Partilhar

Como fazer a conclusão de um trabalho

Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como fazer a conclusão de um trabalho
Imagem: brasilescola.com

A conclusão é a parte do trabalho escolar ou científico onde todas as ideias são comprimidas, geralmente em um ou não muito mais do que isso parágrafos. Tratando-se dos trabalhos científicos (TC's ou TCC's) elas são obrigatórias conforme as normas ABNT. A conclusão é uma parte geralmente desprezada pelas pessoas que fazem esses trabalhos por ser a ultima parte do mesmo, quando o autor geralmente já está de saco cheio de escrever e acaba sendo negligente com a conclusão. Além disso, ela basicamente faz um grande resumo do qual não podemos chamar de resumo (será explicado mais a frente) que não deve conter as mesmas palavras e explicar da mesma forma como no resto do texto, por isso, também exige criatividade na sua composição.

Neste artigo, umComo te apresenta um passo-a-passo de como fazer a conclusão de um trabalho escolar.

Também lhe pode interessar: Como começar uma conclusão
Passos a seguir:
1

Partindo da ideia que a conclusão é a síntese do que foi apresentado no trabalho e não somente a relação entre as ultimas ideias apresentadas, vamos enumerar as coisas que não devem fazer parte da sua conclusão para que fique mais fácil visualizar do que ela se trata.

  • O objetivo do seu trabalho.

A verdade é que não existe um lugar certo para se enunciar o objetivo do trabalho, ele pode ser referenciado subjetivamente na introdução ou ser exposto de forma mais clara. A sua aparição dentro de um trabalho é irrelevante pois ele deve estar claro na leitura dos seus textos.

  • Resultados das pesquisas.

De forma semelhante ao objetivo do trabalho, os resultados já estão expressos no decorrer do mesmo, principalmente na parte dos resumos ou sempre que é feita uma análise dos dados apresentados.

  • O resumo do seu trabalho.

O resumo do trabalho pode parecer muito semelhante a conclusão, mas vou explicar um pouco por que (incrivelmente) não se tratam da mesma coisa. O resumo se trata daquela parte onde a pessoa que escreveu o trabalho tem que se esforçar para reescrevê-lo de forma mais curta sem perder as informações essenciais para o seu entendimento para as pessoas que tem preguiça de ler o trabalho inteiro. Desta forma, qualquer forma de resumo deve estar na parte do resumo do trabalho.

  • Limitações.

Quando falo das limitações me refiro aos limites da argumentação e amostra de dados do autor, e essas devem estar contidas juntas a cada apresentação de argumento ou amostra de dados. Colocá-las na conclusão não significaria concluir nada e seria redundância.

2

Todas as restrições acima podem ter deixado a sensação de que a conclusão na verdade não contem muitas informações e não tem muita utilidade num trabalho. Sim, realmente a conclusão pode ser bem inútil e por isso as pessoas costumam odiá-la.

De qualquer forma, ela é essencial de acordo com as normas ABNT então vamos nos esforçar mais um pouco para entendê-la.

Com todas essas restrições, a conclusão não precisa ser muito longa, para um trabalho com cerca de 80 páginas, a conclusão pode ter uma página. Esta não é uma regra de proporção, é apenas um exemplo.

3

Já foi dito o que não deve estar na conclusão, agora, vamos ser mais objetivos e didáticos e explicar o que deve estar na conclusão. Como foi explicado no artigo como fazer a introdução dos seus trabalhos, na composição da sua conclusão é valido utilizar formas diferentes de escrita, deixa o seu texto mais rico e é sempre bom impressionar o seu professor.

  • Sua opinião, sincera.

Sim, a sua opinião. Se for o caso de um trabalho científico, ela é bem valorizada e tem grande peso na composição da sua nota final, logo, tente expressá-la de forma neutra, desta forma você evita cometer erros de coerência com o seu trabalho.

Para expressar a sua opinião de forma organizada, tente usá-la para responder alguma perguntas como: O que faz a suas pesquisas serem relevantes? Como eles podem contribuir para a ciência? Existem pesquisas futuras sobre o assunto?

E para este último caso, vamos ao próximo ponto:

  • Pesquisas posteriores:

O seu trabalho deve ser completo e independente por si só, mas dependendo das pesquisas, existem pesquisas posteriores que podem ser feitas relacionadas aos assuntos. Nesta parte, você deve apresentar sugestões de leitura, por exemplo.

4

Para terminar, vamos deixar aqui expressas algumas formas de iniciar ou compor os parágrafos da conclusão dom seu trabalho.

  • Retomando a tese.

A conclusão deve ser a visão geral do assunto tratado, desta forma, retomar ao assunto da tese apresentada na introdução é uma boa forma de se realizar o fechamento das ideias, interligando as e dando um sentido para todo o trabalho efetuado em torno de um determinado tema.

  • Dando perspectiva ao leitor.

Essa é a hora de dar a última força para os argumentos que você apresentou em todo o texto, alinhando os às pessoas. Por exemplo: Desta forma, é imprescindível a conscientização das pessoas para que esses problemas possam ser resolvidos...

A perspectiva fortalece o argumento por fazer o leitor imaginar a aplicação da sua opinião numa escala social; faz você parecer que sabe do que está falando.

  • Orações coordenadas conclusivas (por acaso, se encaixam muito bem em conclusões)

São as orações que podemos utilizar na composição de uma conclusão, não vou expressar todas as existentes pois são muitas, e uma lista delas todas pode acabar por limitar a sua criatividade, o que não vai ser bom para a sua conclusão.

Exemplos disto:

Logo - Portanto - Por isso - Por causa de - Então - Apresentando - Posteriormente

Algumas frases que complementam as suas orações conclusivas:

Em virtude dos fatos mencionados - Por isso tudo - Tendo em vista os aspectos observados - Levando-se em conta o que foi observado - Dado o expostoE agora algumas frases para se colocar no meio da sua conclusão, nos lugares devidos elas farão com que realmente pareça que você sabe o que está falando.somos levados a acreditar que - é-se levado a acreditar que - entendemos que - entende-se que - conclui-se que - percebemos que - percebe-se que

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a conclusão de um trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como fazer a conclusão de um trabalho

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
naty
Ola, estou fazendo um trabalho com bases em artigos, porem a conclusão preciso fazer com o meu conhecimento. Gostaria muito que me explicasse uma forma de fazer, porque estou um pouco perdida. Deis de ja agradeço.

Como fazer a conclusão de um trabalho
Imagem: brasilescola.com
Como fazer a conclusão de um trabalho

Voltar ao topo da página