. Polônia, Indonésia, Holanda, França e Tailândia compartilham as mesmas cores e um estilo muito parecido, pois são divididos em listras, exceto a da Finlândia, que tem uma cruz.

Um bom método para diferenciar estas bandeiras é reconhecer que a Indonésia e a Polônia não usam a cor azul. Além disso, a Indonésia é quem tem a cor vermelha no topo e a Polônia, na parte inferior. Em relação aos Países Baixos e à França, a diferença entre os dois países é que as listras do primeiro são horizontais e as listras da bandeira francesa são verticais.

Agora que você conhece as bandeiras parecidas e sabe como diferenciá-las, não perca estes outros artigos sobre As bandeiras com sol e Bandeiras com lua.

Bandeiras parecidas - Bandeiras brancas, azuis e vermelhas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras parecidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Bandeiras parecidas