Partilhar

Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos

 
Por Sara Viega. Atualizado: 28 janeiro 2019
Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos

A bandeira dos Estados Unidos, assim como a maioria das bandeiras que encontramos espalhadas por todo o planeta, tem um significado especial, pois seu desenho tem muito a ver com os valores e a ideologia que o próprio país quer refletir. Esta bandeira também é conhecida pelo nome de "Faixas e Estrelas", "a Velha Glória" e "a Estrelada" e não representa apenas o governo do país como também a ideologia sobre a qual foi fundada a sociedade americana. Neste artigo de umComo vamos explicar qual é o significado da bandeira de Estados Unidos para que possa entender todos os elementos que nela se encontram e que fizeram, dela, um dos símbolos mais venerados dos EUA.

História sobre a bandeira dos EUA

Ninguém sabe exatamente qual é a origem real da bandeira dos Estados Unidos, mas especula-se que o desenhista principal da mesma foi Francis Hopkinson que, junto à costureira Betsy Ross, criaram a primeira bandeira americana. O desenho que devia ter foi resolvido em um congresso levado a cabo em junho de 1777, quando se estabeleceu que a bandeira tinha que conter:

  • 13 faixas de cor vermelha e branca, de forma alternada
  • 13 estrelas brancas sobre um fundo azul

O número 13 surge de que, nesse momento, nos Estados Unidos existiam 13 colônias que queriam ser independentes da Grã-Bretanha e, por isso, criaram este símbolo que os definia como pátria diferente da inglesa. Em 14 de junho de 1777 aprovou-se este desenho e, desde então, este foi o dia que se conhece até hoje como o "Dia da bandeira".

Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos - História sobre a bandeira dos EUA

O significado da bandeira dos Estados Unidos

Mas hoje em dia, com certeza que já percebeu que a bandeira dos Estados Unidos contém mais de 13 estrelas no quadro que encontramos acima à esquerda, certo? Isso é porque os 13 estados originais foram aumentando com o tempo e cada vez existem mais; por este motivo, são incorporados à bandeira com o símbolo da estrela.

No entanto, as 13 faixas vermelhas e brancas continuam estando no centro da bandeira para refletir as 13 colônias originais. Claro, na parte superior vemos como existem 50 estrelas brancas sobre o azul-marinho, pois atualmente os EUA contam com cinquenta estados.

Mas e a cor da bandeira dos Estados Unidos? Também possui um simbolismo associado, não foi escolhida ao acaso. De seguida revelamos para você a que se refere cada cor que encontramos nesta bandeira:

  • Branco: representa a pureza e a inocência do povo americano.
  • Vermelho: é a cor que reflete a coragem e o valor que o país tem.
  • Azul: esta cor é o símbolo da justiça e da perseverança.

Leia também: 200 sobrenomes americanos e suas origens

Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos - O significado da bandeira dos Estados Unidos

Código de respeito à bandeira

Agora que já conhece qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos entenderá como é importante para os habitantes desse país, pelo que representa e pela sua relação com a pátria e os ideais de justiça, democracia e unidade que defendem.

Por este motivo, existe um código de respeito concreto que está estipulado entre todos os norte-americanos e que conta com rígidas regras de comportamento que devem ser seguidas à risca:

  • A bandeira nunca deve ser jogada sobra nada nem ninguém.
  • Sempre deve ser içada de pé, pois se fosse ao contrário indicaria a existência de problemas.
  • Nunca deve ser usada nem sobre uma mesa, nem como se fossem cortinas. Não serve também para decorar pois, para isso, já existem os estandartes de listras.
  • Não deve ser usada para fazer publicidade nem ser colocada em artigos de casa como almofadas, guardanapos, etc.
  • Não pode fazer parte de nenhuma vestimenta, exceto em cargos oficiais.
  • Não pode ser alterada com mensagens ou desenhos diferentes que manchem a sua simbologia essencial.
  • Sempre deve ser colocada de pé e, no caso de estar junto com outras bandeiras, a dos EUA deverá estar no centro e elevada por cima das outras.
  • Quando se coloca a meio-mastro é porque há um luto oficial decretado pelo governo.

Veja também: O que significam as cores da bandeira da Jamaica

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos
1 de 3
Qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos

Voltar ao topo da página