Continentes

Qual é o continente mais pequeno do mundo

Qual é o continente mais pequeno do mundo

Segundo o modelo da ONU, aquele que todos estudamos no colégio, existem cinco continentes: Ásia, África, América, Europa e Oceania, ainda que alguns especialistas afirmem que nesta lista deveria ser acrescentada a Antártida que, segundo o modelo da ONU, não é incluída por não ser habitada. Mas de todos esses vastos territórios cheios de países, você sabe qual é o continente mais pequeno do mundo? Em umComo.com.br vamos lhe explicar.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior oceano do mundo

Passos a seguir:

1

O continente mais pequeno do mundo é a Oceania, com uma extensão de 9.008.458 quilômetros quadrados, muito pouco se compararmos com a Ásia, o maior continente do mundo, que conta com mais de 44 milhões de quilômetros quadrados, isto é, 4 vezes mais do que a Oceania, uma grande diferença, não é?

Qual é o continente mais pequeno do mundo - Passo 1
2

Mas ser o menor continente do mundo não é o único recorde da Oceania, trata-se, além disso, do continente menos povoado dentro do modelo da ONU, com pouco mais de 34 milhões de habitantes.

Ainda que seja realmente a Antártida o que conta com menos população, entre 1.000 e 4.000 habitantes, se nos basearmos no modelo de 5 continentes da ONU este dado não seria levado em consideração, pelo qual seria a Oceania o território menos povoado.

3

A Oceania é um continente insular, o que quer dizer que está formado por muitas ilhas. A maior parte do território corresponde à grande Austrália e a Nova Zelândia, que formam mais de 85% da Oceania. O resto do continente é formado pelas ilhas Fiji, Norfolk, Ashmore e Cartier, Christmas, Cook, Marshall, Salomón, Heard e McDonald, as ilhas do Mar do Coral, Kiribati, Micronésia, Nauru, Niue, Nova Caledônia, Palaus, Papua Nova Guiné, Polinésia Francesa, Samoa, Tokelau,Tonga, Tuvalu, Vanuatu e Wallis e Futuna.

4

Sem dúvida trata-se de um continente cheio de maravilhosos atrativos naturais, no qual se fala maioritariamente inglês, seguido do francês. A Oceania é um lugar que vale a pena visitar, especialmente se formos admiradores da natureza, dos esportes de aventura e da tranquilidade de um lugar paradisíaco e bonito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o continente mais pequeno do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gilson gika quissua
gostei dessa pagina
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilson, que bom saber que você gostou :) Muito obrigada pelo comentário e continue nos seguindo!
1 de 2
Qual é o continente mais pequeno do mundo