Partilhar

Como medir os ângulos dos triângulos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como medir os ângulos dos triângulos

Todos os triângulos têm três ângulos. Se os ângulos têm a mesma medida - 60 graus - é um triângulo equilátero, enquanto um triângulo retângulo tem um ângulo de 90 graus que forma um "L". Nestes casos, é muito fácil medir o ângulo de um triângulo, mas há outros que não é tão fácil saber o ângulo, e nesses casos precisamos de um transportador para medir cada ângulo de um triângulo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como calcular os ângulos de um triângulo
Passos a seguir:
1

Coloque o transportador na parte superior do vértice de um triângulo com a marca central da parte inferior (que é o lado reto) no vértice. Um vértice é o ponto no qual dois dos três lados de um triângulo se cortam.

2

Gire o transportador, mantendo a marca do centro no vértice para alinhar uma das duas linhas do ângulo com a linha de base reta no transportador.

3

Olhe o ângulo para determinar se é maior ou menor que 90 graus. Um ângulo de 90 graus, ou reto, tem forma de L". Se o ângulo é maior que 90 graus chama-se um ângulo obtuso; um ângulo agudo é menor que 90 graus.

Como medir os ângulos dos triângulos - Passo 3
4

Leia a medida na parte superior curvada do transportador onde o ângulo se alinha na escala. Utilize o conjunto superior de números para os ângulos maiores que 90 graus e os números inferiores para os ângulos menores que 90 graus.

Como medir os ângulos dos triângulos - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como medir os ângulos dos triângulos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como medir os ângulos dos triângulos

O que lhe pareceu o artigo?

Como medir os ângulos dos triângulos
1 de 3
Como medir os ângulos dos triângulos

Voltar ao topo da página