Como elaborar um relatório analítico
Quando se quer analisar um pensamento, ideia ou tese por escrito, elabora-se um relatório analítico. Muito realizado tanto no mundo acadêmico como no trabalhista, em que são estudados problemas, estratégias de melhoria e é meticulosamente analisado o contexto da ideia. Se você tem alguma dúvida de como fazer um relatório analítico dos mais profissionais, em umComo.com.br mostramos-lhe como fazê-lo.
Passos a seguir:
Analise a ideia, a tese ou pensamento que se quer estudar a fundo. Leia sobre ela, informe-se com livros, documentários e todo o tipo de pensamentos suscitados a esse respeito.
Escreva de uma forma objetiva, sem expor seu pensamento, sobre a ideia em questão. O que é, que significado teve ao longo da história, evolução, etc.
A seguir, faça uma exposição de todas aquelas teses contrárias à ideia que está estudando. A partir do pensamento e crença, sempre bem fundamentados e racionalizados, que contestem esta ideia, crie também uma antítese.
Dê muitos exemplos de críticas à sua ideia ou pensamento, tantos quanto puder, e se possível de personalidades importantes. Cite a bibliografia de onde tira estes pensamentos.
Com a tese e antítese do problema, crie seu próprio pensamento. Redija dando sua opinião, através de tudo o exposto anteriormente. Diga o que você acha realmente da questão, se concorda ou não, e o motivo. Você deve ser o mais racional possível e demonstrar a todo o momento seus argumentos.
Uma vez terminada, revise bem a sintaxe de seu texto, além da ortografia. Tente que fique o melhor texto possível, já que assim terá mais credibilidade.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como elaborar um relatório analítico, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.
Conselhos
- Informe-se muito sobre o tema a ser tratado.
- Leia muito e assim poderá desenvolver seu pensamento crítico e reflexivo.