Linguística

Como fazer resumo de um texto

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 5 junho 2023
Como fazer resumo de um texto

Você já deve ter se deparado com vários tipos de textos. Obras literárias, textos informativos, acadêmicos, notícias de jornal, entre outros. O resumo é mais um desses diversos tipos textuais e um dos mais utilizados para quem estuda ou quer ter um maior grau de análise do texto original.

Neste artigo do umCOMO te explicaremos como fazer resumo de um texto de forma a fazer uma melhor síntese do seu conteúdo e, assim, poder utilizá-lo sempre que quiser resgatar algum texto sem ter que recorrer ao original, às vezes muito extenso.

Também lhe pode interessar: Como fazer um resumo

Índice

  1. O que é um resumo de texto
  2. Tipos de resumos
  3. Diferença entre resumo e resenha
  4. Como fazer resumo de um texto
  5. Dicas para resumos acadêmicos

O que é um resumo de texto

O gênero textual que conhecemos como resumo nada mais é do que uma síntese das ideias e dos pontos principais de uma obra original, reproduzidas em um novo texto mais curto e objetivo. Não podemos confundir o resumo com uma cópia.

O resumo também é caracterizado pela sua impessoalidade, pelo uso da linguagem concisa, pela predominância da descrição e pela fidelidade ao texto original[1]. Ainda, como todo gênero textual, o resumo deve ter uma lógica estrutural e seguir uma linha de raciocínio[2]. Assim como no original, as ideias reproduzidas no resumo não podem ficar soltas, é preciso encadeá-las.

Por ajudar na compreensão textual e na memorização de conteúdo, fazer resumos é uma forma muito utilizada por estudantes dos mais diversos graus de escolaridade para fixar a matéria a ser estudada. Lançar mão dos resumos de um assunto também é uma excelente forma de revisá-lo.

Tipos de resumos

Um dos pontos de partida para se fazer um bom resumo é, além de ter conhecimento do material a ser resumido, definir qual tipo de resumo se pretende fazer. Veja a seguir as classificações dos resumos:

  • Resumo indicativo: como o próprio nome diz, é aquele texto que apenas indica as informações relevantes. Não há aprofundamento do assunto, portanto pode ser necessário que o leitor precise recorrer ao original para uma informação mais pormenorizada.
  • Resumo informativo: é muito utilizado no meio acadêmico para resumir informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original[3]. Mais elaborado que o indicativo, o resumo informativo serve para descrever a finalidade, a metodologia, os resultados e conclusões do documento. Com ele o leitor pode dispensar a leitura do texto original, pois as informações principais estarão fielmente reproduzidas.

Diferença entre resumo e resenha

Outro tipo de resumo é o resumo crítico, também conhecido como resenha, que resume as informações principais do texto original e é acrescido da opinião de quem escreve. Nele o autor faz uma análise do assunto e expõe o seu ponto de vista sobre o tema.

O resumo é um texto impessoal, no qual predomina a mera descrição dos fatos e informações do original. Por sua vez, a resenha é um texto argumentativo. Nela, o material de origem é avaliado, analisado e julgado.

Na resenha, além do conteúdo original compilado, o autor adiciona informações extras como análise de contexto e objetivos do texto. Ainda, na análise feita pelo autor da resenha, é comum a comparação entre textos e outros materiais do mesmo universo ou tema.

Como fazer resumo de um texto

Uma vez que o resumo é um texto preciso e sucinto, que contem apenas a essência do conteúdo original, preconiza-se que ele represente apenas 30% do texto de origem. Dessa forma, um texto de 10 páginas deve ser resumido em três páginas. Como não é uma cópia do original, no resumo você tem autonomia para reescrever as ideias do texto original com as suas próprias palavras.

Esse resumo deve ser coerente e seguir uma linha de raciocínio, apresentando uma estrutura lógica de início, meio e fim. Como em outros gêneros textuais, a introdução do resumo deve apresentar o assunto de forma objetiva e, em geral, em apenas um parágrafo. No desenvolvimento, serão apresentadas as ideias principais do texto original e a conclusão traz o fechamento da linha de raciocínio.

Confira o passo a passo de como resumir um texto que nós do umCOMO preparamos para você:

  1. Leia com atenção o texto original para se familiarizar com o tema. Faça uma leitura com calma para não deixar passar nenhuma informação importante. Se preciso, no caso de textos maiores, leia mais de uma vez;
  2. Destaque as ideias principais de cada parágrafo e capítulo do texto. Isso te ajudará a captar os pontos essenciais do texto. No mesmo sentido, sublinhe as palavras-chave do texto original. Elas não poderão ficar de fora do seu resumo;
  3. Faça mapas mentais. As imagens, palavras e associações dos mapas podem ajudar você a compreender e a memorizar melhor o conteúdo original;
  4. Exercite o seu poder de síntese. Exclua todo conteúdo que for dispensável. Generalize ideias com o mesmo significado. Construa novas frases a partir do que é presumido no texto. Depois de organizadas as principais ideias, reescreva-as de maneira clara, cuidando da coesão e da coerência;
  5. Aprofunde apenas os detalhes imprescindíveis. Lembre-se que o texto deve ser sucinto, então não inclua muitos detalhes e dê prioridade às informações que forem realmente importantes;
  6. Explique o conteúdo com as suas próprias palavras. Tirando alguns conceitos que precisam ser repetidos à risca, você não precisa repetir as ideias com as mesmas palavras do autor original;
  7. Não se esqueça de citar a fonte. Principalmente se o resumo for de obra literária, mencione os dados como autor, páginas, capítulos, editora, ano de publicação do seu texto original;
  8. Revise o seu texto final, corrigindo possíveis erros de português e de encadeamento lógico. Texto coeso e coerente, verifique se todas as ideias principais que você destacou no início foram abordadas. Também é interessante ler o seu texto para uma outra pessoa. Se ela compreender todo o conteúdo, o seu resumo está pronto.

Dicas para resumos acadêmicos

O resumo de publicações científicas é um breve sumário do conteúdo e dos resultados daquela pesquisa ou trabalho. Esse elemento provê a primeira impressão, muitas vezes a mais importante, identificando o valor potencial ou a relevância do enfoque da pesquisa e dos resultados”[4]. O resumo bem escrito chama a atenção do leitor para o resto da publicação e para uma possível citação posterior.

Para resumos de trabalhos científicos ou acadêmicos, além das orientações gerais já mencionadas neste artigo, você deve ainda respeitar a estrutura padrão, composta por: contexto, propósito, metodologia, resultados e conclusão. Ainda, inclua uma lista de palavras-chaves sobre o assunto tratado. Elas irão ajudar a referenciar e a identificar o trabalho nos bancos de pesquisas científicas.

O contexto representa a introdução do artigo, identificando a questão central do trabalho. O foco do propósito é fazer uma declaração de quais foram as questões de pesquisa, as hipóteses e os objetivos do estudo. A metodologia deve identificar como foi conduzida a pesquisa. Os resultados são os achados ou as respostas às questões da pesquisa. É esse ponto que você deve descrever as etapas para as conclusões do estudo. Na conclusão você irá interpretar os resultados, mostrando a relevância, o potencial e as implicações do que foi relatado ao longo do trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer resumo de um texto, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Referências
  1. RESUMO. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/resumo-texto.htm/>. Acesso em 01/06/2023.
  2. COMO FAZER UM RESUMO. Disponível em: <http://ead.ucpel.edu.br/blog/como-fazer-um-resumo/>. Acesso em 01/06/2023.
  3. RESUMO DE TEXTO. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/resumo-de-texto/>. Acesso em 01/06/2023.
  4. COMO ESCREVER O RESUMO DE UM ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ape/a/rCZ5yZ8gwJrJD3cGKFq3SLx/#:~:text=O%20resumo%20deve%20vir%20no,precedendo%20o%20corpo%20do%20artigo/>. Acesso em 01/06/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer resumo de um texto