Outros Educação de Ciências Sociais

Quanto mede a Muralha da China

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Quanto mede a Muralha da China

Patrimônio da humanidade desde 1987, a Grande Muralha da China é uma das construções realizadas pelo homem mais imponentes de todos os tempos. Levantada para proteger o lado norte do antigo império chinês, esta fortificação foi se ampliando ao longo dos séculos por diversas dinastias, até obter uma construção tão monumental que inclusive sua medida não estava totalmente clara até há pouco tempo. Sabe quanto mede a Muralha da China? Em umComo.com.br explicamos com detalhes.

Tamanho da Grande Muralha da China

Durante muito tempo achou-se que o comprimento da Muralha da China rondava os 8.850 quilômetros; no entanto, em 2007 iniciou-se uma investigação para tentar determinar a medida real desta incrível construção tendo em conta os trechos que só restam os alicerces e também as ramificações. O resultado é simplesmente impressionante, já que depois da investigação se calcula que a Muralha da China meça 21.196 quilômetros. Impressionante!

A altura desta imensa muralha ronda entre 7 e 8 metros, enquanto a largura de seus muros fica entre 4 e 5 metros, uma verdadeira fortaleza imbatível para a época. Apesar de sua extensão, hoje em dia só se conserva em bom estado cerca de 30% do que foi a maior fortificação construída na história.

Quanto mede a Muralha da China - Tamanho da Grande Muralha da China

Por que construíram a Grande Muralha da China?

A construção da Grande Muralha da China iniciou-se no século V a.C. quando a China ainda se encontrava dividida em feudos. Com o objetivo de se proteger das invasões estrangeiras, mas também dos estados vizinhos, o feudo de Qi começa a construção de uma muralha, ação que vários feudos próximos imitam, mas com a chegada da Dinastia Qin a China é unificada novamente, e o imperador vê a necessidade de destruir algumas das muralhas construídas e ampliar o levantamento de novos muros para proteger todo o seu território.

Esta decisão continuou pondo-se em prática ao longo dos governos de diversos imperadores, não só da dinastia Qin mas também da Han e da Ming. A função era basicamente proteger o território chinês em seu lado norte dos ataques e invasões dos Mongóis e da Manchúria. Esta fortificação foi se ampliando até ao século XVI d.C., período no qual se levantaram os últimos muros.

Hoje em dia, e ainda que grande parte da Muralha da China tenha desaparecido ou esteja gravemente deteriorada, ainda podemos usufruir de 30% desta enorme construção de 21.196 quilômetros, considerada como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Quanto mede a Muralha da China - Por que construíram a Grande Muralha da China?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto mede a Muralha da China, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto mede a Muralha da China