Literatura

Como escrever um ensaio comparativo

Como escrever um ensaio comparativo

Escrever ensaios comparativos é uma tarefa da qual se encarrega, quase sempre, a Filosofia. Consiste em dar a opinião escrita a respeito de duas posições, as quais se comparam entre elas para chegar a uma conclusão final. Você sabe como escrever um ensaio comparativo? Em umComo.com.br explicamos passo a passo como fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Como escrever um soneto

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, você deve ter claro que temas você vai tratar em seu ensaio: o que você quer explicar e sob que posições ou perspectivas você o fará.

2

Comece com uma introdução de carácter geral que estabeleça a semelhança entre os dois assuntos, depois passe ao foco do ensaio em concreto. O leitor deverá entender que pontos serão avaliados e que pontos não serão considerados na comparação. No final da introdução, diga qual a sua preferência ou descreva o significado dos dois assuntos.

Como escrever um ensaio comparativo - Passo 2
3

De seguida, você deverá descrever a primeira posição que vai tratar. Faça uma exposição detalhada das características, da história, suas consequências e todo o desenvolvimento que você considerar oportuno. Continue o seu ensaio comparativo expondo as características da segunda posição sobre o que deseja dissertar, aprofunde tanto como na primeira.

4

Exemplos de como escrever um ensaio comparativo:

  • Parágrafo 1: Posição preferida de Messi / Posição preferida de Ronaldo.
  • Parágrafo 2: Estilo de jogo individual de Messi / Estilo de jogo individual de Ronaldo.
  • Parágrafo 3: Jogo aéreo de Messi / Jogo aéreo de Ronaldo.

Outro exemplo:

  • Parágrafo 1: Trabalho em equipe de Messi.
  • Parágrafo 2: Trabalho em equipe de Ronaldo.
  • Parágrafo 3: Bola parada de Messi.
  • Parágrafo 4: Bola parada de Ronaldo.
  • Parágrafo 5: Conquistas de Messi.
  • Parágrafo 6: Conquistas de Ronaldo.
5

Você deve redigir um último parágrafo de fechamento, em modo de conclusão, no qual você exponha uma confrontação entre as duas posições. Tente criar uma luta entre elas para que o leitor se interesse. A conclusão deve dar um resumo breve e geral das semelhanças e diferenças mais importantes. Deve se terminar com uma declaração pessoal, uma opinião, e o "então porquê?", o que é importante sobre as duas coisas que se comparam.

Deve se deixar os leitores com a sensação de que todos os tópicos deste ensaio foram coletados de uma forma coerente, que aprenderam algo e devem ficar com a certeza de que este é o final, de maneira a não olharem à sua volta à procura de páginas que faltam.

6

E, por último, a sua avaliação pessoal. Nela, você deve dizer com que posição você se identifica e por que prefere esta e não a outra. Exponha o seu argumento levando em consideração toda a sua exposição anterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um ensaio comparativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos

  • Você deve ser coerente com a exposição das suas ideias.
  • Os ensaios são sempre subjetivos, de modo que você precisa deixar bem claro que posição lhe convence mais.
  • Se o tempo não é um problema, a melhor forma de revisar o ensaio é deixá-lo por um dia. Sair para passear, comer algo, divertir-se e esquecer-se. Depois é tempo de voltar ao texto, encontrar problemas e resolvê-los. Isto deve ser feito separadamente, ou seja, primeiro encontrar todos os problemas que conseguir sem os corrigir. Embora seja tentadora a ideia de o fazer ao mesmo tempo, é mais inteligente fazê-lo de forma separada. Mais eficiente e rápido.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Francisco Das Chagas Silva de Jesus Hernández
Bom dia! Necessito de um modelo de ensaio argumentativo...ou seja, uma estrutura com escrita de um ensaio
Maria do Socorro Mota de Sousa
Gostaria muito de ver uma aplicação inicial de um ensaio comparativo.
1 de 2
Como escrever um ensaio comparativo