Linguística

O que significa carta branca

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 22 agosto 2018
O que significa carta branca
Imagem: pressfoto.ru

Quem nunca ouviu "fulano deu carta branca" ou "sob carta branca, fulano...". Na língua portuguesa existem muitos jargões e calões, que podem, por vezes, causar confusão às pessoas que não conhecem os seus significados. No caso da carta branca, basicamente, ela serve para designar quando uma pessoa (física ou jurídica) tem a liberdade para tomar decisões referentes à uma determinada situação.

Continue lendo este artigo do umCOMO para saber o que significa carta branca, e também os demais significados que a expressão pode ter.

Também lhe pode interessar: O que significa aff

Índice

  1. Significado de carta branca
  2. Carta branca no baralho
  3. Carta branca - compositor
  4. Significado de outras expressões

Significado de carta branca

Carta branca pode ser um sinal de confiança entre duas pessoas, em seu sentido metafórico, entre as duas partes envolvidas numa situação; um conluio. Mas estas duas pessoas não precisam, necessariamente, se conhecer. Como quando "um chefe da cidade dá carta branca para a captura de um sujeito". Sabemos que os chefes da cidade, seja da polícia ou da lei, não têm total autonomia para classificar um sujeito como foragido desta forma, mas queremos demonstrar a liberdade que a carta branca pode proporcionar.

Outro exemplo seria "o proprietário da casa deu carta branca para o arquiteto trabalhar", neste caso, o dono dum local dá liberdade ao arquiteto para que ele possa fazer o seu trabalho da foma que desejar.

Em inglês a expressão "dar carta branca" pode ser traduzida para "give a free hand" ou, para ser mais fancy: "give carte blanche".

Portanto, dar carta branca significa...

Dizer que alguém tem carta branca quer dizer que aquela pessoa tem a liberdade para tomar as decisões sem interferencias, agir da maneira que achar mais conveniente ou dar liberdade total para tomar decisões.

Exemplos com a expressão 'carta branca'

  • Ele me deu carta branca para escolher a decoração da festa.
  • Você tem carta branca quando o assunto é maternidade.
  • Ontem ela recebeu carta branca para continuar o projeto.

Carta branca no baralho

Você também pode já ter escutado expressão carta branca fazendo referência a algum jogo de baralho. Essa palavra faz referência para aquelas cartas de baralho que vêm sem nada impresso ou escrito, geralmente as cartas extras que podem ser usadas caso alguma seja perdida.

Carta branca - compositor

A música brasileira também já se apropriou dessa expressão 'carta branca' e pode até ser que você tenha chegado a este artigo porque ouviu esse jargão e não sabia o que significava. A mais famosa é uma música que se chama 'Carta Branca' e já foi interpretada por Araketu e Gusttavo Lima. De acordo com os sites de música, Beto Caju e Marquinhos Maraial são os compositores.

Leia também: O que significa 'cara de fuinha'

Significado de outras expressões

Veja também os seguintes artigos do umCOMO sobre o significado de outras expressões:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa carta branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos

  • Carta branca também pode servir para definir uma carta de baralho, por exemplo, que não possua qualquer conteúdo escrito ou impresso.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pressfoto.ru
O que significa carta branca