Lidar com a família

Como lidar com pais conservadores

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 15 setembro 2017
Como lidar com pais conservadores

Nós vivemos em uma geração que busca muitas liberdades e o fim de diversos preconceitos. Só que em certas vezes, nossos pais não nos acompanham e acabam sendo retrógrados e atrasados. Questões de sexualidade, gênero, drogas podem ser questões de discordância naqueles almoços de famílias. Pressuposições religiosas e ideológicas podem acabar com a felicidade de qualquer ambiente familiar. Nesse sentido, é importante que os filhos tenha capacidade de compreensão e inteligência sentimental. Nesse artigo de umCOMO, iremos explicar como lidar com pais conservadores. Continue lendo para entender melhor como lidar com os conflitos geracionais dos tempos contemporâneos.

Índice

  1. Como lidar com pais homofóbicos
  2. Como lidar com pais superprotetores
  3. Como lidar com pais ignorantes

Como lidar com pais homofóbicos

A homofobia é um grande problema no Brasil e no mundo. Apesar da conquista de direitos como a união estável e o crescimento da representação LGBT na cultura e na política, existem reflexos violentos da homofobia no nosso país. O Brasil é a nação com maior taxa de homicídio de transexuais e possui altos valores no que se refere ao assassinato por LGBTFobia nas populações jovens. E a grande raiz dessa pauta está na discriminação e na falta de tolerância.

Porém, como lidar com essa intolerância quando ela está dentro de casa? Especialmente para jovens homossexuais, isso pode ser uma difícil missão. O confronto direto não é uma boa opção, pois ele será certamente traumático e provavelmente violento quando os pais são muito homofóbicos. Por isso é importante que a primeira revelação seja para aquele que dos dois te aceita mais, aquele com quem você tem mais proximidade e intimidade.

No entanto, é importante que quando apareça alguma figura LGBT na televisão você puxe o papo para tentar entender quais são as posições de seus pais. Se eles são religiosos, falar com o pregador da igreja pode ser uma alternativa para que ele dê uma palavra que relembre o amor pelo próximo e paz.

Apesar de todas essas dicas, sabemos da dificuldade de fazer isso. E certas pessoas são muito mentecaptas para perceberem a beleza da diversidade. Nesses casos, o confronto direto pode acabar sendo a única alternativa. Mas muitas pessoas irão te acolher caso você não consiga mudar a cabeça deles.

Leia também nosso artigo Como dizer aos meus pais que sou gay para entender mais sobre as melhores de maneiras para lidar com a homofobia dentro de casa.

Como lidar com pais superprotetores

Os pais superprotetores devem ser conquistados. Esse modelo parental bastante obsoleto mas muito comum hoje em dia é um grande reflexo do conservadorismo de muitas famílias no Brasil. Ele ocorre especialmente quando falamos de filhos únicos, mas não necessariamente. Os pais superprotetores têm medo de ver seus filhos lidando de cara a cara com o mundo e preferem que eles sejam protegidos das circunstâncias comuns da vida adolescente.

Para lidar com os pais superprotetores é necessário ganhar aos poucos a confiança deles. Por exemplo, se eles nunca lhe deixam ir a uma festa e então deixam, não beba demais e não passe vergonha, para mostrar a eles que você tem responsabilidade para lidar com a vida. Busque sempre jeitos de sair de casa para conseguir coisas boas para você, como cursos, palestras e museus, mostrando a eles que você pode cuidar de si mesmo/a. E, através dessas pequenas vitórias e demonstrações de confiança, eles vão abrindo a rédea pra você.

Nosso artigo Como convencer meus pais que quero dormir com meu namorado será bastante útil para quem está precisando de uma pequena dose a mais de liberdade, assim como o artigo como contar para os pais que está namorando.

Como lidar com pais ignorantes

Pais ignorantes e grosseiros são muito comuns desde sempre. A figura masculina parece depender da grosseria e da estupidez para conseguir se manter como imagem paterna. O melhor jeito de lidar com um pai desse jeito é aceitando esse jeito dele e evitando contato ou fala, até porque ele não vai mudar tão cedo.

Na hora de lidar com pais que não tem intenção de adquirir conhecimento e que preferem ficar eternamente com suas crenças sem abertura para os estudos e para o saber, também não há muito o que fazer. É difícil que alguém com mais de 40 anos passe a estudar e se tornar culto e isso vai trazer muito mais conflito do que paz.

Portanto as melhores táticas de como lidar com pais difíceis e ignorante são o silêncio e a compreensão. Pessoas mais velhas tem dificuldade em aceitar que o mundo muda. E por isso é sempre difícil lidar com nossos pais.

Nosso artigo Como evitar zangar-me com meus pais será bastante útil para não acabar perdendo a paciência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com pais conservadores, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Referências

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
julia
eu tenho pais que não são homofóbicos, mas eu tenho medo de conversar com eles porque eu não me sinto segura com o tom de voz deles e também tenho medo dos castigos, oque fazer?
Como lidar com pais conservadores