Enseñar Historia

Bandeiras com estrela

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 maio 2023
Bandeiras com estrela

As bandeiras são uma forma importante de representar um país e sua história e podem ter diferentes símbolos e desenhos para transmitir seu significado. Entre os símbolos mais comuns estão as estrelas e as luas, que têm sido usadas em muitas bandeiras em todo o mundo. Algumas bandeiras têm uma única estrela grande em um fundo colorido, enquanto outras têm várias estrelas em diferentes tamanhos e formas. Algumas bandeiras também apresentam uma lua, seja sozinha ou junto com estrelas.

Neste artigo do unCOMO, discutiremos os países com o maior número de estrelas em suas bandeiras e também mencionaremos outros que têm bandeiras com estrelas brancas ou bandeiras com luas e estrelas. Se você se interessa por esse assunto, continue lendo e conheça as melhores bandeiras com estrela do mundo.

Também lhe pode interessar: Bandeiras com lua

Índice

  1. Estados Unidos
  2. Brasil
  3. Uzbequistão
  4. União Europeia
  5. Austrália
  6. China
  7. Samoa
  8. Comores
  9. Nova Zelândia
  10. Estados Federados de Micronésia
  11. Outras bandeiras com estrela
Ver mais >>

Estados Unidos

A bandeira dos Estados Unidos é um dos símbolos mais icônicos do país. Ela consiste em treze listras horizontais vermelhas e brancas e um quadrante azul no qual estão 50 estrelas brancas dispostas em nove fileiras de cinco. As estrelas representam os cinquenta estados da União e as treze listras horizontais representam as treze colônias originais que se rebelaram contra o domínio britânico na Guerra Revolucionária Americana.

Talvez você se interesse por este artigo sobre Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos.

Bandeiras com estrela - Estados Unidos

Brasil

A bandeira do Brasil tem um fundo verde com um losango amarelo no centro, dentro do qual há um círculo azul com estrelas brancas. Atualmente, a bandeira é composta por 27 estrelas que representam os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal. As estrelas representam a unidade dos estados do país.

Bandeiras com estrela - Brasil

Uzbequistão

A bandeira do Uzbequistão tem três cores: azul celeste, branco e verde. No centro da bandeira, há um disco branco com uma estrela e uma lua crescente em seu interior. Acima da estrela, há doze estrelas brancas que representam os doze meses do ano. A lua crescente e a estrela simbolizam o Islã, a religião predominante no país.

Bandeiras com estrela - Uzbequistão

União Europeia

Outra bandeira com estrelas é a bandeira da União Europeia, que tem um fundo azul com doze estrelas amarelas dispostas em um círculo. As estrelas representam a unidade e a solidariedade entre os países membros da União Europeia. Além disso, o número doze tem sido historicamente usado como um símbolo de perfeição e integridade.

Bandeiras com estrela - União Europeia

Austrália

A bandeira da Austrália tem um fundo azul com a Bandeira da União (Union Jack) no canto superior esquerdo e uma estrela branca de sete pontas conhecida como "A Estrela da Federação" no canto inferior esquerdo. As outras cinco estrelas brancas na bandeira formam a constelação do Cruzeiro do Sul, que é um símbolo importante para os australianos.

Bandeiras com estrela - Austrália

China

A bandeira da China tem um fundo vermelho com cinco estrelas amarelas dispostas em um círculo no canto superior esquerdo. A estrela grande no centro representa o Partido Comunista da China, enquanto as quatro estrelas menores representam os quatro grupos sociais que apoiam o partido: os trabalhadores, os camponeses, a burguesia nacional e a pequena burguesia.

Bandeiras com estrela - China

Samoa

A bandeira de Samoa tem um fundo vermelho com uma cruz branca e quatro estrelas azuis em cada canto. As estrelas representam a unidade dos povos da Polinésia e as cores representam a fé (branco), a coragem (vermelho) e a pureza (azul).

Bandeiras com estrela - Samoa

Comores

A bandeira de Comores tem quatro cores: amarelo, branco, vermelho e azul. No canto superior esquerdo há uma meia-lua branca com quatro estrelas dispostas. As quatro estrelas representam as quatro principais ilhas do país: Mohéli, Anjouan, Grande Comore e Mayotte (embora não faça parte do país, é objeto de uma disputa territorial entre Comores e a França). A lua crescente e as estrelas simbolizam a religião islâmica, que é a religião majoritária do país.

Bandeiras com estrela - Comores

Nova Zelândia

A bandeira da Nova Zelândia tem um fundo azul escuro com a Bandeira da União (Union Jack) no canto superior esquerdo e quatro estrelas vermelhas de cinco pontas, conhecidas como a cruz da constelação do Cruzeiro do Sul. A cruz da constelação é um símbolo importante para os Maori, o povo indígena da Nova Zelândia.

Bandeiras com estrela - Nova Zelândia

Estados Federados de Micronésia

A bandeira dos Estados Federados da Micronésia tem um fundo azul claro com quatro estrelas brancas. Cada estrela representa um dos quatro estados que compõem o país: Chuuk, Kosrae, Pohnpei e Yap. O azul representa o Oceano Pacífico, que circunda o país.

Bandeiras com estrela - Estados Federados de Micronésia

Outras bandeiras com estrela

A estrela é um símbolo muito popular quando se trata de descrever a história de um país por meio de suas bandeiras. É por isso que, embora já tenhamos mencionado as bandeiras com mais estrelas, aqui está uma lista de 10 outros países que têm bandeiras com estrelas:

  • Vietnã
  • Porto Rico
  • Coréia do Norte
  • Coréia do Sul
  • Cuba
  • Panamá
  • Chile
  • Turquia
  • Somália
  • Turcomenistão

Agora que você já sabe quais países têm bandeiras com estrela, se quiser conhecer mais significados de bandeiras não perca nosso artigo sobre o Significado da bandeira do Japão.

Bandeiras com estrela - Outras bandeiras com estrela

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras com estrela, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Bandeiras com estrela