Partilhar

Qual a diferença entre índice e sumário

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre índice e sumário
Imagem: tudonanecessaire.com

Para definir a diferença entre índice e sumário, neste artigo, vamos utilizar a norma da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas que é o que nos dá uma noção do que é ou não é mais correto em algumas de nossas dúvidas da língua portuguesa. É muito comum pessoas apresentarem a dúvida entre a diferença de índice e sumário, então umComo preparou este artigo para que você descubra para que serve cada coisa, continue lendo.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre revolução e golpe?

Sumário

O sumário é definido pela ABNT como a enumeração de todas as divisões textuais, que podem ser capítulos por exemplo, ou seções das demais partes do trabalho da mesma ordem que se apresentam no texto. Muitas vezes o sumário é o que autores equivocadamente chamam de índice.

Na estrutura de um texto ou de um relatório, no caso de um trabalho escolar por exemplo, o sumário se encontra no início, antes mesmo da introdução e como elemento pré-textual a sua presença é obrigatória. A obrigatoriedade se dá quando o seu professor pede um trabalho seguindo as normas ABNT, ou em caso de livros, que também seguem essa norma.

Qual a diferença entre índice e sumário - Sumário
Imagem: bibliofree.files.wordpress.com

Índice

O índice é toda uma lista de artigos enumerados dentro do texto, por exemplo, quando no texto se encontra uma palavra que o autor julga de difícil entendimento, ele então enumera-a e no final do texto, no índice ele coloca o significado para informar o leitor. A localização e critério das palavras enumerada são determinadas pelo autor, mas segundo a norma ABNT o índice deve estar no final do texto, desta forma sendo um elemento pós-textual de presença opcional.

Existem alguns tipos diferentes de índice e os mais comuns são:

  • Índice cronológico – aquele que agrupa nomes e fatos importantes do texto em ordem cronológica de anos, períodos ou épocas.
  • Índice onomástico – aquele que organiza em ordem alfabética os autores, ou os personagens ou as autoridades citadas ao longo do texto.
  • Índice remissivo – aquele que organiza em ordem alfabética os assuntos tratados no texto.

É possível encontrar textos ou livros com mais de um índice e eles podem ser tipos diferentes de índices, pode acontecer em textos muito extensos e o índice neste caso facilita a leitura. É muito comum encontrar índices em enciclopédias de todos os tipos mas, nestes casos é mais comum encontrarmos índices remissivos para facilitar a localização dos demais volumes da obra.

A NBR 6034 estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices e a NBR 6027 estabelece os requisitos para apresentação de sumário.

Qual a diferença entre índice e sumário - Índice
Imagem: bibliofree.files.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre índice e sumário, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre índice e sumário

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a diferença entre índice e sumário
Imagem: tudonanecessaire.com
Imagem: bibliofree.files.wordpress.com
Imagem: bibliofree.files.wordpress.com
1 de 3
Qual a diferença entre índice e sumário

Voltar ao topo da página