Partilhar

Como começar uma conclusão

Como começar uma conclusão

Tão importante quanto introdução e desenvolvimento, a conclusão de uma redação deve receber atenção especial por ser o fim de sua argumentação, o que será trivial no fechamento da ideia defendida no texto e também a impressão final deixada ao leitor. Uma conclusão de redação bem feita é essencial para dar liga entre todos os outros elementos do texto, mas pode ser um desafio escrevê-la em razão de sua concisão: é um parágrafo único no qual você irá convencer seu leitor de seu ponto de vista baseado no que já foi dito no desenvolvimento do texto. Neste post do umCOMO explicamos como começar uma conclusão e exemplos de frases para começar uma conclusão e palavras para se inspirar.

Também lhe pode interessar: Como fazer a conclusão de um trabalho

Como começar uma conclusão

O primeiro passo para iniciar uma conclusão, é entender conceitos básicos que devem ser aplicados nesse tipo de texto, ainda que alguns sejam universais e devam ser utilizados em qualquer tipo de conclusão textual.

Veja abaixo algumas dicas de como terminar uma redação:

  • Lembre-se de que conclusão não é resumo: é muito comum que alunos confundam a função da conclusão de um texto e acabem escrevendo um resumo do que já foi dito. Redações costumam ser curtas, não tendo mais do que 1 página, o que torna desnecessário e cansativo que retomemos o que foi dito linhas acima. Foque no real objetivo do fim do seu texto, que será o de chegar a uma conclusão baseado no que já foi dito.
  • Seja conciso: a conclusão de uma redação deve ser breve e direta, utilizar as informações desenvolvidas no texto para chegar a um ponto final e nada mais. Essa não é a hora de adicionar novas informações ou de deixar questões no ar, o único objetivo aqui será finalizar o texto em um parágrafo de tamanho aproximado ao de introdução.
  • Encontre soluções: use a conclusão para chegar ao ponto final de sua argumentação, sendo ideal propor uma solução para a problemática desenvolvida. É comum que o ENEM e outros vestibulares escolham como tema da redação algum problema de cunho social e que exige uma solução, sendo necessário que as ideias expostas sejam realistas e respeitem os direitos humanos.
  • Retome e conclua a ideia principal: após toda sua argumentação, será apenas necessário citar a ideia principal do texto, ou seja, aquela que você defende. Evite dar sequência ao que foi dito apenas no último parágrafo do desenvolvimento pois sua conclusão precisa retomar a ideia geral do texto.
  • Utilize conjunções conclusivas: as conjunções são termos que conectam duas orações e que, além da função conectiva, têm suas peculiaridades semânticas. Dentre as palavras para conclusão, encontramos as conjunções conclusivas, como: por consequência, por isso, assim, pois, portanto, então, por conseguinte, consequentemente, de modo que, logo, desse modo etc.

Após o fim da escrita de sua conclusão, é válido reler o texto para conferir se suas ideias foram todas desenvolvidas e concluídas de forma clara e precisa. Um texto pode ser dividido em diversas partes mas é necessário que, quando colocadas juntas, componham uma obra inteiriça, prezando coesão e coerência.

A única forma de aprimorar sua escrita e mandar bem na hora da prova é através da prática, sendo necessário aprender um pouco sobre o gênero textual com o qual você trabalhará para, então, colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Agora que você já sabe como finalizar uma redação.

Frases para começar uma conclusão

Uma das formas de começar uma conclusão é utilizando palavras e expressões que darão a ideia de finalização e que, somadas ao fechamento das ideias desenvolvidas no texto, constituirão uma conclusão sucinta e objetiva. Veja abaixo uma lista de frases e palavras para começar uma conclusão:

  • Pelo que foi analisado...
  • Levando-se em consideração esses aspectos de...
  • Dessa forma...
  • Após a análise de [...], entende-se/conclui-se/percebe-se que...
  • Tendo vista dos argumentos apresentados...
  • A partir da observação dos aspectos analisados...
  • Dado os fatos expostos e analisados...
  • Tendo em vista os aspectos observados...
  • Levando-se em conta o que foi observado...
  • Em virtude os fatos mencionados acerca de...
  • Sendo assim...
  • Em suma...
  • Considerando...
  • Logo...
  • Podemos então entender que...
  • Fica claro que...

Caso você estiver escrevendo um trabalho, será necessário prestar atenção em outras peculiaridades que envolvem o gênero. Veja então como fazer a conclusão de um trabalho.

Como começar uma conclusão - Frases para começar uma conclusão

Como NÃO concluir uma redação

Para saber como fazer uma conclusão, também é necessário que prestemos atenção em coisas que não devemos fazer, evitando assim erros comuns que podem comprometer o fim de nosso texto. Veja abaixo algumas dicas do que não fazer e que irão te guiar nesse fim:

  • Adicionar novas informações: a conclusão deve ser um único parágrafo que possa ser deduzido do que já foi desenvolvido no texto, não dando espaço para novas informações. Em razão da função do parágrafo final e de sua brevidade, adicionar novos elementos poderá deixar as ideias já citadas mal desenvolvidas e sem conclusão, enquanto as novas ideias que não terão espaço para serem desenvolvidas.
  • Repetir informações: o leitor de seu texto acabou de absorver todas as informações contidas na introdução e desenvolvimento de seu texto, sendo escusado dizer que não precisam reler o que você disse no parágrafo final. A ideia de introdução, desenvolvimento e conclusão vale para o texto de forma geral mas também para a ideia principal que você deseja apresentar.
  • Usar clichês de conclusão: expressões como "concluindo" em "em resumo" são clichês que devem ser evitadas pois não adicionam nada ao texto. Em vez de utilizá-las volte no primeiro apartado desse artigo e confira conjunções conclusivas que poderão substituí-las de forma de deixar seu texto bem escrito e fugir da redundância que uma expressão explicitamente conclusiva causa.
  • Concluir o texto com ideias óbvias: posto que redações costumam tratar de situações problemáticas e que precisam de solução, é necessário que tomemos cuidado para fugir do óbvio e pensarmos em ideia originais. Para encontrar uma boa solução, pense em caminhos viáveis e fuga do utópico.
  • Utilizar "eu": um texto argumentativo deve prezar pela análise de fatos e não pela opinião pessoal do autor. Ainda que seu texto seja uma análise pessoal, utilizar expressões como "eu acho" fazem com que os argumentos percam credibilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como começar uma conclusão, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como começar uma conclusão

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Igor Dias
Muito obrigado pelo artigo a cima, estou treinando redação para melhorar minhas redações para poder ter uma maior chance de ser aprovado no instituto federal do meu estado. Estas matérias que vocês escrevem são de grande utilidade para nós, estudantes, que precisamos de conteúdo de qualidade para estudar da forma mais eficaz possível! Simplesmente incrível o trabalho de vocês.

Como começar uma conclusão
1 de 2
Como começar uma conclusão

Voltar ao topo da página