Linguística

O que são migrantes

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que são migrantes
Imagem: portalum.com.br

O migrante é um indivíduo que se desloca dentro de um espaço geográfico, o ato é chamado de migração ou fluxo migratório. Toda migração pode ser temporária ou permanente (como os nômades) e pode ser desencadeada por motivos políticos (guerras, regimes autoritários), religiosos, culturais, econômicos (crises ou pobreza) ou naturais (como os desastres naturais).

Dentro de um país, a migração por questões econômicas é a mais recorrente, e é também a que mais exerce influência sobre a população. É a migração de pessoas para um local onde se concentram as oportunidades de trabalho, como a migração de quem sai do campo para ir à cidade. Neste artigo, umComo explica com detalhes o que são migrantes.

Também lhe pode interessar: O que é privatização

Formas de migração - Migrações internacionais

As migrações podem ser divididas em diversas "vertentes", que podem ser classificadas, em primeiro lugar, como internacionais ou internas. Isto é, aquelas que cruzam fronteiras nacionais e aquelas que cruzam fronteiras menores, como as regionais, estaduais, entre cidades e bairros. Classifiquemos:

Migrações internacionais:

  • Imigração - É quando ocorre a entrada de indivíduos ou grupos em outro país. O imigrante é aquele que, para você no Brasil, por exemplo, veio de outro país e pretende fixar estadia e vida social no país adotivo.
  • Emigração - A emigração é o contrário, ocorre quando há saída de um indivíduo ou grupo do país. Para você, do ponto de vista do Brasil, por exemplo, um emigrante é aquele que saiu do seu país para tentar ganhar a vida e fixar residência em outro país.

Para saber mais, leia nosso artigo sobre a diferença entre emigrante e imigrante.

Formas de migração - Migrações internas

  • Migração sazonal - Este tipo de migração está ligada a fenômenos naturais (sazonais) como as estações do ano, o migrante, neste caso, sai do seu campo ou cidade natural durante um determinado período do ano, retornando mais tarde. Exemplo: um migrante que sai do nordeste nas estações de seca.
  • Migração pendular - No fluxo de migração pendular o migrante sai de sua cidade por um período do dia, voltando no final do mesmo. Exemplo: Um trabalhador que mora numa cidade e trabalha noutra.
  • Migração urbana - É quando um indivíduo muda de uma cidade para a outra, neste caso, a mudança é mais permanente se comparada com a migração pendular.
  • Migração urbano-rural - É a mudança de indivíduos ou grupos de indivíduos da cidade para o campo.
  • Êxodo rural - Também pode ser chamado de migração rural-urbana e está ligado ao migrante que vai da zona rural para a cidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são migrantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: portalum.com.br
O que são migrantes