Partilhar

Como fazer a introdução de um trabalho

Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como fazer a introdução de um trabalho
Imagem: mahjestic.com

A introdução significa o início ou começo de algo, para os trabalhos, textos ou trabalhos científicos (TC ou TCC) também temos introduções e em alguns casos elas são obrigatórias como é o caso do TCC. A introdução tem como objetivo proporcionar um maior entendimento do que será apresentado no trabalho a seguir e nos trabalhos científicos ela deve seguir as normas ABNT mas em todos os trabalhos escolares onde constam redações, artigos monográficos ou teses a introdução é essencial para aprofundar o entendimento to leitor. Neste artigo, umComo te apresenta um passo-a-passo de como fazer uma boa introdução para um trabalho.

Também lhe pode interessar: Como fazer a conclusão de um trabalho
Passos a seguir:
1

Ao começar a fazer a introdução é normal a sensação de branco, isso por que começar um texto, redação, trabalho é sempre a parte mais difícil mas depois que engatamos o difícil é parar com o que estamos fazendo. Então vamos-lá, um bom jeito de começar é imaginar o seu professor te fazendo as seguintes perguntas:

  • Sobre o que você vai escrever?
  • Onde quer chegar com suas ideias?
  • De que forma você as organizou?
  • E quais métodos foram utilizados no desenvolvimento das mesmas?
2

Se a sua introdução responde a essas perguntas, pode se considerar que ela atingiu o seu objetivo, que é além de obter a atenção do leitor, mostrar o que o seu trabalho vai apresentar, de forma resumida.

Uma dica sobre como a forma de responder a essas perguntas, tente fazer sempre forma coesa e breve. Uma introdução demorada e de difícil entendimento pode arruinar o resto do seu trabalho, pois o leitor já vai ficar com a ideia de que ele vai ser longo e chato, por isso, a introdução é tão relevante para o seu trabalho.

É essencial que o leitor entenda o tema do trabalho a partir da introdução, e que fique interessado por ele.

3

Vou ser um pouco contraditório neste momento. No começo deste artigo falei sobre começar o seu trabalho pela introdução, como essa fosse a única maneira de se fazer. Mas a verdade é que a introdução pode ser feita em três momentos da composição do seu texto, são eles:

  • Antes de escrever o trabalho: Por incrível que pareça esta não é a melhor maneira de se fazer a introdução, isso por que a introdução é uma espécie de resumo do resto do texto e é difícil fazer este resumo quando o texto ainda não existe.
  • Fazê-la junto com o texto: Esta opção tem as seguintes vantagens: durante a composição do trabalho, a organização e a noção de onde está cada coisa ainda está fresca na sua memória e desta forma é mais fácil fazer uma introdução coerente com o texto.
  • Fazer a introdução depois do texto: Uma boa forma de se fazer a introdução é posteriormente em relação ao resto do trabalho. Desta forma os conhecimentos obtidos enquanto se fazia o trabalho já estão mais claros na cabeça de quem vai escrevê-lo, deve ser tomado o cuidado para não incluir conclusões junto a introdução neste caso.
4

Neste último aparato, vamos encerrar com algumas dicas para se fazer uma boa redação, mas antes, alguns elementos de nossa forma de escrita que podem aparecer durante uma introdução, esses elementos tem duas funções, a primeira deixa o texto mais rico e explicativo, de certa forma mais profissional e a segunda, se por acaso for um trabalho para uma matéria de língua portuguesa, ao utilizar esses elementos com certeza você vai impressionar o seu professor (o que é sempre útil, principalmente quando ele for dar a sua opinião sobre você numa reunião de pais, se for o caso).

  • Utilizando interrogações em sua introdução.

Qual a vantagem? bom, muitas, uma delas é deixar o leitor mais interessado. Essas mudanças na forma de escrita deixam o texto menos chato, mais variado e interessante para o leitor. Mas uma vez com ele prestando mais atenção no que você escreveu é bom que você não tenha cometido erros, se achar que escreveu algo interessante, revise seu texto.

  • Caracterizando épocas, espaços e seus aspectos.

Caso o seu trabalho se trate de algo que aconteceu a algum tempo, se trate de outras épocas e outros costumes, como geralmente é o caso dos trabalhos para as matérias história, filosofia ou geografia, no meio da introdução é bom fazer com que o leitor se localize nesse determinado período ou lugar. Pode ser feita com uma curta descrição ou narração, somente para começar a redação de maneira interessante. Nesse caso, tome cuidado para não confundir descrição com dissertação ou narração, evite os dois últimos itens na sua introdução. Alguns exemplos de como se começar descrições e caracterizar outras épocas:

Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se ... Muito se debatia, antigamente, ... Ao fazer uma análise daquela sociedade, busca-se descobrir as causas de ....

  • Paráfases.

As paráfases tratam-se, de nada mais nada menos que a reescrita de uma frase sobre suas palavras. Paráfases também deixam a sua introdução mais interessante mas deve se tomar cuidado ao reescrever apenas com sinônimos, o que seria mais uma tentativa falha de plágio. Fique atento para reescrever a frase com as suas palavras, mudando a sua estrutura mas não o significado.

  • Refutando idéias.

Refutar significa contradizer argumentos, a pessoa A argumenta para defender a sua opinião e a pessoa B refuta o seu argumento desconstruindo as suas ideias, por exemplo.

Escrever para refutar ideias não é algo tão complicado assim, mas você deve ser cauteloso em relação a ser coerente e coeso, afinal a intenção é mostrar por que a pessoa/opinião A está equivocada em relação a pessoa/opinião B, ou seja, você.

Exemplos de como se fazer uma introdução para refutar:

Ao contrário do que se acredita...Apesar de muitos afirmarem que ....

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a introdução de um trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como fazer a introdução de um trabalho

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
luzinete oliveira
como fazer uma introduçao para um tcc ;titado como educaçao ambiental na politica deresiduos solidos
lusca
passou?

Como fazer a introdução de um trabalho
Imagem: mahjestic.com
Como fazer a introdução de um trabalho

Voltar ao topo da página