Ensinar geografia

Menores países do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 janeiro 2024
Menores países do mundo

Existe uma lista de países considerados os menores do mundo, incluindo a Cidade do Vaticano, o Principado do Mônaco, a República de São Marino e outros, que são estados independentes, mas cuja população é igualmente pequena.

A seguir, no unCOMO mostraremos quais são os menores países do mundo, atrativos que muitos visitantes têm curiosidade de conhecer, pois, apesar do seu pequeno tamanho, escondem grandes espaços de beleza, além de uma rica tradição histórica.

Também lhe pode interessar: Países mais caros do mundo

Índice

  1. Malta
  2. Maldivas
  3. São Cristóvão e Neves
  4. Ilhas Marshall
  5. Liechtenstein
  6. San Marino
  7. Tuvalu
  8. Nauru
  9. Mônaco
  10. Cidade do Vaticano
Ver mais >>

Malta

Possui uma área de 316 km², com uma população de 535.468 habitantes, mas isso pode aumentar, pois muitas pessoas estão ficando curiosas sobre este lindo país que, na verdade, são duas ilhas, chamadas Malta e Gozo, e um arquipélago que está localizado na parte sul da Itália.

Não possui rios, mas a sua posição é estratégica, pois está localizada no centro do Mediterrâneo. A sua capital é também a menor da União Europeia e chama-se La Veleta.

Menores países do mundo - Malta

Maldivas

Sua população é de 520.617 pessoas e sua área é de 298 km². A República das Maldivas é composta por 1.200 ilhas e apenas duzentas delas são povoadas. Este é o menor país de todo o continente asiático. Deste local emerge uma rica exportação de frutos do mar, que costuma atrair muitos turistas, amantes da cor turquesa de seus mares, recém-casados ​​em busca de um paraíso para passar a lua de mel, além de apaixonados por mergulho.

Menores países do mundo - Maldivas

São Cristóvão e Neves

Sua área é de 260 km2 e seus habitantes são 47.775. São duas ilhas que estão localizadas no Mar do Caribe e sua história começa quando Cristóvão Colombo as colocou como parte do território europeu. A maior delas recebeu o nome do conquistador e a menor, Nieves, recebeu esse nome em homenagem às nuvens brancas que ultrapassam sua montanha vulcânica. Quilômetros de cana-de-açúcar são cultivados neste local.

Menores países do mundo - São Cristóvão e Neves

Ilhas Marshall

Sua população é de 41.996 habitantes e sua área é de 181 km². O seu nome deve-se a uma lenda segundo a qual o Capitão John Marshall visitou a ilha no século XVIII. Este é um dos menores países do mundo e é composto por 5 ilhas e 29 atóis. A sua independência também é jovem, pois só alcançou esta vitória em 1990, quando conseguiu libertar-se dos Estados Unidos.

Menores países do mundo - Ilhas Marshall

Liechtenstein

Sua área é de 160 km2 e sua população é de 39.584 pessoas. Faz fronteira com os picos dos Alpes, entre a Áustria e a Suíça. Sua capital é Vaduz e a cidade com mais habitantes é Schaan. A sua popularidade não se deve ao turismo, embora o seu patrimônio cultural seja rico, mas sim por ser mais conhecido por ser um paraíso fiscal. Hoje, recebe muitos visitantes, amantes de museus de arte e de vinhos.

Neste outro artigo você poderá conhecer os Países e capitais da Europa.

Menores países do mundo - Liechtenstein

San Marino

Está localizada em terras italianas, sua população é de 33.600 habitantes e sua área é de 61 km². Seu nome completo é República Sereníssima de San Marino. O seu centro histórico, San Marino e Borgo Maggiore, bem como o Monte Titano, são considerados Patrimônios Mundial.

Menores países do mundo - San Marino

Tuvalu

Sua área é de 26 km² e seus habitantes mal chegam a 1.396 pessoas. Estas são as ilhas que antes eram conhecidas como Ilhas Ellice. Elas ficam localizadas no meio do Havaí e da Austrália. Distribui-se em atóis, por isso os seus habitantes são considerados náufragos, que subsistem graças aos produtos do mar e ao intercâmbio com outros países. É um dos países mais vulneráveis ​​ao aquecimento global.

Menores países do mundo - Tuvalu

Nauru

Sua população é de 12.780 pessoas e sua área é de 21 km². A sua história revela que foi protegido pelos britânicos, também pela Austrália e, durante a Segunda Guerra Mundial, este estado foi ocupado pelo Japão. Em 1968, finalmente alcançou a independência da Austrália. Hoje eles possuem uma língua própria, conhecida como nauruano.

Neste outro post você poderá conhecer a Quantos países existem no mundo.

Menores países do mundo - Nauru

Mônaco

Possui uma área de 2 km², e apenas 36.297 habitantes. É uma cidade-Estado localizada entre a Côte d'Azur, que faz fronteira com a Itália e a França. São muitas as atrações que podem ser encontradas neste local, a começar pelo famoso cassino de Monte Carlo e pelo museu oceanográfico, que é o mais antigo do mundo, datado de 1910. Possui também jardins com belas vistas e um centro histórico com pequenas ruas de paralelepípedos.

Menores países do mundo - Mônaco

Cidade do Vaticano

Está no topo da lista dos menores países da Europa, que na verdade é um estado. Sua área é de 0,44 km² e abriga apenas 519 habitantes. Está localizada no centro de Roma e foi fundada em 1929. Sua administração é feita pela Santa Sé e a língua oficial é o latim. 70% de sua área é ocupada pela Basílica de São Pedro e outros edifícios ao seu redor.

Estes são os menores países do mundo, muito interessantes para visitar e conhecer a sua história. Agora você pode descobrir aqui As melhores praias do mundo.

Menores países do mundo - Cidade do Vaticano

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menores países do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Menores países do mundo