Papás

Apelidos para pai

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 9 agosto 2021
Apelidos para pai

A relação entre pais e filhos é muito importante para o desenvolvimento da criança e seu bem-estar na vida adulta. É quase um consenso entre os psicólogos[1][2] que, apesar da função da figura paterna ter mudado muito ao longo das décadas, ter um pai presente melhora a autoestima, a sensação de segurança, amparo e estabilidade da criança.

Se você está lendo esse artigo em busca de apelidos para pai, podemos já pressupor que você e ele têm uma relação afetuosa. Por que não melhorá-la ainda mais com um apelido carinhoso? Confira as escolhas do umCOMO de apelidos para pai!

Também lhe pode interessar: Apelidos para mãe

Índice

  1. Apelidos para pai
  2. Como dizer pai em outras línguas
  3. Apelidos para pai: criando seu próprio apelido

Apelidos para pai

Papito

Popularizado pelo cantor Supla, filho do político brasileiro Eduardo Suplicy, "papito" é um termo carinhoso e fofo para ser usado como apelido para pai. No entanto, uma curiosidade é que o termo não surgiu na relação dos dois: na verdade, "papito" era uma gíria porto-riquenha pela qual o síndico de Supla se referia a ele na época em que morava nos Estados Unidos. Mas mesmo assim "papito" continua sendo muito fofo, não?

Papai

Um clássico, "papai" é um excelente apelido para pai, apesar de algumas pessoas acharem o termo muito infantilizado. No entanto, se você é uma pessoa carinhosa e já está acostumada a chamar seu pai dessa forma, não há problema em continuar usando-a, ou quem sabe começar a usar. É bem provável que seu pai se sinta muito amado ao ser chamado de "papai".

Papaizinho

Uma variação de "papai", "papaizinho" é um dos apelidos mais fofos da nossa lista. Ele demonstra todo o amor que existe na relação de carinho e cumplicidade entre pais e filhos. Por que não adotá-lo? Mesmo que você já seja um(a) adulto(a), as pessoas sempre gostam de receber carinho, e com seu pai não seria diferente. Algumas vezes é preciso quebrar a casca grossa da maturidade para simplesmente se permitir ser feliz sem julgamentos.

Painho

Se você mora em algum estado do Nordeste do Brasil, é bem provável que já tenha ouvido ou usado o apelido "painho" para seu pai. A sonoridade de "painho" consegue condensar muito amor e afeto - talvez até mais do que papai. Se você mora em outra região do Brasil e não tem nenhuma ligação com o Nordeste, pode ser que chamar seu pai de painho acabe tendo um som um pouco estranho, mas o mais importante é seguir seu coração.

Papi

Papi é um apelido bem rápido para pai. É engraçado e pode deixar seu pai sem graça caso ele seja muito sério. Ao longo do tempo e por causa de novelas dos anos 2000 como "Rebelde" e "Malhação", "papi" acabou se tornando um apelido ligado a meninas mimadas. Por que não subverter essa ideia ultrapassada e explorar novas formas de chamar seu pai?

Paps

Chamar seu pai pelo apelido "paps" pode ser bem legal! É rápido, sonoro e com certeza transmite carinho e ternura. É o apelido ideal para um pai companheiro, que goste de esporte ou seja viciado em TV e que sempre tenha um abraço e uma palavra de carinho para quando você precisar.

Paizinho/Paizão

No diminutivo ou no aumentativo, não importa: esses apelidos tem uma força incrível no que diz respeito a demonstrar o amor que você sente pelo seu pai. Enquanto "paizinho" é mais meigo e carinhoso, "paizão" pressupõe que seu pai é forte e que faz o que está ao alcance dele para deixar você feliz.

Papaizoca

Com certeza dá pra imaginar um filme da Sessão da Tarde chamado "Papaizoca". Assim como "papito", esse apelido carinhoso é super divertido e combina com pais mais relaxados, tranquilos e carinhosos. Chamar seu pai de "papaizoca" implica que a relação de vocês é bem leve e divertida.

Popozão

Apesar de ter saído do ar em 2014, ninguém no Brasil se esquece da relação entre o filho Tuco e o pai Lineu na série "A Grande Família" da TV Globo. Preguiçoso e esperto, Tuco se referia ao pai sério e metódico como "popozão", quebrando completamente o gelo entre os dois. Se seu pai for um fã da série, vale tentar emplacar esse apelido!

Apelidos para pai - Apelidos para pai

Como dizer pai em outras línguas

Outra boa ideia de apelidos para pai é pegar um termo de outra língua para usar como apelido. Confira a seleção de idiomas que fizemos a seguir e suas respectivas palavras para pai:

  • Inglês: dad/daddy
  • Albanês: baba
  • Bósnio: tata
  • Francês: papa
  • Húngaro: apu
  • Irlandês: daidí
  • Galês: dadi
  • Curdo: bavo
  • Iorubá: baba
  • Filipino: tatay

Muito fofo, não? Com certeza chamar seu pai em outra língua vai ser bem legal. Veja também nosso artigo com as melhores mensagens de Dia dos Pais.

Apelidos para pai - Como dizer pai em outras línguas

Apelidos para pai: criando seu próprio apelido

Para criar um bom apelido para o seu pai que seja único, exclusivo e super original, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Com que personagem de TV/cinema ele se parece? O universo da ficção está cheio de pais inspiradores. Gru (Meu Malvado Favorito), Tritão (A Pequena Sereia), Marlin (Procurando Nemo), Dino (Família Dinossauro), Corleone (O Poderoso Chefão), Goku (Dragon Ball Z)...
  • Qual é a característica mais forte do meu pai? "Careca", "Gordão", "Fortão", "Bravo", "Cabeludo", "Flamenguista"... A característica não precisa ser física, pode ser também algo relacionado ao caráter.
  • Qual momento que vivemos juntos rende um bom apelido? Essa pergunta para escolher um apelido com certeza cria um vínculo profundo entre você e seu pai. Comece a tentar se lembrar de histórias divertidas em que ele foi chamado de alguém/alguma coisa. Pode ser que um bom apelido esteja bem debaixo da poeira da memória!

Se você gostou dessas dicas, confira nosso artigo sobre como fazer um cartão para o dia dos pais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Apelidos para pai, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Referências
  1. BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil. Revista Psicopedagogia, v. 28, n. 85, p. 67-75, 2011. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0103-84862011000100007>. Acesso em 30 de julho de 2021.
  2. ALENCAR, Michael Luís de. O impacto da figura paterna no desenvolvimento do indivíduo. Psicologia - Saberes & Práticas, n.1, v.1, 54-61, 2017. Disponível em: <https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/psicologiasaberes&praticas/sumario/60/12122017145225.pdf>. Acesso em 30 de julho de 2021.
Bibliografia
  • YOUTUBE/Vic TV. SUPLA CONTA A ORIGEM DO APELIDO "PAPITO" | Cortes do Jô. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=55_b4tY5t8E&ab_channel=VICTV>. Acesso em 30 de julho de 2021.
  • IN DIFFERENT LANGUAGES. How to Say Daddy in Different Languages. Disponível em: <https://www.indifferentlanguages.com/words/daddy>. Acesso em 30 de julho de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Apelidos para pai