Ciências Políticas

Qual a diferença entre revolução e golpe?

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 setembro 2020
Qual a diferença entre revolução e golpe?
Imagem: ocafezinho.com

A revolução é uma forma de transformação na sociedade na qual um povo vive de uma forma profunda. Nas suas grandes proporções costuma afetar desde a estrutura governamental até algumas leis vigentes. Também se caracteriza por ser uma mudança de baixo pra cima - explicaremos mais a frente - partindo das classes e castas mais populares e visando mudar o topo, as elites e os políticos.

O golpe também é uma transformação, mas se difere pelo fato de não ser tão profundo, mantendo algumas das leis e estruturas políticas, e de costume parte das elites, sejam elas militares, econômicas ou políticas, justamente pelo fato de não possuírem o apoio de uma maioria quantitativa e democrática.

Revolução ou golpe? Neste artigo de umComo nós trazemos-lhe a resolução por traz desta pergunta dando alguns exemplos históricos como no caso do Brasil dos anos 60, respondendo a pergunta: qual a diferença entre revolução e golpe?

Também lhe pode interessar: O que é Populismo

As formas de transformação de uma sociedade

Para entender melhor o funcionamento do processo de transformação de uma sociedade, vamos explicar como elas ocorrem, ou melhor, de onde elas partem. As mudanças sociais podem partir de baixo para cima ou de cima para baixo, mas o que seria isso?

Ao pensarmos numa sociedade como uma piramide, deparar-nos-emos com a sua forma triangular, possuindo uma base mais extensa e um topo mais estreito. Mas estamos ainda falando de uma realidade quantitativa, ou seja, da quantidade de pessoas. Cada cabeça vale um voto; quem tem mais pessoas tem mais poder. Devemos entender este conceito para podermos diferenciar as mudanças de baixo para cima com as de cima para baixo.

A mudança de baixo para cima é mais democrática; parte do povo, das classes mais baixas. Desta forma, faz a vontade da maioria quantitativa.

Já a mudança de cima para baixo parte do topo, das elites; dos que tem poder não por maioria quantitativa mas sim por poder de influência, que se obtém pela força, dinheiro ou uma junção das duas coisas somadas com um pouco de malandragem, como é relacionadamente o caso dos militares, das elites ou dos políticos.

Principais diferenças entre a revolução e o golpe

Ao entender estes dois pontos, podemos explicar quais as principais diferenças entre revolução e golpe.

A Revolução é aquela que parte das classes mais baixas, as suas mudanças são mais profundas pois costumam surgir em momentos críticos. Como vimos no exemplo da Revolução Francesa de 1789, em que a transformação partiu pelo povo e para o povo, pela maioria para a democracia.

O Golpe é aquele que parte das classes mais altas, é anti-democrático e serve para cumprir o desejo de uma minoria com poder. Ele não costuma alterar todas as estruturas políticas pois na maioria das vezes ele precisa delas. Como exemplo temos o Golpe Militar de 1964, que podemos citar o fato de que a maioria dos políticos que estavam em vigor antes do golpe, continuaram em vigor após o seu acontecimento, é claro, sobre saia justa dos militares. Porém, um golpe nem sempre possui todo e somente apoio das elites, no mesmo exemplo do golpe brasileiro nós tínhamos a marcha da família com deus, que agregava pessoas de ideologia conservadora aprovando o golpe.

Como último exemplo de diferença nos podemos citar os "pra quês": no caso das revoluções existe a busca por um avanço, pelo progresso; nos golpes o que se busca é o conservadorismo, o retrocesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre revolução e golpe?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Joaquim Cornelio
gostei desse artigo, a fina a diversidade cultural pensava que fosse só nas etnias,mais há uma parte muito importante no uso das tecnologias, que nos difere de outras culturas.
Imagem: ocafezinho.com
Qual a diferença entre revolução e golpe?