A cultura brasileira

O que significa cara de fuinha

O que significa cara de fuinha

Quem nunca ouviu alguém falar que "Fulano tem cara de fuinha"? A expressão ficou imortalizada no imaginário brasileiro na canção de Maria Bethânia: "nessa cara de fuinha eu só vejo muita fome (...) nessa cara de fuinha eu só vejo muita sede". Por aí, já é possível dizer que quando nos referimos a alguém como "cara de fuinha" não estamos fazendo nenhum tipo de elogio. Continue a ler este artigo no umCOMO para entender o que significa cara de fuinha.

Índice

  1. O que é fuinha
  2. Cara de fuinha: significado
  3. Significado de outras expressões populares

O que é fuinha

Esse animal é um mamífero carnívoro de pequeno porte, cujo nome científico é Martes foina. Raramente é possível observar uma fuinha em seu habitat natural, porque elas só saem para caçar à noite. Seu principal aperitivo são as ratazanas selvagens, que morrem de medo das fuinhas. É possível encontrá-las em países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, entre outros.

Contudo, sua principal característica é a cara feia e controvertida. É daí que vem a expressão cara de fuinha.

O que significa cara de fuinha - O que é fuinha

Cara de fuinha: significado

De acordo com o Dicionário Informal[1], dizer que alguém tem cara de fuinha é o mesmo que dizer que tal pessoa é feia. O portal Léxico[2] tem uma opinião distinta: cara de fuinha quer dizer que a pessoa é fofoqueira, egoísta ou muito magra.

Ou seja: podemos concluir que o significado de cara de fuinha é muito amplo, abrangendo desde alguém com um rosto tido como feio até uma pessoa com problemas com fofoca e avareza. Isso é o que significa ter cara de fuinha.

Você pode usar a expressão cara de fuinha nas seguintes situações:

  • "Luís não trouxe o que me devia, ele tem cara de fuinha"
  • "Beatriz tem cara de fuinha, é muito magra"
  • "João e Maria são dois caras de fuinha: só sabem falar da vida alheia!"

Ficou curioso para saber o significado de mais expressões? Confira nosso artigo sobre O que significa a expressão confia no seu taco .

Significado de outras expressões populares

A língua é um instrumento vivo, então a cada dia mais e mais expressões vão surgindo. No português falado no Brasil, as diferenças entre as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país deixam nossa língua muito rica e viva em expressões idiomáticas. Mas será que você conhece o significado de todas? Veja algumas das mais populares a seguir:

  • Cara de pau: o indivíduo "cara de pau" é aquele que não tem vergonha. Ex.: "Mateus fala mal de mim e mesmo assim vive me pedindo favores, é muita cara de pau!".
  • Mão de vaca: assim como a pata da vaca é dura, o "mão de vaca" é duro e fechado com seu dinheiro. Ex.: "Ana não comprou presente para os netos mesmo tendo dinheiro, ela é uma mão de vaca".
  • Falar pelos cotovelos: essa expressão, quando atribuída a alguém, quer dizer que a pessoa fala mais do que devia, chegando a ser chato. Ex.: "É impossível conversar com Rodrigo, porque ele fala pelos cotovelos".
  • Amigo da onça: um amigo da onça é alguém que não vale nada, que usa da amizade apenas para obter vantagens ou fazer fofocas. Ex.: "Joana é amiga da onça, conta tudo o que eu falo para os outros e me coloca em uma saia justa".
  • Dar uma de João sem braço: essa expressão caracteriza alguém que está sempre pedindo ajuda, apesar de ter meios de fazer o que é pedido sozinho. Ex.: "Lucas é o maior João sem braço do escritório, vive pedindo a todos para que façam o serviço dele".
  • Puxa-saco: entende-se por "puxa-saco" aquele tipo de pessoa que não mede esforços para agradar quem é hierarquicamente superior. Ex.: "Pedro é puxa-saco do chefe, vive elogiando e comprando presentes para ele".
  • Maria-vai-com-as-outras: é comportamento típico de quem é descrito assim não ter personalidade própria, apenas fazer o que todo mundo faz. Ex.: "Bernadete pintou os cabelos só porque todas suas amigas estavam pintando, ela é maria-vai-com-as-outras".
  • Perder a linha: diz-se que alguém perdeu a linha quando essa pessoa viola alguma das normas de etiqueta daquela comunidade social. Ex.: "Julio bebeu muito na festa e perdeu a linha vomitando no salão".
  • Pôr minhoca na cabeça: em geral, se utiliza essa expressão para dizer que uma pessoa está influenciando outra com ideias tidas como ruins. Ex.: "Depois que Fernanda colocou minhoca na cabeça de Fabiano, ele nunca mais foi o mesmo, só faz besteiras".

Leia também: O que significa taca-le pau

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa cara de fuinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. https://www.dicionarioinformal.com.br/cara+de+fuinha/
  2. https://www.lexico.pt/fuinha/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
RObson
amei seu cara de fuinha
1 de 2
O que significa cara de fuinha