Geografia

Qual é o menor oceano do mundo

Qual é o menor oceano do mundo

Nosso planeta conta com cinco oceanos: o Atlântico, o Pacífico, o Índico, o Antártico e o Ártico; estas enormes massas de água constituem uma das razões pelas quais nosso planeta é habitável para tantas espécies. Temos claro que são cinco, mas qual é o menor oceano do mundo? Neste artigo de umComo.com.br explicamos em detalhes.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior oceano do mundo
Passos a seguir:
1

O menor oceano do mundo é o Ártico, também conhecido como o oceano glacial Ártico. Conta com uma extensão de 14.090.000 km² e uma profundidade que oscila entre 2000 e 4000 metros. Trata-se de um oceano onde habitam cerca de 400 espécies, já que as condições climatológicas deste lugar são realmente extremas.

Qual é o menor oceano do mundo - Passo 1
2

O oceano Ártico encontra-se rodeando o polo norte, por esta razão é um oceano glacial, e sua temperatura pode chegar nos meses mais frios do ano a - 50 ºC, ou seja, muito, muito gelado!

O menor oceano do mundo está localizado a norte do continente Americano, Europeu e Asiático, conforme podemos ver na imagem.

Qual é o menor oceano do mundo - Passo 2
3

Além do ser o menor oceano do mundo, é também o que se encontra mais a norte; por isso suas frias temperaturas permitem que nele habitem espécies como o urso polar, a baleia e as focas, além do pequeno krill, o alimento predileto das baleias.

Qual é o menor oceano do mundo - Passo 3
4

E ainda que nos pareça que o Ártico é capaz de atingir temperaturas muito baixas, este oceano está sendo vítima do aquecimento global. Com o passar dos anos os cientistas têm identificado a diminuição da camada de gelo, bem como as subidas da temperatura, por isso predizem que antes de 2040 a camada de gelo do Ártico poderá desaparecer, sendo completamente navegável nos meses de mais calor. Isso indubitavelmente poria em risco a existência das espécies que habitam a zona, incluindo o urso polar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o menor oceano do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
thiago
academia de quântico existe?
1 de 4
Qual é o menor oceano do mundo