menu
Partilhar

Brincadeiras com conjunções

 
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 15 abril 2021
Brincadeiras com conjunções

A aula de português não costuma ser o momento mais querido e esperado pelos alunos durante a época de escola, isso porque nossa língua é repleta de regras e conceitos que podem ser bastante difíceis de serem aprendidos. Como professor, o nosso papel é, além de compartilhar o nosso conhecimento, também ter didática e fazer com que o ensino seja prazeroso, o que, por vezes, envolve utilizar táticas um tanto diferentes para que nossos alunos aprendam o conteúdo de forma divertida e agradável.

Um dos tais conceitos da língua portuguesa que são extremamente necessários de se aprender é o de "conjunção". Se você quer descobrir novas maneiras de ensiná-lo, veja brincadeiras com conjunções neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como começar uma conclusão

O que é uma conjunção?

Conjunção é um termo utilizado para designar um grupo de palavras na língua portuguesa que têm a função de unir duas orações, criando uma relação entre ambas, o que ajuda a dar coesão ao texto. Você certamente faz uso de conjunções diariamente, o que ajuda a entender o conceito e também a saber quando e como aplicá-las, dando, assim, o sentido desejado ao texto redigido. Para facilitar o entendimento, veja abaixo os tipos de conjunção de acordo com sua função, além de exemplos que deixarão claro o conceito de cada uma das categorias:

  • Aditivas: e, também, bem como, não só... mas também.
  • Adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante.
  • Alternativas: ou... ou, já... já, ora... ora, quer... quer, seja...seja.
  • Conclusivas: logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim.
  • Explicativas: que, porque, porquanto, pois, isto é.
  • Integrantes: que, se.
  • Causais: porque, que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, pois que, como.
  • Comparativas: como, assim como, tal qual, tanto como.
  • Concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, posto que.
  • Condicionais: se, caso, desde, contando que, salvo se, desde que, exceto se.
  • Conformativas: conforme, como, consoante, segundo.
  • Consecutivas: que, tanto que, tão que, tal que, tamanho que, de forma que, de modo que, de sorte que, de tal forma que.
  • Temporais: quando, enquanto, agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que.
  • Finais: a fim de que, para que.
  • Proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais… mais, quanto menos... menos.

Agora que você já sabe o que são conjunções e quais são as suas possíveis funções dentro de uma frase, veja abaixo brincadeiras com conjunções que deixarão o aprendizado super divertido.

Dominó das conjunções

O dominó é um jogo bastante antigo e que todo mundo já jogou ao menos uma vez na vida. De início, devemos dividir as peças entre todos os participantes e, após o primeiro jogador colocar uma peça no tabuleiro, o próximo deverá adicionar uma segunda cujo número de bolinhas seja o mesmo de um dos dois lados da peça previamente colocada.

Exemplificando, se o primeiro jogador colocar uma peça com o número 6 de um lado e o 2 do outro, o segundo jogador terá a opção de combiná-la com outra peça que tenha um dos dois números, encostando as partes iguais. O primeiro jogador a ter colocado todas as peças no tabuleiro e a estar com as mãos vazias será o vencedor.

Apesar de clássico, o dominó pode ser repaginado e ser jogado de formas distintas, substituindo as bolinhas de 1 a 6 por outros elementos. No caso de educação infantil, você pode, por exemplo, utilizar imagens de animais para que as crianças memorizem seus nomes. Entretanto, quando tratamos de crianças mais velhas que têm aulas de português, esse pode se transformar em um jogo das conjunções. Para tal, basta que você escolha uma categoria de conjunção (por exemplo, aditivas) e a coloque nas peças para que os jogadores formem pares.

Quando estamos aprendendo sobre nossa língua, além de tudo ainda precisamos aprender como escrever cada uma das palavras, evitando erros e deixando o texto mais compreensível. Para dicas de como atingir esse objetivo, veja também como escrever sem erros ortográficos.

Brincadeiras com conjunções - Dominó das conjunções

Quiz conjunções

Como visto acima, as conjunções são divididas em categorias de acordo com sua função, ou seja, cada conjunção dá uma ideia diferente de relação entre as orações que une. Uma conjunção aditiva serve para adicionar uma ideia àquela previamente fornecida, enquanto uma conjunção adversativa serve para contrapor uma ideia à outra.

Para tornar o aprendizado divertido e competitivo, o que costuma animar os alunos, você pode, após a aula sobre a temática, fazer um jogo das conjunções em forma de quiz, no qual você dará uma conjunção e os alunos terão que adivinhar de qual categoria a conjunção em questão é. Por exemplo, se você disser "portanto", os alunos deverão responder "conclusiva".

Visando tornar o jogo mais dinâmico, você pode dividir a sala em grupos de forma que ganha aquele que fizer mais pontos. Para mais ideias de atividades de conjunção, continue lendo esse artigo.

Outro conceito que faz parte da nossa língua e que alunos costumam ter dificuldade para compreender com precisão é o da crase, que nada mais é do que a junção da regência "a" ao artigo definido "a"'. Para compreender melhor a ideia, veja também como usar crase corretamente.

Brincadeiras com conjunções - Quiz conjunções

Encontre as conjunções

Outra opção de seguir brincando com as conjunções é fazer uma espécie de jogo dos 7 erros nos quais os jogadores terão que encontrar os termos dentro de textos com conjunções coordenadas. Para tal, você pode pegar um artigo de jornal, um trecho de livro ou até mesmo redigir você mesmo os seus próprios textos com conjunções, o importante é que existam conjunções suficientes para que o jogo tenha graça, mas sem ficar fácil demais.

Se o jogo for proposto em sala de aula, você pode fazer uma dinâmica sobre conjunção de forma que todos tenham que encontrar as expressões dentro do texto e, quando acabar, fazer uma breve revisão de cada uma, fazendo com que os alunos descubram qual é o tipo de cada uma das conjunções.

Essa ideia é ótima se você procura brincadeiras com orações coordenadas, além disso, também pode servir como um exercício de leitura, já que os alunos terão que prestar bastante atenção no que estão lendo para encontrar o que procuram.

Brincadeiras com conjunções - Encontre as conjunções

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras com conjunções, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Brincadeiras com conjunções
1 de 4
Brincadeiras com conjunções

Voltar ao topo da página