Triângulos

Classificação dos triângulos: tipos e características

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 maio 2023
Classificação dos triângulos: tipos e características

De acordo com seus lados, um triângulo pode ser equilátero, isósceles e escaleno, e de acordo com seus ângulos pode ser agudo, reto e obtuso. A geometria é uma das partes importantes do mundo da matemática. Conhecer a fundo as diferentes figuras geométricas é essencial para dominar os termos relacionados a este campo educacional, por isso é necessário enfatizá-lo. Nesse sentido, os triângulos são uma das figuras a descobrir, pois existem diferentes tipos de triângulos dependendo dos ângulos e lados.

Um triângulo é definido como um polígono, ou seja, uma figura geométrica plana composta por três lados, três ângulos e três vértices. Entre os três ângulos, eles somam 180º. Os vértices são os pontos comuns em cada par de lados. Para descobrir a classificação dos triângulos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como medir os ângulos dos triângulos

Índice

  1. Tipos de triângulos de acordo com seus lados
  2. Tipos de triângulos de acordo com seus ângulos
  3. Quais são as linhas dentro de um triângulo?

Tipos de triângulos de acordo com seus lados

Os triângulos têm as seguintes propriedades:

  • O valor de um ângulo externo é igual à soma dos dois ângulos internos não adjacentes.
  • A soma dos ângulos internos encontrados em um triângulo é igual a 180º.
  • O lado de um triângulo é menor que o valor da soma dos outros dois lados e maior que sua diferença.

Os triângulos podem ser classificados de acordo com suas características. Existem diferentes tipos de triângulos com base em seus lados. São os seguintes:

Triângulo equilátero

Um triângulo equilátero é um polígono regular porque seus três lados componentes são iguais. Em termos de geometria euclidiana tradicional, os equiláteros são triângulos equiangulares, uma vez que todos os 3 ângulos internos são idênticos.

Portanto, tendo os três ângulos iguais, cada um deles mede 60º para somar 180º. Esse valor é dividido em três partes iguais, ou seja, nos três ângulos internos do triângulo.

Triângulo isósceles

É aquele que tem dois lados do mesmo comprimento. Os dois ângulos do triângulo isósceles que são opostos aos lados iguais também têm a mesma medida. É o caso de um polígono particular dentro dos diferentes tipos de triângulo que existem de acordo com o comprimento de seus lados.

Triângulo escaleno

É a forma mais geral de um triângulo, portanto as considerações feitas sobre triângulos escalenos podem ser extrapoladas diante da grande maioria que pode ser feita sobre triângulos em geral.

Em um triângulo escaleno, não há dois ângulos com a mesma medida. Pode ser retangular (90º), agudo (menor que 90º) ou obtuso (maior que 90º) dependendo de seus ângulos.

Classificação dos triângulos: tipos e características - Tipos de triângulos de acordo com seus lados

Tipos de triângulos de acordo com seus ângulos

Triângulo agudo

Esse tipo de triângulo é uma figura geométrica em que os três ângulos internos são agudos, ou seja, a medida de cada um deles é menor que 90º. Portanto, os ângulos internos de um triângulo agudo podem medir 45º, 80º e 55º, por exemplo: sempre abaixo de 90º.

Triângulo retângulo

Um triângulo retângulo é a figura geométrica considerada como um polígono e formada por três lados que fazem um ângulo reto (90º) e outros dois ângulos agudos (menor que 90º). Neste tipo de triângulo, existem quatro elementos que se referem aos seus lados e ângulos:

  • Lados: nos triângulos retângulos, existem dois lados conhecidos como catetos. São eles que formam um ângulo reto dentro desse triângulo. Dependendo da circunstância, você pode ter um cateto oposto e um adjacente. Do outro lado está a hipotenusa, que corresponde ao lado que tem maior medida e que representa o lado oposto ao ângulo reto.
  • Ângulos: o ângulo reto mede 90º e é o que forma os catetos. Por sua vez, a soma dos dois ângulos agudos que este triângulo contém, cuja medida é inferior a 90º, é igual a 90º.

Triângulo obtuso

A principal característica do triângulo obtuso é que um de seus ângulos internos é obtuso, ou seja, o ângulo é maior que 90º. Portanto, o restante dos ângulos internos são menores que 90º.

Classificação dos triângulos: tipos e características - Tipos de triângulos de acordo com seus ângulos

Quais são as linhas dentro de um triângulo?

Em um triângulo, existem quatro tipos de linhas que são chamadas genericamente de linhas notáveis. Essas linhas são as seguintes:

  • Mediatriz: é um conjunto de pontos no plano que são equidistantes das extremidades de um segmento. Consequentemente, a mediatriz biseca corta perpendicularmente o segmento.
  • Bissetriz: conjunto de pontos no plano em que está contido um ângulo equidistante dos lados do ângulo. Consequentemente, a bissetriz de um ângulo o divide em dois ângulos de mesma amplitude.
  • Mediana: é o segmento de reta traçado de um vértice do triângulo até o ponto médio de seu lado oposto.
  • Altura: é o segmento perpendicular traçado por um vértice do triângulo e que inclui desde esse vértice até seu lado oposto. As alturas de qualquer triângulo se encontram em um ponto chamado ortocentro.

Agora que você já conhece os tipos de triângulos, seus nomes e suas características, também pode se interessar por estes artigos sobre Como calcular metros quadrados e o Máximo Divisor Comum: o que é e como obtê-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Classificação dos triângulos: tipos e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Classificação dos triângulos: tipos e características