A comida como característica cultural

O que significa Al Dente

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 1 agosto 2018
O que significa Al Dente

Muitas pessoas, especialmente os Chefs conceituados, falam sobre alimentos al dente. Você sabe o que isso significa? O termo é, geralmente, usado para falar sobre a cozedura dos alimentos. A expressão tem origem italiana, uma das melhores culinárias do mundo, que tem como fundação as massas. Assim, é claro que existe uma relação entre a preparação das massas e o termo Al dente. Se você gostaria de saber o que significa Al Dente e como pode preparar alimentos com essa característica, continue lendo esse artigo do Chef umComo.

Também lhe pode interessar: O que significa Shangrilá?

Passos a seguir:

1

O que significa Al Dente?

A expressão "Al Dente" representa o ponto satisfatório do cozimento da massa, dos legumes ou do arroz que, ao ser trincada, resiste ligeiramente à mordida. O alimento deverá ser cozido o suficiente para ser sentida nos dentes quando o comemos, sem se desmanchar na boca. Dessa forma, al dente significa "no ponto".

Geralmente, falamos em Al Dente para nos referir à massa, embora possamos usar o termo para os outros alimentos. A massa Al dente está cozida mas não mole, sendo que o seu ponto perfeito acontece quando não está nem demasiado suave, nem demasiado dura.

O que significa Al Dente - Passo 1
2

Massa Al dente

Para conseguir que uma massa fique no ponto al dente, é necessário considerar vários fatores. A massa seca difere da fresca, e o formato e a espessura também influenciam o tempo de cozedura.

Procure seguir as recomendações de tempo de cozedura do fabricante do produto para conseguir atingir o ponto perfeito. Mesmo tendo esse tempo recomendado em conta, o ideal é provar a massa durante o cozimento. A massa deve ser firme e macia, mas nunca crua. Tenha cuidado para não deixar cozer demasiado ou não terá como conseguir o ponto al dente depois disso.

Outra forma de verificar o ponto da massa é removê-la da água e cortá-la ao meio. Se, no interior do alimento, não houver nada branco no interior da massa, é provável que ela esteja pronta. Se o centro estiver esbranquiçado, deixe cozer mais um pouco.

O que significa Al Dente - Passo 2
3

Arroz e legumes al dente

Assim como a massa, o arroz e os legumes al dente devem ser firmes o suficiente para se mastigar bem sem estar demasiado duros ou empapados. O ponto é especialmente importante no caso do risoto, que deve ter uma textura cremosa sem que o grão fique duro ao mastigar.

O que significa Al Dente - Passo 3
4

Como conseguir o ponto Al dente

  • Um dos principais segredos para conseguir preparar macarrão al dente é acertar a proporção de massa para água. Para cada 100 g de macarrão, ferva uma panela com um litro de água.
  • O azeite só deve ser usado com a massa fresca e não na massa seca de supermercado.
  • Sempre confira o tempo de cozedura recomendado pelo fabricante do alimento, pois eles variam de acordo com o corte e espessura da marca.
  • As massas secas possuem uma média de cozimento entre os 8 e os 12 minutos, enquanto que as frescas chegam ao ponto al dente em cerca de 5 minutos.
  • Procure que a massa continue a ferver na altura de a colocar em água e mexa durante a cozedura.
  • Os legumes também podem ser cozidos al dente para que não percam a forma ano prato, desfazendo-se na boca e perdendo o seu sabor.
  • Nunca se esqueça que os alimentos continuam sendo cozinhados depois de serem escorridos. Se a massa, os legumes ou o arroz parecem um pouco duros mas bem perto do ponto, escorra-os e coloque-os num recipiente sem água para conseguir o ponto al dente. Se quiser evitar que o alimento pare de cozer depois de desligar o fogo, escorra e passe por água fria.
  • Confira essas dicas para saber como evitar que o macarrão grude.
O que significa Al Dente - Passo 4
5

Agora que já sabe o que significa al dente, confira também essa receita e consiga o ponto de cozedura perfeito: Como fazer macarrão com frutos do mar

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Al Dente, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
O que significa Al Dente