Partilhar

Como fazer uma revista online

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma revista online
Imagem: revistablogosfera.com.br

Planejar e organizar uma revista pode ser, além de um passa-tempo, uma boa maneira de compartilhar com as pessoas a sua forma de pensar. A revista pode ser artesanal, ou seja, desenhada por você, podendo ser impressa ou digital; ou, se preferir, utilize programas ou plataformas disponibilizadas por sites para desenhar a sua revista. Você pode imprimir ou apenas deixá-la para ser visualizada como blog, mas com o formato de uma revista. Lembre-se que é muito mais fácil acessar um blog do que comprar uma revista.

Neste artigo, umComo te apresenta um passo-a-passo sobre como fazer uma revista online.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma resenha
Passos a seguir:
1

Crie um tema para a sua nova revista. O foco é importante, é justamente o que atrai leitores específicos; e para que os leitores possam se satisfazer com a leitura daquilo que você escreve, o texto deve ter qualidade; a melhor forma de obter esta qualidade é quando você já conhece e/ou gosta de escrever sobre este tema, assim facilita-se o processo, que às vezes pode ser trabalhoso, da escrita. O tema pode ser tanto amplo como de nicho, que agregam conteúdos horizontais e conteúdos verticais. Temas amplos ou horizontais podem ser: mulher, atualidade, literatura. Termos específicos ou verticais podem ser: gravidez, novidades tecnológicas, análises literárias de Freud.

2

O nome da revista deve, de preferência, estar de acordo com o tema. O título é o que dá a primeira noção da revista ao leitor, você pode preferir entre aqueles mais abrangentes ou os mais específicos, exatamente como dissemos anteriormente; neste caso, seria exemplo, para temas horizontais: Times, Veja, Época. Para verticais: National Geografic, Wine not (revista sobre vinhos). E a seguir, temos o nome da edição, ou seja, o tema principal ou potencialmente mais interessante da edição.

3

A organização do tema também é importante, além do que, devemos lembrar que uma revista não precisa ter apenas um foco. Por exemplo, numa revista para mulheres grávidas, as matérias podem ser separadas com temas do tipo: "alimentação do bebê", "cuidando da saúde da gestante", "cesária ou normal?", etc. É importante que o foco da publicação esteja claro e, de acordo com as normas gráficas e discursivas, não fuja demasiadamente do tema em questão.

Lembre-se que o índice vem em primeiro lugar, se você possui muitas matérias. O cólofon logo após, nele podem constar nomes como - o da própria revista, título e edição - o daqueles que trabalharam para a sua realização, redatores, designers, editores e outros responsáveis. A seguir, organize os artigos de forma que o principal, o artigo de capa, num espaço entre o meio e o final da revistas. Anúncios podem estar entre as páginas.

4

Neste etapa você decide se deseja desenhar a tua nova revista ou utilizar programas e plataformas para ajudá-lo (para este segundo caso, no final do artigo apresentamos algumas sugestões de sites que fazem-no gratuitamente). Desenhando a plataforma e a organização dos temas e matérias na revista você proporciona-a um tom mais caseiro e pessoal, podemos dizer até mais original, mas leva mais tempo e dá mais trabalho; as plataformas digitais facilitam muito este trabalho, mas nem sempre é possível deixar a revista online com a sua cara ou do jeito que você mais gostaria, eu mesmo tive esse problema ao criar um blog no wordpress e tive que recorrer à manuais de utilização, o que demandou tempo, mas nada como ver a sua página na tela do computador do jeito que você a imaginou.

Como fazer uma revista online - Passo 4
Imagem: tecnologia.culturamix.com
5

Existem diversos tipos de escrita em revistas e mesmo numa só revista, o que quero dizer, as suas matérias não precisam ser em totalidade sobre histórias, ou todas humorísticas, informativas; até na revista playboy existem diversas matérias - que quase nunca são lidas. Para agradar mais leitores ou mesmo impedir que um deles morra de tédio ao ler a sua revista, altere a visão literária; isto é algo que se consegue naturalmente quando mais de uma pessoa escreve para uma revista, mas se você vai escrever sozinho, lembre-se deste pormenor.

6

Sites para fazer a sua revista online:

  • Glossi

Glossi é um dos sites mais utilizados para criar revistas online. Possui instrumentos para diagramar páginas, alterar fontes, inserir fotos e desenhos. O cadastro é necessário.

  • Joomag

O Joomag tem a vantagem de oferecer templates e layouts. É bom para economizar tempo, e pra quem não tem criatividade, pois os usuários não precisam desenvolver a própria arte.

  • Scoop.It

O Scoop.it então, pra você que não tem nem criatividade, tempo, ou capacidade de escrita, ele basicamente faz tudo por você. Às vezes, nem escrever torna-se uma obrigação para fazer revistas através deste site, que apresenta matérias através de mecanismo de busca.

  • Fodey

O Fodey é interessante, ele cria um blog mais parecido com jornal. Mas com ele também é possível criar páginas falsas, com matérias que o próprio usuário inventa. O problema é que não é possível escrever diretamente no Fodey, pois ele usa matérias de outras páginas já indexadas, para isso, você teria que ter um blog.

  • Revista Digital Online

Revista Digital Online ou, RDO é para quem deseja realmente criar uma revista. É o mais recomendado se você deseja imprimir as matérias posteriormente e é o que mais apresenta ferramentas de personalização.

Como fazer uma revista online - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma revista online, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Como fazer uma revista online

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma revista online
Imagem: revistablogosfera.com.br
Imagem: tecnologia.culturamix.com
1 de 3
Como fazer uma revista online

Voltar ao topo da página