Geografia

Bandeiras brancas e vermelhas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 9 novembro 2023
Bandeiras brancas e vermelhas

Existem muitas bandeiras que têm o vermelho e o branco como únicas cores e também existem as que combinam as duas cores com outras. Algumas bandeiras com vermelho e branco, sem outras cores, são as da Áustria, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Geórgia, Indonésia, Japão, etc. Por outro lado, algumas bandeiras com vermelho e branco e alguma outra cor nas suas listras ou símbolos são as do Líbano, Malta, Croácia, França, Holanda, etc.

Se você se interessa pelo mundo das bandeiras e quer saber mais sobre elas, não perca este artigo do umCOMO sobre bandeiras branca e vermelha, desde as mais conhecidas até algumas que provavelmente você não conhece.

Também lhe pode interessar: Bandeiras estranhas

Índice

  1. Áustria
  2. Bahrein
  3. Canadá
  4. Dinamarca
  5. Geórgia
  6. Groenlândia
  7. Inglaterra
  8. Indonésia
  9. Japão
  10. Letônia
  11. Mônaco
  12. Peru
  13. Polônia
  14. Singapura
  15. Suiça
  16. Tonga
  17. Tunísia
  18. Turquia
  19. Catar
  20. Outras bandeiras branca e vermelha
Ver mais >>

Áustria

A Áustria é um dos primeiros países que vem à mente quando se pensa em bandeiras branca e vermelha. Possui uma bandeira com três linhas ou faixas de igual largura e em posição horizontal. As listras superior e inferior são vermelhas, enquanto a faixa central é branca. Por outro lado, a Bandeira do Estado da Áustria tem a mesma base, mas acrescenta o brasão nacional no centro.

Bandeiras brancas e vermelhas - Áustria

Bahrein

Este é um país geralmente menos conhecido que a Áustria, mas que partilha estas cores na sua bandeira. Algo curioso sobre a bandeira do Bahrein é que ela é branca e vermelha e possui uma divisão vertical em formato de serra com 5 pontas, deixando mais vermelho do que branco.

Bandeiras brancas e vermelhas - Bahrein

Canadá

Sem dúvida, a bandeira vermelha e branca do Canadá é amplamente conhecida, pois é facilmente reconhecível pela folha no centro. A bandeira deste país norte-americano é composta por um quadrado branco no centro, dois retângulos vermelhos à direita e à esquerda e uma folha de bordo do mesmo tom vermelho no centro do quadrado branco.

As línguas oficiais deste país são o inglês e o francês. Assim, embora conheçamos esta bandeira como a "Bandeira Nacional do Canadá", em inglês ela é chamada de "The Maple Leaf", que se traduz como bandeira da folha de bordo, e em francês "l'Unifolié", que se traduz como a bandeira de apenas uma folha.

Bandeiras brancas e vermelhas - Canadá

Dinamarca

A bandeira da Dinamarca tem fundo vermelho e uma cruz nórdica branca no topo. A parte vertical da cruz não fica no centro, mas está um pouco deslocada para a esquerda, onde deveria ficar a lateral do mastro ao hastear a bandeira.

Esta bandeira chama-se Dannebrog e é considerada a bandeira nacional mais antiga do mundo e nela se baseiam as bandeiras de outros países (é o caso da Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Åland e Ilhas Faroé).

Bandeiras brancas e vermelhas - Dinamarca

Geórgia

Também é conhecida como "bandeira nacional da Geórgia". É uma bandeira de fundo branco com cinco cruzes vermelhas, uma grande no centro e quatro pequenas nos buracos. A cruz central, a maior, é a cruz de São Jorge, padroeiro da Geórgia. Outro fato curioso sobre esta bandeira única é que ela é a segunda mais antiga do mundo, depois da Dinamarca.

Bandeiras brancas e vermelhas - Geórgia

Groenlândia

Na Groenlândia conhecem sua bandeira pelo nome "Erfalasorput", que pode ser traduzido como "nossa bandeira". É uma bandeira com a metade superior branca e a metade inferior vermelha, com um círculo metade vermelho e metade branco, oposto aos fundos para contraste, e deslocado para a esquerda do desenho. No passado eles usaram oficialmente a bandeira dinamarquesa.

Bandeiras brancas e vermelhas - Groenlândia

Inglaterra

A bandeira da Inglaterra tem uma cruz grega vermelha sobre um fundo branco. Esta cruz é chamada de cruz de São Jorge e está centrada na bandeira, por isso divide o pano branco em quatro partes ou quadrantes. Esta bandeira combinada com a antiga bandeira da Irlanda e a bandeira da Escócia, formando a bandeira do Reino Unido.

Bandeiras brancas e vermelhas - Inglaterra

Indonésia

Na Indonésia, sua bandeira é conhecida como Sang Saka Merah-Putih, que significa “sublime vermelho e branco em dois tons”. A bandeira da Indonésia é metade vermelha e metade branca, dividida horizontalmente. Seu design é muito simples, pois são apenas duas listras vermelhas e brancas sem escudo ou símbolos. A cor vermelha nesta bandeira simboliza bravura e valor. A cor branca representa paz e pureza.

Além disso, esta bandeira é muito semelhante e é frequentemente confundida com as bandeiras de Mônaco e da Polônia. Para diferenciá-las, é preciso levar em conta que a da Indonésia tem vermelho na parte inferior, ao contrário da Polônia, que é mais larga que a de Mônaco. Outro aspecto é que a da Indonésia tem uma cor vermelha um pouco mais clara que as outras duas.

Bandeiras brancas e vermelhas - Indonésia

Japão

A bandeira japonesa é uma das bandeiras branca e vermelha mais fáceis de reconhecer; na verdade, é uma das mais fáceis de reconhecer em todo o mundo. É um retângulo branco com um grande ponto vermelho no centro. Este círculo vermelho representa o Sol, pois é o país do sol nascente, e o fundo branco representa a sinceridade e a pureza. No Japão sua bandeira é conhecida como Nisshōki ou Hinomaru.

Bandeiras brancas e vermelhas - Japão

Letônia

A bandeira nacional da Letônia chama-se "Latvijas karogs". É um retângulo com três listras. A parte superior e inferior são vermelhas escuras ou marrons, enquanto a parte central é branca. As duas faixas superior e inferior são muito mais largas que a faixa central; na verdade, são o dobro da faixa central.

A cor vermelha simboliza o sangue derramado para alcançar a liberdade e a independência do país. A cor branca nesta bandeira representa paz e pureza. Esta bandeira é um símbolo da unidade e independência da sua nação.

Bandeiras brancas e vermelhas - Letônia

Mônaco

A bandeira de Mônaco é apenas vermelha e branca. É composta por duas faixas horizontais de igual tamanho. A cor vermelha está na parte superior e a branca na parte inferior.

Como mencionamos no parágrafo sobre a bandeira da Indonésia, ela tem as mesmas cores, mas é mais curta. Na verdade, a bandeira de Mônaco é um pequeno retângulo, quase um quadrado. Além disso, tal como a da Indonésia, tem cores opostas à bandeira polaca, embora o tom de vermelho seja mais semelhante entre as bandeiras de Mônaco e da Polônia.

Bandeiras brancas e vermelhas - Mônaco

Peru

Esta é uma das bandeiras vermelha e branca que é retangular e possui listras verticais. É composta por três faixas da mesma largura, as das extremidades são vermelhas e a central é branca. As instituições oficiais peruanas utilizam a versão da bandeira peruana com o brasão nacional colocado no centro da faixa branca, portanto, no centro da própria bandeira.

Bandeiras brancas e vermelhas - Peru

Polônia

A bandeira da Polônia é chamada em polonês de "Flaga Rzeczypospolitej Polskiej". É composta por duas faixas horizontais do mesmo tamanho. A parte superior é branca e a parte inferior é vermelha ou carmesim. Embora possa ser confundida com a da Indonésia e de Mônaco, a bandeira da Polônia é mais fácil de diferenciar porque tem vermelho na parte inferior e branco na parte superior, o oposto das outras duas.

Bandeiras brancas e vermelhas - Polônia

Singapura

A bandeira de Singapura tem duas faixas horizontais de igual tamanho: uma faixa superior vermelha e uma faixa inferior branca. No canto superior esquerdo, na lateral do mastro para içá-la, apresenta uma lua crescente branca e ao lado cinco estrelas brancas de cinco pontas, dispostas em círculo e formando um pentágono. Esses símbolos brancos contrastam com o fundo vermelho.

Bandeiras brancas e vermelhas - Singapura

Suiça

A bandeira da Suíça, bandeira suíça ou cruz suíça é uma das mais reconhecidas em todo o mundo. Esta bandeira é quadrada e tem uma cruz grega branca de lados iguais sobre fundo vermelho. A cruz está centrada na bandeira vermelha.

A cor vermelha representa a força e a bravura da nação suíça e a cruz branca é um símbolo de paz, pureza e neutralidade, que é conhecida como parte da tradição suíça.

Bandeiras brancas e vermelhas - Suiça

Tonga

A bandeira de Tonga é vermelha e branca e é muito semelhante à bandeira da Cruz Vermelha. Na verdade, o mesmo formato da bandeira da Cruz Vermelha está localizado no canto superior esquerdo dela e o resto é um fundo vermelho. Portanto, é um fundo vermelho, com um retângulo branco no canto superior esquerdo no qual há uma cruz vermelha equilátera no centro.

Bandeiras brancas e vermelhas - Tonga

Tunísia

A bandeira nacional da Tunísia é um retângulo vermelho que tem um círculo branco no centro e dentro do círculo há uma lua minguante e uma estrela vermelha de cinco pontas. Na bandeira deste país, a cor vermelha representa o sangue travado na época da conquista turca, o círculo branco representa a paz, a lua minguante e a estrela são a associação do Islã.

Bandeiras brancas e vermelhas - Tunísia

Turquia

A bandeira turca, chamada Ay Yıldız (lua e estrela) ou Alsancak (bandeira vermelha), consiste em um fundo vermelho com uma lua minguante branca no lado esquerdo, ao lado de uma estrela branca de cinco pontas. É um desenho muito antigo, que na verdade permanece quase igual à última bandeira que o Império Otomano teve.

Bandeiras brancas e vermelhas - Turquia

Catar

A bandeira do Catar ou Qatar, que lembra a de Bahrein, tem fundo de uma cor entre o marrom e o bordô, a bandeira antiga tinha uma parte em vermelho intenso, mas neste design mais recente o tom da cor foi modificado para mais escuro. No lado esquerdo da bandeira há uma faixa vertical com nove dentes brancos.

A cor branca simboliza a paz e a faixa tem nove pontas ou dentes porque representa o fato deste país ter sido o nono a aderir aos países do Golfo Pérsico. A cor marrom foi utilizada no desenho em homenagem a Jassim Bin Mohammed Al Thani, que foi o fundador do país.

Bandeiras brancas e vermelhas - Catar

Outras bandeiras branca e vermelha

Além das já indicadas, existem também algumas outras bandeiras branca e vermelha com alguma outra cor em suas listras ou símbolos, como as bandeiras do:

  • Líbano
  • Malta
  • Croácia
  • França
  • Países Baixos
  • Reino Unido
  • Estados Unidos
  • Luxemburgo
  • Rússia
  • Paraguai
  • Sérvia
  • Eslovênia
  • Eslováquia
  • Laos
  • Austrália

Depois de descobrir todas essas bandeiras branca e vermelha, te convidamos a descobrir As bandeiras com lua e as bandeiras com estrela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras brancas e vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 20
Bandeiras brancas e vermelhas