Geografia

Qual é o país mais povoado do mundo

Qual é o país mais povoado do mundo

Se alguma vez você se perguntou qual é o país mais povoado do mundo certamente vieram à sua mente diferentes lugares de extenso território que sabe situar no mapa. Já há alguns anos que o continente asiático é o mais povoado do mundo e, de fato, é um dos maiores, também, do planeta. Por isso, não é de s estranhar que dois dos países mais populosos do mundo estejam exatamente nesta parte do mundo. Neste artigo do umCOMO vamos dar a resposta à sua pergunta para que você entenda a diferença entre países mais populosos e povoados e quais são eles.

Também lhe pode interessar: Qual o país mais seguro do mundo

Índice

  1. A população mundial
  2. Diferença entre países populosos e povoados
  3. País mais povoado do mundo: Mônaco
  4. Lista de países mais povoados do mundo
  5. Qual é o país mais populoso do mundo: China
  6. 5 países mais populosos, depois da China
  7. Países menos povoados do mundo

A população mundial

No ano de 2018 a população mundial chegou aos 7,527 bilhões de pessoas [1] e cerca 60% delas se encontram no continente asiático. Portando, estamos falando de que mais de metade das pessoas do mundo se concentram na parte oriental do nosso planeta e, além disso, dois dos países desta zona chegam a conter mais de 1 bilhão de habitantes.

Se comparamos estes dados com épocas anteriores vemos o impressionante crescimento demográfico que estamos vivendo pois, em 1990, este valor chegava apenas a 5,3 bilhões de pessoas. Por este motivo, seguindo o crescimento exponencial de ambos os valores, as Nações Unidas prevê que em 2025 cheguemos aos 9,1 bilhões de pessoas vivendo no planeta.

Qual é o país mais povoado do mundo - A população mundial

Diferença entre países populosos e povoados

Os conceitos de densidade demográfica, países populosos e povoados podem ser facilmente confundidos. Por isso, antes de explicar quais são os mais povoados do mundo e populosos, esclarecemos as diferenças entre esses conceitos:

  • País populoso: refere-se a quantidade de habitantes do país, sem considerar o tamanho do seu território. Os países mais populosos do mundo, portanto, são aqueles com mais habitantes:
  • País povoado: considera a extensidade territorial do país. Um país muito povoado é um país com muitos habitantes por quilômetro quadrado. Os países mais povoados do mundo, sendo assim, são aqueles que têm maior número de habitantes por quilômetro quadrado.
  • Densidade populacional: também conhecida como densidade demográfica ou população relativa, representa a proporção de habitantes por quilômetro quadrado de cada país. Ou seja, os países mais povoados são aqueles que têm uma densidade populacional mais alta.

Como calcular densidade demográfica

Para calcular a densidade demográfica de um país ou região, basta dividir o número total da população e dividir pela sua área em quilômetros quadrados: hab/Km2 .

País mais povoado do mundo: Mônaco

Como explicado, os países mais povoados são aqueles com maior concentração de habitantes por território. Os rankings da países por densidade populacional costumam variar, entretanto, já que alguns incluem água (lagos, rios e reservatórios), cidades-estados, estados soberanos e outros não.

Considerando estados soberanos e não soberanos, cidades-Estado e água, o país mais povoado é Mônaco [1], o segundo menor país do mundo, com seus 2 quilômetros quadrados de extensão territorial e seus, cerca de, 38 mil habitantes.

Leitura complementar: Onde fica Mônaco - Mapa, imagens e conselhos

Lista de países mais povoados do mundo

Seguindo os mesmos critérios comentados anteriormente (estados soberanos e não soberanos, cidades-Estado e água) a lista dos 10 países mais povoados do mundo é a seguinte:

  1. Mônaco;
  2. Singapura;
  3. Hong Kong;
  4. Vaticano;
  5. Malta;
  6. Maldivas;
  7. Bangladesh;
  8. Bahrein;
  9. Barbados;
  10. Taiwan.

Sugestão: Quantos países existem no mundo?

Qual é o país mais populoso do mundo: China

Agora que já dissemos a quantidade de pessoas que vive no mundo, vamos descobrir o país com mais população que existe na atualidade: China. Há quase um século, este país asiático tem a maior densidade de população e, em 2018, chegou a atingir 1,384,688,986 habitantes, de acr

Isso é possível graças a que a extensão da China é grandiosa e, de fato, é o quarto maior país (territorialmente falando) do mundo. No entanto, a grande demografia da China tem obrigado a criar algumas políticas para regular o crescimento do país e, por este motivo, limitou que um casal possa ter no máximo 2 filhos.

Nestes artigos do umCOMO evelamos para você qual é o maior país do mundo e, também, qual é o menor.

Qual é o país mais povoado do mundo - Qual é o país mais populoso do mundo: China

5 países mais populosos, depois da China

Já sabemos que a China é o país mais populoso do mundo... mas por pouco tempo! Pelo menos isso é o que a ONU estipula em um relatório que publicou sobre a situação demográfica do planeta [2]. E qual será o país que o ultrapassa?

2. Índia

A Índia, que atualmente é o segundo país mais populoso e, de fato, o segundo que tem mais de 1 bilhão de habitantes. Mais concretamente, no território indiano vivem mais de 1.296.834.042 de pessoas, de acordo com o Departamento do Censo dos Estados Unidos [3]

O estudo da ONU afirma que em 2022 a Índia será o país mais povoado ultrapassando, assim, a China, que já é há quase 100 anos o líder desta lista. Acredita-se que este gigante chegará a ter ao redor de 1,4 bilhões de habitantes.

3. Estados Unidos

Para falar do terceiro país mais populoso temos que mudar de continente e ir até à América, pois nos Estados Unidos vive uma população de 329.256.465 habitantes e, além disso, é uma das potências econômicas mais importantes do mundo. A grande densidade demográfica acontece porque este território acolhe um grande fluxo migratório procedente de todas as partes do mundo mas, principalmente, de países latino-americanos e asiáticos.

Leia também: Qual país é maior, Canadá ou Estados Unidos?

4. Indonesia

Seguindo os EUA, encontramos a Indonésia, um país asiático que é um dos mais turísticos do mundo devido às suas impressionantes ilhas e lugares naturais. A sua população atual é de 262.787.403 pessoas.

5. Brasil

Em quinto lugar, o extenso território do Brasil não é brincadeira, pois possui uma grande quantidade de pessoas, chegando ao valor de 208.787.403 habitantes. Trata-se, pois, do país mais populoso da América Latina e também é considerada uma potência econômica em crescimento.

6. Paquistão

O Paquistão é o sexto país mais povoado do mundo com uma densidade demográfica de 207.862.518 pessoas.

Leitura complementar: Quantos países tem a Ásia

Países menos povoados do mundo

Ainda dentro do conceito de países povoados (diferente de populosos), de acordo com ranking publicado no jornal britânico The Telegraph [4], os países com densidade populacional mais baixa são:

  1. Groelândia;
  2. Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland);
  3. Mongólia;
  4. Saara Ocidental;
  5. Namíbia;
  6. Guiana Francesa;
  7. Austrália;
  8. Islândia;
  9. Suriname;
  10. Botswana (Botsuana).

Veja também: Quantos países existem na América?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o país mais povoado do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-43309730
  2. https://exame.abril.com.br/mundo/india-sera-o-pais-mais-populoso-do-mundo-em-7-anos-diz-onu/
  3. https://www.census.gov/popclock/print.php?component=counter
  4. https://www.telegraph.co.uk/travel/maps-and-graphics/The-worlds-least-densely-populated-countries/
Bibliografia
  • https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/
  • https://population.un.org/wpp/DataQuery/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
gabriela
qual o valor de x
A sua avaliação:
gloria
amei saber os paises mais povoados do mundo
dafne
Na verdade, a China não é o país mais povoado do mundo. Ele é, sim, o país mais populoso. Mas estes são conceitos diferentes. Populoso = população absoluta, número de habitantes. Povoado = razão entre número de habitantes e a área do país, está relacionado à densidade demográfica.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Dafne. Você tem razão, houve uma confusão na hora de traduzir as informações. Já revisamos o artigo e as informações estão atualizadas e checadas. Obrigada pelo aviso! :)
1 de 3
Qual é o país mais povoado do mundo