Cultura China

O que significa Shangrilá?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 31 janeiro 2023
O que significa Shangrilá?

Você já pode muito bem ter ouvido falar de Shangrilá ou Shangri-lá, mas nem todo mundo tem noção do que isso quer dizer ou de onde veio essa palavra, o que gera muita dúvida e curiosidade na cabeça das pessoas. E se você está aqui, provavelmente está entre esse grupo que quer descobrir seu significado!

Mas o você acha que seria Shangri-lá? Alguns acham que pode ser um mantra, o nome de uma pessoa famosa na antiguidade, entre outra coisas. Porém, não é nada disso, mas aqui no umCOMO, você vai conhecer o que significa shangrilá e muito mais sobre esse tema. Bateu a curiosidade? Então continue a leitura.

Também lhe pode interessar: O que significa Al Dente

Índice

  1. O que é Shangrilá?
  2. Onde fica shangri-lá
  3. Como chegar a Shangri-lá?
  4. Quanto custa viajar para Shangri-lá

O que é Shangrilá?

Esse termo ganhou muita popularidade no ano de 1933, quando o autor do best-seller Horizonte Perdido, o inglês James Hilton, escreveu sobre uma cidade lendária e bela nas montanhas do Tibet, que se assemelhava ao verdadeiro "Paraíso na Terra’", a chamada Shangri-lá.

Apesar do autor não explicar em momento algum o significado ou origem do nome Shangri-lá, na língua tibetana, quer dizer algo como "Passagem da Montanha de Shang", sendo esta última palavra uma região localizada a oeste do Tibet. Esse é o significado de Shangri-lá.

Como é shangri-lá

No livro, a cidade seria um paraíso pacífico e escondido nas montanhas do Tibet. Para construir a narrativa de sua cidade utópica, o autor se inspirou em relatos de viagens que foram publicados nos meios de comunicação da época, além de tentar dar um toque único de "conto de fadas" ao local. Deu tão certo que depois de anos da publicação de Horizonte Perdido, as pessoas ainda tem curiosidade de conhecer e entender o que é Shangri-lá.

Desde então, Shangri-lá ganhou contornos e o imaginário das pessoas como um lugar a se conhecer, mas essa cidade é de fato real? Vamos falar mais disso a frente.

Onde fica shangri-lá

Shangri-lá é real? De certa forma, ela é sim! Mas sua criação não foi tão natural ou incrível quanto a da cidade de James Hilton. Sabendo da fama que o livro tinha ganhado, a China, de olho em atrair turistas interessados na fábula, escolheu uma pequena vila que fica aos pés das montanhas tibetanas para ser a Shangri-lá da vida real.

Com isso, Shangri-lá, que até 2001 se chamava Zhongdian, saiu das páginas e se tornou uma cidade de verdade.

Porém, é dito por muitos que a Shangri-lá da vida real não tem muitas coisas parecidas com a do livro, além da localização.

Contudo, ela ainda assim se tornou um sucesso para turistas, que passam pela região e tem a possibilidade de ver um pouco da cultura tibetana fincada nesse local. Por ser parte de uma Prefeitura Autônoma Tibetana, a cidade tem muito da cultura da região, seja nas pessoas quanto na arte.

Viajar para o Tibet em si é bem caro e difícil, já que é necessário ter um visto especial para tal, além do transporte e os custos com o guia, que se mostram obrigatórios durante a estadia no país. Então, para quem quer ter um contato com essa cultura, mas não quer passar por essa parte burocrática e custosa, nada mais normal querer conhecer a famosa Shangri-lá, localizada no território da China.

Como chegar a Shangri-lá?

A maneira mais fácil, estando já no território chinês, é pegar um ônibus na cidade de Lijang, uma província antiga ao Sudeste do país e que também conta com paisagens e artefatos da cultura local.

Mas se você ainda não está no país asiático, a forma mais fácil de chegar primeiro a Lijang é pegando um vôo que desça na cidade de Kunming, que conta com diversos voos para toda a China, além de alguns internacionais. Caso não consiga pegar uma viagem direta para esta cidade, vale traçar uma rota área até chegar ao primeiro destino.

A viagem de ônibus partindo de Lijang custa em média 65 yuans, que convertendo para a moeda brasileira, dá quase 50 reais, para arredondar os gastos. Além disso, se prepare para três horas de viagem até chegar a Shangri-lá, então leve comida, água e aproveite também para tirar um bom cochilo, já que energia é algo que não pode faltar para conhecer essa cidade que pulou para fora dos livros, não é mesmo?

Na volta, o mais recomendado é retornar até Lijang. Caso contrário, se decidir seguir viagem, se prepare para enfrentar condições adversas e mal tempo. Da cidade de Shangri-lá em diante, existem relatos de neve e dificuldade ao passar nas estradas. Por causa disso, muitos turistas preferem retornar pelo caminho já feito do que ir mais adentro.

Caso queria muito seguir em frente, é recomendado ter um guia, além de um planejamento bem detalhado a mão, com dinheiro no bolso, suprimentos e o que mais possa precisar em caso de adversidades.

Quanto custa viajar para Shangri-lá

Para chegar em Shangri-lá, é necessário primeiro entrar no território do país que a cidade se encontra: a China, famosa também pela sua muralha, mas que conta essa outra grande atração turística.

E um dos primeiros passos para planejar a sua viagem é a passagem área. Em média, uma passagem do Brasil para China está na casa do R$5000,00 podendo chegar até R$8000,00 em alguns casos.

É um valor alto e requer um alto planejamento para a maioria das pessoas que deseja fazer essa viagem, sendo que nem estamos a falar do visto, outra parte muito importante ao se viajar para outra nação.

O visto para brasileiros visitarem a China varia de acordo com a cidade que você vai viajar. Para a região de Kuming, por exemplo, que é uma das indicadas para a rota até Shangri-lá, é possível ficar até 72 horas no país sem um visto prévio, porém, se o objetivo é ficar mais, é preciso solicitar um visto previamente. No caso de quem vai visitar a famosa Shangri-lá, é recomendado que tire um visto mais longo e, para isso, se informe antes com antecedência.

Logo, se conhecer Shangri-lá é um dos seus sonhos, planeje sua viagem com muito cuidado e tempo, para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Temos certeza que, no final, vai ser uma experiencia incrível e que vai guardar na memória até o final da vida!

E aí, conseguiu entender o que é Shangri-lá e o seu significado? Aqui no umCOMO, você aprende isso e muito mais. É só usar nossa barra de buscas e conhecer outros de nossos artigos incríveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Shangrilá?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências

 

§ Caminhos me levem/Shangri-lá existe e estivemos lá! / Disponível em <https://caminhosmelevem.com/shangri-la-china-existe-tibet/> Acesso em 24 de janeiro de 2023

§ Superinteressante/O que significa Shangri-lá? / Disponível em <https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/o-que-e-e-o-que-significa-shangri-la/> Acesso em 24 de janeiro de 2023

§ Wikipedia/Shangri-lá/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Shangri-La> Acesso em 24 de janeiro de 2023

§Ivisa/ https://pt.ivisa.com/china-blog/preciso-de-visto-para-ir-para-a-china/> Acesso em 24 de janeiro de 2023

 

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que significa Shangrilá?