Ensinar geografia

Quais são os continentes

Quais são os continentes
Imagem: 3primariacv2013.blogspot.com.es

Os continentes são grandes extensões de terra separadas pelos oceanos e compostas por diferentes países, que costumam ser tomados do ponto de vista geográfico, etnográfico e cultural como um bloco inteiro. Saber quais são os continentes é importante como material de cultura geral e também para compreender um pouco a forma em que está dividido geograficamente o nosso planeta. Você não tem ideia de quais são os continentes? Em umComo.com.br te explicamos.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior continente do mundo

Índice

  1. Quantos continentes há?
  2. América
  3. Europa
  4. África
  5. Ásia
  6. Oceania
  7. Antártida

Quantos continentes há?

Antes de explicar quais são os continentes, é bom deixar claro que atualmente existem vários modelos em que varia a quantidade de continentes. Ainda que os geógrafos e especialistas não estejam totalmente de acordo, há dois modelos majoritários que prevalecem:

  • O dos 5 continentes, um modelo empregado pela ONU onde são considerados só os continentes que se encontram habitados.
  • O dos 6 continentes, onde são considerados os 5 continentes referidos na ONU mais um sexto considerado como tal, mas que está praticamente desabitado.

Em umComo explicamos quais são os continentes baseados no último modelo.

América

Conta com mais de 1,2 bilhões de habitantes. Encontra-se dividida em três subcontinentes, sendo o segundo maior do mundo. Suas divisões são:

  • América do Norte, composta por Canadá, Estados Unidos e México, junto com as dependências de Bermudas, Clipperton, Groenlândia e São Pedro e Miquelon.
  • América Central, integrada pelos países de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.
  • América do Sul, formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Quais são os continentes - América

Europa

Conhecida popularmente como o velho continente, a Europa subdivide-se em Europa do Norte, Europa do Sul ou mediterrânea, Europa Ocidental, Oriental e Central. Conta com uma população aproximada de 739 milhões de pessoas, e é aqui onde opera a União Europeia.

Quais são os continentes - Europa

África

O terceiro maior continente do mundo, com 1 bilhão de habitantes. Está dividida em África do norte, d Sul, Ocidental, Oriental e Central.

Quais são os continentes - África

Ásia

A Ásia é o maior continente do mundo, com uma extensão de 44,5 milhões de metros quadrados, e também o mais povoado, com mais de 4 bilhões de habitantes, contando com 92 habitantes por quilômetro quadrado, um número bastante significativo.

Quais são os continentes - Ásia

Oceania

A Oceania completa os 5 continentes que correspondem ao modelo da ONU, com pouco mais de 34 milhões de habitantes. É formada por Austrália, Nova Zelândia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.

Quais são os continentes - Oceania

Antártida

No outro modelo famoso soma-se um sexto continente, a Antártida. Ainda que a nível geográfico seja considerada um continente, muitos não a consideram como tal já que possui entre 1.000 e 4.000 habitantes, isto é 0.1 habitantes por quilômetro quadrado.

Quais são os continentes - Antártida

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os continentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
gabriel
isso foi muito util valeu msm
joice
deveria ter mais coisas só tem mapas, mapas, mapas oxe
Imagem: 3primariacv2013.blogspot.com.es
1 de 7
Quais são os continentes