Partilhar
Partilhar em:

Como fazer uma análise crítica de um artigo

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (523 votos)
22 comentários
55 vezes partilhado
 
Fonte: noticias.universia.com.br

Quando aprender a analisar os textos de forma crítica, poderá aplicar essa habilidade nas tarefas de escrita sobre qualquer tema, desde literatura mundial até ciências da terra. A análise de um texto, seja um romance, um artigo científico ou um ensaio, obriga a ler de forma ativa, anotar e responder a perguntas básicas sobre o conteúdo. Quando alguém lê por entretenimento ou até mesmo para se instruir sobre alguma coisa, existe a tendência em aceitar e interiorizar o texto sem questionar sua credibilidade ou importância. Com a leitura crítica, no entanto, é necessário questionar tudo para chegar às suas próprias conclusões sobre a importância e significado dos conteúdos. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer uma análise crítica de um artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer um artigo científico
Instruções:
1

Leia o artigo uma vez para ter uma ideia geral sobre o conteúdo, propósito do autor e conclusões que o texto sugere. Relaxe um pouco quanto à crítica, de forma que você possa entender o artigo da forma que o autor pretende. Compreender o texto a partir da perspectiva do autor servirá para formar seu argumento mais tarde.

2

Anote suas ideias sobre o artigo na segunda leitura, citando as contradições, afirmações que possam ser discutidas e temas interessantes. A análise crítica de um artigo após a primeira leitura é difícil de conseguir porque o processamento de um texto desconhecido pede por conexões que podem não ser evidentes na primeira vez. Mantenha distância suficiente do texto durante as leituras posteriores para distinguir entre as ideias do autor e a sua própria opinião sobre essas ideias.

Fonte: drean-candy.blogspot.pt
3

Responda a perguntas específicas sobre o artigo, que incluam a identificação da ideia do autor e seu propósito. Para analisar o artigo, devem ser determinadas as perguntas ou as teorias que os autores propõem, assim como os detalhes ou pontos que apoiam seu argumento. Tenha em conta a conclusão do autor sobre o tema estudado e articule com suas próprias palavras o que o autor está tentando dizer. Após analisar o artigo, você estará melhor preparado para a crítica do texto.

4

Decomponha a análise do artigo. Procure omissões na apresentação, por exemplo, se o autor apresentou e negou com sucesso os pontos de vista opostos. Decida se você sente que o autor conseguiu provar de forma suficiente os pontos essenciais de seu artigo. Identifique os pontos fortes e os fracos no conteúdo e organização do ensaio. Talvez o autor apresente ideias baseadas na hipótese hereditária que deixa de reconhecer ou validar.

5

Articule sua reação crítica à redação, falando sobre os pontos de acordo ou desacordo. Seu trabalho como leitor crítico é apresentar um resumo da informação dos ensaios analisados, seguido da interpretação do significado do autor. Realize e apresente este aspecto de seu trabalho para que possa avaliar de forma inteligente e eficaz o texto baseado em sua análise.

6

Apresente sua crítica no formato atribuído. Quando lhe for atribuído um artigo para fazer uma análise crítica, o produto final de seu trabalho normalmente deve ser apresentado também em forma de artigo. Apesar de seu trabalho na crítica de um artigo não ser resumir o texto estudado, é necessário proporcionar à audiência uma breve explicação do conteúdo do ensaio.

7

Organize seu trabalho para introduzir ao público as ideias do autor antes de apresentar uma interpretação formada das ideias e sua resposta crítica à interpretação. Inclua trechos do texto para demonstrar a intenção do autor e apresente evidência textual que apoie seu argumento ou ponto de vista.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer uma análise crítica de um artigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos
  • Na apresentação de uma análise crítica de um artigo, apresente um argumento claro e evite frases como "na minha opinião" ou "penso que", o que fragilizar o seu argumento.
Comentários (22)

Escrever comentário sobre Como fazer uma análise crítica de um artigo

22 comentários
A sua avaliação:
luiz merlo junior
muito bom para quem está iniciando esta atividade.
Anny Cariny
Obrigada, pelo esclarecimento!
Editor umComo.com.br
Oi Anny! Que bom que a matéria foi útil. Continue acompanhando nossas dicas!
Domingos Boana
Boa tarde gente boa, so agradeco pela informacao e ainda preciso mais saber sobre analise critica em particular assim como ter conhecimento deste artigo visto que e muito interessante, muito grato ajudem-me por favor.
A sua avaliação:
Maria
Uma frase sobre o titulo "elaborar a critica e um artigo cientifico " e uma sobre "Implementação de um sistema de regas "
A sua avaliação:
Marcio Pedro
Parabéns! Estou realizando uma seleção de Doutorado onde possivelmente farei uma análise crítica e este artigo está me ajudando muito. Obrigado.
Sara Viega
Oi Marcio! Que bom saber que a informação está sendo útil para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
sakahombo pinto
como fazer uma analise de trabalho
A sua avaliação:
Ricardo
Obrigado. Conteúdo muito didático.
Sara Viega
Oi Ricardo! Que bom saber que o conteúdo foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Nádia Pascoal
como fazer uma análise de um programa radiofónico
A sua avaliação:
Onésimo
Obrigado pela orientação
Sara Viega
Oi Onésimo! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ANITA
Obrigada pela orientação.
Sara Viega
Oi Anita! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Fonte: noticias.universia.com.br
Fonte: drean-candy.blogspot.pt
1 de 2