História do Mundo

Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos

50 são as estrelas que tem a bandeira de Estados Unidos, um dos símbolos ou insígnia nacional que sem dúvida mais difusão internacional tem; a encontraremos em qualquer série de televisão procedente desse país, em todo filme de produção norte-americana ou em qualquer mensagem oficial emitida dessa nação. A bandeira é composta por faixas e estrelas. Mas, quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos e, sobretudo, o que representam. Neste artigo do umCOMO respondemos a estas dúvidas.

Índice

  1. Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos?
  2. Como era a primeira bandeira dos Estados Unidos?
  3. Quantas vezes mudou o número de estrelas na bandeira?

Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos?

Se o nosso olhar se dirigir ao ângulo superior esquerdo da bandeira dos Estados Unidos, vemos um retângulo repleto de estrelas brancas com cinco pontas que estão dispostas em nove filas, alternando entre cinco e seis estrelas.

São ao todo cinquenta estrelas que representam os estados atuais que formam os Estados Unidos. Por motivos históricos, o número de estrelas foi variando até chegar ao atual, com os últimos estados acrescentados: Havaí (1959), Alaska (1959), Arizona (1912) e Novo México (1912).

Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos - Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos?

Como era a primeira bandeira dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos se declarou país independente da Inglaterra em 4 de julho de 1776. Nesse altura não tinha bandeira oficial, ainda que tinha uma insígnia empregada durante a guerra da independência, símbolo que serviu de base para a que hoje conhecemos como bandeira oficial dos Estados Unidos. Foi em 1777, em 14 de julho, quando se estipulou que a bandeira dos Estados Unidos teria treze faixas vermelhas e brancas ao todo (coincidindo com o número de estados) e que a união estivesse também representada por treze estrelas brancas com azul céu como fundo.

Popularmente diz-se que a bandeira dos Estado Unidos foi desenhada por uma jovem tapeceira de nome Elizabeth Griscom, conhecida como Betsy Ross, nascida na Filadélfia, Pensilvânia, em 1752. No momento de seu desenho, a bandeira constava de 13 estrelas e 13 faixas horizontais, vermelhas e brancas, correspondentes ao número de colônias anexadas no momento de sua criação, em 1776. Desta mulher sabemos que foi a oitava filha dos 17 filhos do casal composto por Rebecca e Samuel Griscom. Betsy estudou na Sociedade Religiosa de Amigos, onde entre outras coisas, aprendeu a arte da tapeçaria.

No umCOMO dizemos-lhe qual é o significado da bandeira dos Estados Unidos.

Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos - Como era a primeira bandeira dos Estados Unidos?
Imagem: mundiario.com

Quantas vezes mudou o número de estrelas na bandeira?

No começo, com a criação da bandeira em 1777, o número de estrelas era de 13, correspondentes aos estados anexados até esse momento. Mais adiante, em 1795, a quantidade de estrelas chegou a 15, com a anexação dos estados de Kentucky e Vermont. E assim se manteve a constelação de 15 estrelas até 1818, quando se aprovou por lei uma nova bandeira com 20 estrelas que simbolizavam os 20 estados parte dos Estados Unidos.

Nesse ano, também se aprovou uma norma que ditava a adesão de uma nova estrela para cada estado que se incorporasse à união. Assim foram se acrescentando, uma a uma, até chegar às 50 atuais, depois que se incorporou o Havaí em 1959.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mundiario.com
1 de 3
Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos