Literatura

O que significa etc.?

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 1 fevereiro 2018
O que significa etc.?

"Etc" é uma expressão muito comum, seja na oralidade ou na escrita. Apesar de ter origem no latim, esta expressão é usada em todo o mundo, inclusive na língua portuguesa e até mesmo no inglês. Certamente você já escutou alguém falando essa abreviatura ou leu na escola, no livro que está lendo ou em qualquer outro lugar. Embora seja bem comum, é normal saber como esta palavra é usada mas não saber o seu verdadeiro significado ou origem. Para saber o significado de etc. e descobrir como pode usar esta abreviatura sem fazer feio, continue lendo esse artigo do umCOMO: O que significa etc.?

Também lhe pode interessar: O que significa carta branca

Índice

  1. Significado de etc.
  2. Etc. - como usar?
  3. Etc. ou etc?
  4. Etc. - "end of thinking capacity"?
  5. Significado de outras abreviaturas

Significado de etc.

Tentando saber o que significa etc.? A expressão é a abreviação da expressão et cetera, do latim (também pode ser grafado como et coetera), que significa "e assim por diante". Do latim, et quer dizer "e" e cetera quer dizer "o resto" ou "o resto das coisas". É muito comum encontrarmos o etc. em textos de livros ou na internet, de qualquer forma, se você quiser saber mais sobre como e quando usá-lo eo que significa etc. em inglês e no resto do mundo,continue lendo.

Etc. - como usar?

A abreviatura etc. é utilizada para abreviar uma enumeração de itens, para dar sentido de continuidade. Quando se encontra o "e" do etc. quer dizer que ainda existem itens que fazem parte daquela sequência, mas que não foram citados. E como explicamos, o "e" vem de "et", que significa "e", por isso, não há necessidade de escrever "e" antes do etc. pois isto poderia ser classificado como pleonasmo.

Algumas dúvidas podem surgir no uso da virgula antes do etc., como este item aparece em último lugar da sua sequência de palavras, algumas pessoas decidem por utilizar o "e" antes do etc. Ambos podem ser utilizados, embora a maioria das pessoas utilize a vírgula antes do etc:

  • "Laranja, kiwi, limão, abacaxi, etc."

Não se devem utilizar reticências "..." após o etc., uma vez que isto seria considerado como redundância. Ambos tem a mesma função, portanto, você pode construir a frase desta forma:

  • "Laranja, kiwi, limão, abacaxi..."

Neste caso, não existe necessidade de reforçar a ideia, sendo que o uso do "etc." será suficiente!

Etc. ou etc?

Na hora de usar esta expressão, muitas pessoas acabam por esquecer de usar corretamente. O etc. deve ser utilizado com um ponto final no final da palavra, por se tratar de uma abreviatura. Quando o etc. for a última palavra de um período, não há necessidade de colocar outro ponto e este ponto terá função de ponto final. Confira os exemplos:

  • A Ana comprou laranja, kiwi, limão, abacaxi, etc.
  • Tenho farinha, feijão, arroz, etc. mas vou na feira daqui a pouco.
  • Ele convidou a Maria, a Júlia, o Pedro, o Peter, etc.

Etc. - "end of thinking capacity"?

Recentemente, surgiu uma imagem nas redes sociais indicado que etc. é uma abreviatura para "end of thinking capacity", uma expressão inglesa que pode ser traduzida para "fim da capacidade de pensamento". Logo, quem fala etc. assume que não pode continuar a frase por ter gasto toda a sua capacidade de pensar em algo mais para listar.

A imagem viralizou, deixando milhares de brasileiros confusos ou até mesmo enganados. Contudo, esta ideia está claramente errada, sendo a origem latina e não inglesa da expressão a prova mais evidente. Assim, podemos concluir que pensar que etc corresponde a "end of thinking capacity" não passou de um boato sem qualquer fundamento, suficiente apenas para dar uma risada!

Significado de outras abreviaturas

Agora que você já sabe qual o que significa etc., aumente o seu vocabulário conferindo também O que significa P.S.

Se você ainda não ficou esclarecido e quer saber mais sobre como usar "etc.", não hesite em deixar sua dúvida nos comentários abaixo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa etc.?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que significa etc.?