Jornalismo

Como fazer uma revista no Word

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 16 novembro 2020
Como fazer uma revista no Word

Se você deseja divulgar um conteúdo e acha que o formato da revista se adequa bastante bem aos seus planos, saiba que não é necessário dominar processos editoriais nem ser um grande gênio do design para conseguir montar um projeto legal. Inclusive, é possível, para isso, utilizar o bom e velho programa Word do Windows. Ainda que seja mais usualmente utilizado para a escrita de textos como trabalhos de escola e universitários, esse programa tem diversas funções que poderão ser utilizadas para criar uma revista do zero até mesmo para a criação da capa da revista.

Se você quer saber como fazer uma revista no Word, desperte seu lado criativo e leia esse artigo do umCOMO.

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Índice

  1. Como fazer uma capa de revista no Word
  2. Como fazer um sumário de revista no Word
  3. Como diagramar uma revista

Como fazer uma capa de revista no Word

Não apenas para revistas mas também para jornais, livros e outros tipos de publicação textual, a capa é a porta de entrada para todos os leitores, por isso, além de conter algumas informações sobre o que será encontrado no interior de sua revista, você também precisará focar no lado estético. Devemos pensar na capa de uma revista como a vitrine de uma loja: o desenvolvimento de uma boa capa de revista fará com que os possíveis leitores se interessem em ler seu conteúdo, assim como uma vitrine esteticamente atraente e organizada fará com que consumidores se interessem em entrar na loja.

Os elementos que deverão aparecer em sua capa são:

  • Nome da revista: escolha um nome criativo para sua revista, afinal, é esse título que ocupará a parte superior a página e que terá maior destaque. Para encontrar o nome ideal, pense no foco da revista, ou seja, na temática da qual ela tratará, seja literatura, política, esportes, etc. Então, pense em algo curto e marcante que tenha relação com o conteúdo. Os temas para fazer uma revista são os mais diversos e, digamos, você pode escrever sobre o que quiser, entretanto, é importante que a escolha seja feita também baseada em seus gostos pessoais, afinal, é muito mais prazeroso escrever sobre o que a gente conhece e gosta.
  • Imagem: você deverá escolher uma imagem para sua capa, algo que também tenha conexão com o conteúdo da revista. Vale dizer que, se você for disponibilizar o projeto online, será necessário tomar cuidado com direitos autorais de fotos e ilustrações encontradas pela Internet.
  • Chamada de artigos: além dos elementos já citados, é importante colocar na capa da revista algumas das temáticas tratadas nos artigos nela contidos, assim, o leitor poderá se interessar pelo conteúdo antes mesmo de folhear para lê-lo, sendo uma forma de atrair interessados.

Para que você saiba como fazer uma capa de revista no Word, você deverá começar pelas imagens, inserindo a que for da sua escolha. Para isso, basta ir ao menu do programa e selecionar "Inserir" e, então, "Imagem". Escolha algum arquivo salvo em seu computador e pronto! Após a inserção da imagem de capa, você terá que inserir os textos, o que engloba tanto o título quanto as chamadas dos artigos.

A inserção dos textos poderá ser feita utilizando caixas de texto, o que permite que você consiga escrever em cima da imagem e também alterar a posição de tudo que for escrito quantas vezes for necessário até encontra a posição ideal de cada elemento. Para inserir caixas de texto, basta ir novamente em "Inserir" e selecionar a opção.

Dica: observe as tonalidades da imagem de fundo de sua capa para poder selecionar uma boa cor, que se destaque, para os textos que virão em cima do desenho. É importante pensar nas combinações de cores pois uma má escolha poderá fazer com que as letras se fundam à imagem e se tornem pouco legíveis.

Como fazer uma revista no Word - Como fazer uma capa de revista no Word

Como fazer um sumário de revista no Word

Agora que você já sabe como fazer uma capa de revista no Word, é hora de começar a se dedicar ao conteúdo. O sumário é aquela parte das revistas e dos livros na qual consta tudo que poderá ser encontrado em seu interior e em que página se encontra cada conteúdo. Essa página inicial serve para exibir em ordem todos os artigos e entrevistas que poderão ser encontrados na revista, estipulando a página no qual cada um se encontra e ajudando o leitor a se localizar.

Fazer um sumário de revista no Word é bastante simples: basta inserir o título da página (ou seja, a palavra "Sumário") no topo e, no corpo do texto, escrever o título de cada um dos artigos encontrados na revista, colocando logo a seguir o número da página em que o texto se encontra. Essa é a parte mais simples da elaboração de uma revista e é muito provável que você já tenha visto diversos sumários por aí, o que facilita bastante sua criação.

Se, além de ter seus artigos impressos, você também desejar aprender como elaborar uma revista digital, veja também como fazer uma revista online e confira se é necessário adaptar seu projeto à plataforma.

Como fazer uma revista no Word - Como fazer um sumário de revista no Word

Como diagramar uma revista

Se você quer saber como fazer uma revista no Word, é importante também saber o layout ideal para revista Word, afinal, ainda que não exista um formato específico, é importante seguir algumas regras para tornar a leitura dos textos mais agradável e interessante. Veja abaixo dicas sobre como diagramar uma revista:

  • Justifique o texto: justificar um texto nada mais é do que alinhá-lo com as bordas da página, fazendo com que ocupe a linha inteira e tornando a página esteticamente mais organizada.
  • Dê espaçamento de 1,15 ou 1,5: o espaçamento é uma ferramenta do Word que distancia as linhas de um texto uma das outras, o que nos ajuda na leitura pois evitamos a confusão de frases e conseguimos ler de forma mais fluída. Todos os livros que você tem um espaçamento entre linhas, pois é importante para ajudar na leitura.
  • Enumere páginas: a enumeração é outra ferramenta importante para a organização da revista, além de permitir que o leitor descubra exatamente onde encontrar o que procura quando ler o sumário.
  • Use mais de uma coluna: a maior parte dos textos é escrita ocupando toda uma página em uma só coluna, entretanto, é muito comum que jornais e revistas os dividam em 2 ou 3 colunas. Essa não é uma obrigação no sentido de fazer parte do formato revista Word, entretanto, deixará sua revista com mais cara de revista.
  • Imprima ambos os lados da folha: se for imprimir sua revista, não se esqueça de selecionar a opção de impressão dos dois lados da folha, assim como se faz com uma revista adquirida em banca.
  • Escolha uma fonte simples: ainda que existam diversos tipos de fonte disponíveis no Word, é importante escolhermos algo simples e profissional. Se estiver indeciso, a Arial e a Times New Roman são sempre uma boa pedida.

Se você quer saber como fazer uma revista no Power Point, o procedimento será similar, entretanto, o programa não possui algumas das ferramentas citadas que podem ser encontradas no Word. O mesmo vale para como fazer um livro no Word, ou seja, você precisará adaptar o projeto. E se a ideia é criar um livro, mas não sabe por onde começar, te ajudamos a dar o pontapé inicial com o nosso artigo como começar a escrever um livro.

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