Linguística

Como fazer uma introdução

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. Atualizado: 3 abril 2023
Como fazer uma introdução

Montar um trabalho acadêmico ou até mesmo apresentar algo é sempre muito difícil. Temos que ter uma noção do publico que estamos explicando algo e como isso pode, de fato, impactar no conteúdo que ali estamos mostrando.

E uma parte disso tudo é logo a que vem no começo: a introdução. Porém, nem sempre ela é fácil de ser montada. Aqui no umCOMO, vamos te mostrar hoje como fazer uma introdução de sucesso. Te contamos todos os detalhes de Como fazer uma introdução de redação coerente e eficaz!

Também lhe pode interessar: Como fazer a introdução de um trabalho

Índice

  1. O que é uma introdução?
  2. Como fazer uma boa introdução: defina o objetivo da introdução
  3. Como fazer uma boa introdução: Capture a atenção
  4. Como fazer uma boa introdução: contextualize o tema que vai apresentar
  5. Como fazer uma boa introdução: apresente a tese
  6. Como fazer uma boa introdução: explique como o texto será organizado
  7. Como fazer uma boa introdução: concluir
  8. Como fazer uma boa introdução: o que evitar
  9. Siga a mesma linha no texto

O que é uma introdução?

De maneira bem direta, podemos dizer que a introdução é a primeira parte de um texto, sendo responsável por apresentar o assunto a ser abordado e despertar o interesse do leitor. É uma etapa importante na construção de qualquer texto, já que é a partir dela que o leitor vai decidir se continua ou não a leitura.

Para fazer uma boa introdução, é preciso seguir alguns passos importantes, que vamos explicar a seguir no conteúdo. Cada tópico funciona como um grande passo a passo para você evoluir a sua introdução, então não pule nenhum e leia tudo com muita atenção para poder produzir a sua com a qualidade desejada.

Como fazer uma boa introdução: defina o objetivo da introdução

Preparação é tudo antes de iniciar sua introdução.

Antes de começar a escrever, é importante ter em mente o objetivo da introdução. Abaixo, temos algumas perguntas que ajudam você a ter essa noção bem mais clara:

  • O que você quer transmitir ao leitor?
  • Qual é a ideia central do seu texto?

A partir dessas perguntas, é possível traçar um plano de como começar a introdução, definindo quais informações devem ser apresentadas e como elas devem ser organizadas.

Lembre-se também que a introdução precisa deixar clara todos os pontos prévios que as pessoas precisam saber para entender o que de fato você quer explicar. O que é dito nela precisa estar muito coeso e de fácil absorção para que a pessoa gaste sua atenção e raciocínio, se necessário, no foco do seu trabalho ou apresentação.

Como fazer uma boa introdução: Capture a atenção

Falamos um pouco disso no tópico anterior, mas aqui vamos das uma aprofundada nesse tema, a primeira frase da introdução deve ser impactante e chamar a atenção da pessoa que lê ou vai absorver o seu conteúdo

É importante despertar o interesse dele logo de cara, para que ele se sinta motivado a continuar a leitura. Uma boa estratégia é usar uma frase de efeito, uma pergunta retórica ou uma afirmação surpreendente, que desperte a curiosidade do leitor/espectador.

Isso ajuda a sua apresentação como um todo não se tornar uma coisa monótona ou maçante para quem está assistindo.

Como fazer uma boa introdução: contextualize o tema que vai apresentar

Depois de chamar a atenção da(s) pessoa(), é hora de contextualizar o tema a ser abordado. Isso significa apresentar o assunto de forma clara e objetiva, mostrando sua relevância e importância.

É importante situar o espectador(es) no contexto em que o tema está inserido, explicando por que ele é relevante e por que merece ser discutido. Aqui, você deixa muito claro o seu raciocínio e começa a fazer as pessoas de fato entrarem na linha de pensamento que deseja para seguir sua apresentação ou trabalho.

Como fazer uma boa introdução: apresente a tese

A tese é a ideia central de um texto, que deve ser apresentada logo na introdução. Ela é uma afirmação clara e objetiva, que resume a ideia principal que será desenvolvida ao longo do texto. É importante que a tese seja apresentada de forma clara e direta, para que o leitor saiba exatamente o que esperar do texto.

Como fazer uma boa introdução: explique como o texto será organizado

Depois de apresentar a tese, é importante explicar como o texto será organizado. Isso ajuda o leitor a entender a estrutura do texto e a se preparar para o que vem a seguir. Você pode, por exemplo, dividir o texto em seções e explicar o que será abordado em cada uma delas.

Como fazer uma boa introdução: concluir

Por fim, é importante concluir a introdução, resumindo os principais pontos que foram apresentados e deixando claro o que o leitor pode esperar do texto. É importante que a conclusão seja clara e objetiva, para que o leitor saiba exatamente o que esperar do texto.

Em resumo, para fazer uma boa introdução, é preciso definir o objetivo da mesma, chamar a atenção do leitor, contextualizar o tema, apresentar a tese, explicar como o texto será organizado e concluir a introdução de forma clara e objetiva. Seguindo esses passos, é possível fazer uma introdução impactante e motivar o leitor a continuar a leitura do texto.

Como fazer uma boa introdução: o que evitar

Além de ter tudo muito coeso na sua introdução, é importante também não usar palavras que possam confundir a pessoa que está absorvendo o seu conteúdo. Quando mais clara e direta sua introdução, melhor.

Usar palavras difíceis e rebuscadas não dão um aspecto mais chique e interessante para sua introdução, como muitas pessoas pensam, mas só dificultam o entendimento do seu trabalho, fazendo com as pessoas diminuíam sua atenção ou não compreendam o que está sendo passado.

Siga a mesma linha no texto

Agora que você tem uma formula para uma boa introdução, é importante que o seu trabalho siga a mesma linha de qualidade. Aqui no umCOMO você também encontra materiais para te ajudar neste momento do trabalho. Separamos estes dois abaixo, que acreditamos que vão ser de grande valia:

E aí, conseguiu entender bem como se faz uma introdução de sucesso? Esperamos que sua apresentação seja um sucesso! Caso precise de outro conteúdo pronto para ajudar no seu dia a dia, o umCOMO conta com vários! Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos artigos incríveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma introdução, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Referências

§ Nuvemshop/Como fazer uma introdução? Disponível em <https://www.nuvemshop.com.br/blog/como-fazer-uma-introducao-dicas-textos/> Acesso em 30 de março de 2023

§ Rock Content/Como fazer uma introdução? Disponível em <https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-introducao/ > Acesso em 30 de março de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer uma introdução