Partilhar

O que é Populismo

Por Nicolas Santos. Atualizado: 2 julho 2018
O que é Populismo

O Populismo se trata de uma forma de exercer o poder, não pode ser considerado um modelo político ou um sistema político, pois não agrega todo um partido e sim um indivíduo, no caso, o que possui o maior poder, como um presidente ou ministro, que resolve adotar medidas populistas. Essas medidas consistem em governar para o povo, porém, com um toque de individualismo e autoritarismo.

No Brasil tivemos um exemplo de populismo no governo de Getúlio Vargas, por este motivo, torna-se mais fácil o entendimento de como funciona essa metodologia. Neste artigo umComo explica o que é populismo.

Também lhe pode interessar: O que é privatização

Contexto social para o surgimento do Populismo

Como foi dito, por mais que o populismo se trate de uma forma popular de governar ele não deixa de ser autoritário e individualista. Por conta disso, é constantemente criticado pelos intelectuais de esquerda pelo fato de que ele utiliza de ideologias populares como um cabresto ou venda, para cegar e ludibriar o povo enquanto o próprio governo "faz o que quer".

O contexto histórico em que o populismo surgiu no Brasil foi num momento de constantes imigrações, da parte das zonas mais pobres, para os grandes centros. Os imigrantes, ao chegar nas cidades onde tudo acontecia, com o furor do momento, acabavam por se sentirem perdidos ou inferiores. Naturalmente, essas pessoas acabavam por se tornar "massa de manobra" para os políticos de medidas populistas. Buscavam por um líder, por um "pai", que os guiasse pelo caminho certo e que lutasse por eles.

É importante lembrar que apesar do líder populista se dizer "pai dos pobres" a sua forma de governar nunca condiz com o seu discurso, existem claras diferenças, mesmo nos governos autoritários, entre aqueles que se dizem mas não fazem, e que se dizem e realmente trazem algum benefício para as classes menos favorecidas. Com base nisso, partiremos para a explicação de outra característica populista.

O que é Populismo - Contexto social para o surgimento do Populismo
Imagem: voxeurop.eu

O conceito de líder popular

Usando novamente o exemplo de Getúlio Vargas, vamos explicar agora como é que o populismo fazia para ter este contato com o povo, transformando o líder autoritário em um cidadão, um cordeiro.

Além do frequente uso da publicidade, o líder populista também fazia contato direto com o povo. Geralmente em grandes cidades, justamente pelo fato de serem grandes, realizava conferencias e discursos em ruas ou avenidas. Sorria e falava com calma para criar a sensação de proximidade com a população, principalmente a mais pobre, que nesse contexto histórico era a maioria.

Na cronologia da história da democracia, o populismo surge ainda no estágio de engatinhamento. Os políticos precisavam dos votos para se eleger, para isso, aderiam ao modo mais popular de governar, justamente para atrair eleitores. É comum encontrarmos governos populistas nos países onde a diferença de classes é muito grande; onde existem muitos pobres e imigrantes, que podem ser enganados com mais facilidade.

Veja também: Qual a diferença entre revolução e golpe

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Populismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre O que é Populismo

O que lhe pareceu o artigo?

O que é Populismo
Imagem: voxeurop.eu
1 de 2
O que é Populismo

Voltar ao topo da página