Partilhar

Como fazer um jornal no Word

 
Por Yasmin Fonseca. 16 fevereiro 2021
Como fazer um jornal no Word

O jornal é um tipo de publicação periódica que, assim como todas as outras, tem suas funções e regras de formatação. Isso significa que você poderá criar um jornal com a temática que desejar, sendo necessário, para isso, apenas que siga alguns passos para que a publicação não apenas tenha qualidade, mas que também se enquadre dentro do gênero. Esse é um dos tipos de publicação com o qual temos bastante contato, entretanto, para quem nunca teve que criá-lo do zero, pode ser um pouco difícil saber por onde começar.

Se você quer saber como fazer um jornal no Word, leia esse artigo do umCOMO pois aqui te ensinaremos tudo que você precisa saber acerca do assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma revista no Word

Como fazer a capa de um jornal no Word

Se você se pergunta como fazer um jornal no Word a capa será, provavelmente, o primeiro item a pensar. Ela é o primeiro ponto de contato de seu leitor com o jornal. Assim, você não deve economizar tempo na hora de elaborá-la. Existem dois elementos essenciais na capa de um jornal: o nome do jornal, a manchete e os títulos mais importantes.

Em relação ao nome do jornal, caso seu jornal tenha uma temática específica, pense em um termo que remeta a essa temática. Assim, seu leitor saberá logo de cara sobre o que se trata o periódico, podendo causar interesse logo no primeiro contato e atrair pessoas que gostem do assunto ou posicionamento.

Você poderá inserir o título simplesmente digitando-o no começo da página inicial, valendo a pena escolher uma fonte maior do que a padrão do Word (12pt) para dar destaque. Ainda falando sobre a fonte do título do jornal, enquanto os textos devem estar padronizados de forma simples, no título da capa você poderá ousar e escolher fontes diferentes, além de selecionar cores criativas que combinem com a energia que você quer passar e que estejam de acordo com a sua identidade visual.

Agora que você já tem o título, deverá escolher os títulos mais relevantes desta edição do jornal para que apareçam na capa. Uma boa ideia é resumi-las de forma a não tomarem muito espaço, afinal, o ideal é colocar mais de um título, além da manchete, nessa folha inicial. Para conseguir colocar as imagens em uma posição exata, você deverá ir em "Inserir" > "Caixa de texto" e, após, bastará controlar seu tamanho e posição com o mouse.

Inserindo imagens no seu jornal no Word

Tanto na capa do jornal quanto no seu interior, é bastante interessante que você insira imagens para ilustrar as notícias sobre as quais está tratando. Assim, você tornará a experiência de seu leitor mais dinâmica e divertida. Além disso, saiba que adicionar imagens à capa do jornal é uma forma de chamar a atenção do leitor, o que poderá aumentar o número de pessoas interessadas em seu conteúdo.

É fácil encontrar ilustrações para suas manchetes, você poderá usar qualquer site de pesquisa, como é o caso do Google. Digite termos relacionados à notícia e escolha aquela imagem que mais te agradar. Caso o jornal vá ficar público na Internet, é bom você utilizar a ferramenta de limitação dos resultados para usar imagens livres de direitos autorais, assim, você poderá selecionar apenas fotos ou desenhos que estejam liberadas para utilização.

Para adicionar as imagens salvar em sua capa, basta ir em "Inserir" > "Imagens" > "Imagens do Arquivo". Assim que a imagem aparecer na tela, você deve controlar sua posição e tamanho utilizando o mouse.

Artigos

Para descobrir como fazer um jornal no Word, o mais importante no fim das contas será aprender a elaboração dos artigos. Lembre-se que jornais são periódicos que contêm textos informativos, assim, apegue-se ao informativo, evitando que todos os textos envolvam a opinião do autor, isso pode acontecer em uma coluna, por exemplo, mas não em todo o jornal.

Cada tipo de texto exige habilidades e composições diferentes, por isso, é comum que se tenha um pouco de dificuldade em saber exatamente o que e como escrever quando nos deparamos com um gênero com o qual não estamos acostumados. Se o conteúdo do seu jornal ainda está em produção e o(s) redator(es) estiverem precisando de ajuda para elaborá-los, veja também como redigir uma notícia para um jornal.

Como formatar um jornal no Word

Quando fazemos publicações, visamos sempre que nosso trabalho seja visto pelo maior número possível de pessoas, por isso, existem algumas regras que devem ser seguidas para facilitar o contato do leitor com o texto, tornando a leitura agradável, além de deixar o texto com uma estética atrativa.

  • Fonte: escolha fontes simples e clássicas como a Arial ou a Times New Roman, valendo deixar os títulos de notícias em negrito. Em relação ao tamanho, use 12pt e, para notas de rodapé, tamanho sempre inferior ao do corpo do texto, nesse caso, o ideal é o tamanho 10pt; no caso dos títulos, você poderá utilizar um tamanho maior, como o 14 ou 16pt.
  • Espaçamento: essa configuração é essencial para facilitar a leitura, afinal, evita que o leitor acabe por confundir linhas e se perder no texto. Use espaçamento 1,5. Tanto as configurações de fonte quanto de espaçamento podem ser encontradas na página inicial do Word, na parte superior da tela.
  • Colunas: para deixar seu jornal com uma aspecto mais característico, uma dica legal é deixar os textos dispostos em mais de uma coluna na página. Você poderá fazer isso indo em Layout > Colunas e selecionando o número que deseja, sendo duas ou três as melhores opções.

Algo legal mas não obrigatório que você poderá adicionar em seu jornal é o índice, ou seja, aquela folha que fica no início de publicações e que nos diz não apenas o que encontraremos no interior do jornal mas também em que página está cada notícia. Para saber como construir esse guia para seu leitor, veja também como inserir índice no Word.

Caso você esteja buscando este conteúdo para um trabalho da escola e se pergunte como fazer um jornal escolar no Word, siga todas essas dicas e trabalhe com afinco no conteúdo dos seus artigos.

Jornal pronto para editar Word

Se você achou muito trabalhoso começar um jornal do zero e prefere encontrar download de jornal pronto para editar, pode comemorar pois também temos a solução. Visando facilitar a vida de quem procura toda a estrutura de um jornal já montada para fazer um projeto de escola ou qualquer outro que não exija sua criatividade do começo ao fim, você poderá acessar sites que forneçam exatamente esse tipo de arquivo, o que te poupará tempo e esforço.

Para encontrar arquivos previamente elaborados, acesse o FlipSnack e descubra diversos modelos de jornal já feitos e prontos para ser usados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jornal no Word, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um jornal no Word
Como fazer um jornal no Word

Voltar ao topo da página