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Como fazer uma revista no Word

 
Por Yasmin Fonseca. 16 novembro 2020
Como fazer uma revista no Word

Se você deseja divulgar um conteúdo e acha que o formato da revista se adequa bastante bem aos seus planos, saiba que não é necessário dominar processos editoriais nem ser um grande gênio do design para conseguir montar um projeto legal. Inclusive, é possível, para isso, utilizar o bom e velho programa Word do Windows. Ainda que seja mais usualmente utilizado para a escrita de textos como trabalhos de escola e universitários, esse programa tem diversas funções que poderão ser utilizadas para criar uma revista do zero até mesmo para a criação da capa da revista.

Se você quer saber como fazer uma revista no Word, desperte seu lado criativo e leia esse artigo do umCOMO.

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Como fazer uma capa de revista no Word

Não apenas para revistas mas também para jornais, livros e outros tipos de publicação textual, a capa é a porta de entrada para todos os leitores, por isso, além de conter algumas informações sobre o que será encontrado no interior de sua revista, você também precisará focar no lado estético. Devemos pensar na capa de uma revista como a vitrine de uma loja: o desenvolvimento de uma boa capa de revista fará com que os possíveis leitores se interessem em ler seu conteúdo, assim como uma vitrine esteticamente atraente e organizada fará com que consumidores se interessem em entrar na loja.

Os elementos que deverão aparecer em sua capa são:

  • Nome da revista: escolha um nome criativo para sua revista, afinal, é esse título que ocupará a parte superior a página e que terá maior destaque. Para encontrar o nome ideal, pense no foco da revista, ou seja, na temática da qual ela tratará, seja literatura, política, esportes, etc. Então, pense em algo curto e marcante que tenha relação com o conteúdo. Os temas para fazer uma revista são os mais diversos e, digamos, você pode escrever sobre o que quiser, entretanto, é importante que a escolha seja feita também baseada em seus gostos pessoais, afinal, é muito mais prazeroso escrever sobre o que a gente conhece e gosta.
  • Imagem: você deverá escolher uma imagem para sua capa, algo que também tenha conexão com o conteúdo da revista. Vale dizer que, se você for disponibilizar o projeto online, será necessário tomar cuidado com direitos autorais de fotos e ilustrações encontradas pela Internet.
  • Chamada de artigos: além dos elementos já citados, é importante colocar na capa da revista algumas das temáticas tratadas nos artigos nela contidos, assim, o leitor poderá se interessar pelo conteúdo antes mesmo de folhear para lê-lo, sendo uma forma de atrair interessados.

Para que você saiba como fazer uma capa de revista no Word, você deverá começar pelas imagens, inserindo a que for da sua escolha. Para isso, basta ir ao menu do programa e selecionar "Inserir" e, então, "Imagem". Escolha algum arquivo salvo em seu computador e pronto! Após a inserção da imagem de capa, você terá que inserir os textos, o que engloba tanto o título quanto as chamadas dos artigos.

A inserção dos textos poderá ser feita utilizando caixas de texto, o que permite que você consiga escrever em cima da imagem e também alterar a posição de tudo que for escrito quantas vezes for necessário até encontra a posição ideal de cada elemento. Para inserir caixas de texto, basta ir novamente em "Inserir" e selecionar a opção.

Dica: observe as tonalidades da imagem de fundo de sua capa para poder selecionar uma boa cor, que se destaque, para os textos que virão em cima do desenho. É importante pensar nas combinações de cores pois uma má escolha poderá fazer com que as letras se fundam à imagem e se tornem pouco legíveis.

Como fazer uma revista no Word - Como fazer uma capa de revista no Word

Como fazer um sumário de revista no Word

Agora que você já sabe como fazer uma capa de revista no Word, é hora de começar a se dedicar ao conteúdo. O sumário é aquela parte das revistas e dos livros na qual consta tudo que poderá ser encontrado em seu interior e em que página se encontra cada conteúdo. Essa página inicial serve para exibir em ordem todos os artigos e entrevistas que poderão ser encontrados na revista, estipulando a página no qual cada um se encontra e ajudando o leitor a se localizar.

Fazer um sumário de revista no Word é bastante simples: basta inserir o título da página (ou seja, a palavra "Sumário") no topo e, no corpo do texto, escrever o título de cada um dos artigos encontrados na revista, colocando logo a seguir o número da página em que o texto se encontra. Essa é a parte mais simples da elaboração de uma revista e é muito provável que você já tenha visto diversos sumários por aí, o que facilita bastante sua criação.

Se, além de ter seus artigos impressos, você também desejar aprender como elaborar uma revista digital, veja também como fazer uma revista online e confira se é necessário adaptar seu projeto à plataforma.

Como fazer uma revista no Word - Como fazer um sumário de revista no Word

Como diagramar uma revista

Se você quer saber como fazer uma revista no Word, é importante também saber o layout ideal para revista Word, afinal, ainda que não exista um formato específico, é importante seguir algumas regras para tornar a leitura dos textos mais agradável e interessante. Veja abaixo dicas sobre como diagramar uma revista:

  • Justifique o texto: justificar um texto nada mais é do que alinhá-lo com as bordas da página, fazendo com que ocupe a linha inteira e tornando a página esteticamente mais organizada.
  • Dê espaçamento de 1,15 ou 1,5: o espaçamento é uma ferramenta do Word que distancia as linhas de um texto uma das outras, o que nos ajuda na leitura pois evitamos a confusão de frases e conseguimos ler de forma mais fluída. Todos os livros que você tem um espaçamento entre linhas, pois é importante para ajudar na leitura.
  • Enumere páginas: a enumeração é outra ferramenta importante para a organização da revista, além de permitir que o leitor descubra exatamente onde encontrar o que procura quando ler o sumário.
  • Use mais de uma coluna: a maior parte dos textos é escrita ocupando toda uma página em uma só coluna, entretanto, é muito comum que jornais e revistas os dividam em 2 ou 3 colunas. Essa não é uma obrigação no sentido de fazer parte do formato revista Word, entretanto, deixará sua revista com mais cara de revista.
  • Imprima ambos os lados da folha: se for imprimir sua revista, não se esqueça de selecionar a opção de impressão dos dois lados da folha, assim como se faz com uma revista adquirida em banca.
  • Escolha uma fonte simples: ainda que existam diversos tipos de fonte disponíveis no Word, é importante escolhermos algo simples e profissional. Se estiver indeciso, a Arial e a Times New Roman são sempre uma boa pedida.

Se você quer saber como fazer uma revista no Power Point, o procedimento será similar, entretanto, o programa não possui algumas das ferramentas citadas que podem ser encontradas no Word. O mesmo vale para como fazer um livro no Word, ou seja, você precisará adaptar o projeto. E se a ideia é criar um livro, mas não sabe por onde começar, te ajudamos a dar o pontapé inicial com o nosso artigo como começar a escrever um livro.

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