Outros Educação de Ciências Sociais

Bandeiras estranhas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 dezembro 2023
Bandeiras estranhas

Países, regiões, províncias, condados ou municípios... as bandeiras são um elemento representativo dos diferentes territórios com um significado muito especial para as pessoas que neles vivem. Há todos os estilos, mais sóbrios, mais alegres, com símbolos particulares, muitas delas carregadas de significado histórico. Algumas são especialmente curiosas por causa de algum detalhe que as diferencia das demais. Se você quer saber quais são, dê uma olhada na lista das bandeiras estranhas que, no unCOMO, selecionamos para você.

Também lhe pode interessar: Bandeiras parecidas

Índice

  1. Ilha de Páscoa
  2. Butão
  3. Paquistão
  4. Nepal
  5. Belize
  6. Ilha Seicheles
  7. Dominica
  8. Frísia
  9. Sri Lanka
  10. Sicília
Ver mais >>

Ilha de Páscoa

A enigmática Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, pertencente à região chilena de Valparaíso, é conhecida mundialmente pelas enormes figuras de pedra que abriga, seus famosos moais, cuja origem permanece um mistério. A bandeira da ilha vulcânica também está entre as mais curiosas do mundo. Nela, sobre fundo branco, aparece um reimiro vermelho, enfeite de madeira a ser colocado no peito como símbolo de autoridade utilizado nas grandes cerimônias Rapanui, etnia originária da ilha. O estranho objeto tem em suas extremidades o que parecem ser dois rostos humanos frente a frente, o que acrescenta mais mistério à bandeira.

Bandeiras estranhas - Ilha de Páscoa

Butão

O pequeno país do Butão, na parte sudeste do Himalaia, é um lugar pouco conhecido, apesar da magnífica paisagem que o rodeia e da sua riqueza cultural. O Butão, também chamado de Druk Yul, ou Terra do Dragão, faz jus ao seu nome e sua bandeira, que ostenta as cores amarela e laranja, inclui um dragão branco no centro. O dragão do trovão, cujo nome é Druk, é um símbolo e tanto e estima-se que as bolas que ficam presas em suas pernas sejam joias que representam a riqueza do país.

Bandeiras estranhas - Butão

Paquistão

A atual bandeira do Paquistão chama a atenção pela faixa vertical branca localizada no lado esquerdo do pano retangular que a forma. Essa faixa branca cria um belo contraste com o restante da bandeira em verde intenso. Acima do verde destacam-se a lua crescente branca e uma estrela de cinco pontas da mesma cor, que alguns identificam com Vênus e outros consideram simplesmente um símbolo de pureza. A lua crescente representa o Islã, a religião predominante entre a população paquistanesa.

Bandeiras estranhas - Paquistão

Nepal

A do Nepal é uma das bandeiras mais estranhas do mundo porque, ao contrário da maioria das bandeiras, a sua forma não é retangular, mas apresenta-se como a união, verticalmente, de duas flâmulas.

A bandeira deste país asiático é vermelha com borda azul e os símbolos do sol e da lua aparecem em branco. Acredita-se que o vermelho se refere à força do país e à vitória sobre seus inimigos, enquanto a faixa azul simboliza o desejo de paz.

Bandeiras estranhas - Nepal

Belize

A bandeira deste país localizado no nordeste da América Central não pode faltar entre as mais raras do mundo, entre outras coisas porque inclui figuras humanas, algo muito raro.

É um pano azul, emoldurado por duas finas listras horizontais vermelhas, e no centro do qual está um círculo branco que contém o brasão de Belize. No círculo, dois lenhadores de raças diferentes apoiam-se no escudo, como elemento comum que os une e que partilham. Uma árvore de mogno, símbolo do país, abriga o escudo, onde não faltam barco e ferramentas tradicionais para marcenaria milenar, tão importantes para o país há décadas. A frase ‘Próspero na sombra’ destaca-se como uma lembrança da riqueza que esta madeira trouxe ao país em tempos passados.

Neste outro artigo você pode conhecer bandeiras parecidas entre si.

Bandeiras estranhas - Belize

Ilha Seicheles

A disposição das listras coloridas, que enchem de movimento esta bandeira, chama a atenção, tornando-a não só bonita, mas também um tanto estranha. A bandeira das Seicheles, estado arquipélago situado a noroeste de Madagascar, é uma explosão de cores que se distribui, curiosamente, em faixas oblíquas. Da esquerda para a direita, as listras partem de um único vértice e se abrem nas pontas, criando um divertido 'leque' em uma sucessão de cores: azul, amarelo, vermelho, branco e verde.

Bandeiras estranhas - Ilha Seicheles

Dominica

Dominica é uma ilha e uma república constitucional caribenha que está localizada no arco formado pelas Pequenas Antilhas e tem uma estranha bandeira na qual um papagaio ocupa o centro das atenções.

A cor verde predomina como base da bandeira e sobre ela se destaca uma cruz com faixa tripla nas cores: amarelo, preto e branco. No centro está o elemento mais marcante, um círculo que contém a figura de um papagaio imperial, símbolo da ilha, rodeado por dez estrelas que representam as dez freguesias em que o país está dividido administrativamente.

Bandeiras estranhas - Dominica

Frísia

É uma das bandeiras mais estranhas do mundo pela sua cor e pelos seus estranhos desenhos, que parecem corações, embora não sejam. A bandeira oficial da província holandesa da Frísia é composta por quatro listras azuis e três brancas, todas dispostas na diagonal.

O que mais chama a atenção são os supostos corações que vibram ao vento, cujo significado existem diferentes teorias. Na verdade, é a representação de uma planta semelhante aos nenúfares que floresce nos canais da região durante a primavera e que são um emblema desta área peculiar dos Países Baixos.

Bandeiras estranhas - Frísia

Sri Lanka

A ilha e país do Sri Lanka possui uma das bandeiras mais estranhas do mundo tanto pelo seu tamanho e formato, como pela sua curiosa simbologia. Separado da Índia pelo Estreito de Palk, o Sri Lanka tem o que é conhecido como bandeira do leão. É retangular, mas um pouco mais estreita que a maioria das bandeiras e apresenta um leão dourado segurando uma espada. À esquerda, a bandeira também apresenta duas faixas coloridas, uma verde, que representa a população muçulmana da ilha, e outra laranja, que representa os hindus.

Quer conhecer todos os países da Ásia? Mostramos uma Lista de países e capitais da Ásia.

Bandeiras estranhas - Sri Lanka

Sicília

A bandeira da ilha italiana da Sicília surpreende a todos que reparam na figura marcante que se destaca na sua área central. O pano retangular é dominado pelas cores vermelho e amarelo, que o dividem diagonalmente, criando dois grandes triângulos. Diz-se que essas cores se referem às regiões de Palermo e Corleone. No centro da bandeira aparece uma estranha figura chamada tríscele. É a cabeça de uma mulher da qual emergem três pernas dobradas, criando uma espiral particular. A bandeira chamada Trinacria é um símbolo da Ilha e está cheia de mistério. Acredita-se que a figura represente a forma da própria Sicília, embora a cabeça da mulher também seja uma alusão à figura mitológica da Medusa.

Bandeiras estranhas - Sicília

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras estranhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Bandeiras estranhas