Partilhar

Como cuidar dos amigos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar dos amigos

Não é fácil encontrar bons amigos, desses que estão sempre aí, que são para toda a vida, que sentimos que já fazem parte da nossa família. No entanto, quando os temos, muitas vezes não chegamos a valorizá-los como merecem, ou não prestamos nem o tempo nem a atenção que precisa essa relação de amizade. E este é um dos graves erros que pode levar à separação e ao distanciamento entre grandes amigos. Para evitar que isto aconteça com você, só tem que dedicar um pouco de esforço todos os dias para alimentar essa relação e fortalecer o vínculo tão especial que une vocês. Continue lendo este artigo de umComo e descubra bons conselhos para saber como cuidar dos amigos.

Também lhe pode interessar: Como ser feliz sem amigos
Passos a seguir:
1

As relações de amizade que realmente marcam a diferença e que, com o passar do tempo, demonstram que valem a pena, são aquelas nas quais se aceita e respeita a personalidade de cada um dos implicados. Deve ser consciente que todos temos virtudes e defeitos e se você é um bom amigo, saberá aceitar e amar os seus amigos tal como são, e estará aí em todos os momentos, acertando ou, pelo contrário, errando. Nunca deve tentar mudar o seu caráter nem tentar ensinar certos modos de comportamento, deve respeitar a sua forma de ser e transmitir as suas opiniões, tanto boas quanto más quanto aos seus atos, mas sem chegar a julgar em nenhum momento.

Como cuidar dos amigos - Passo 1
2

A confiança é um dos pilares fundamentais de toda a relação de amizade de êxito e duradoura. É essencial que seja uma pessoa confiável para os seus amigos e que encontrem em você uma pessoa na qual podem se apoiar em seus bons e maus momentos, explicar todas as suas vivências, problemas, decisões de vida, etc.

Apoie-os sempre que precisarem, ofereça-lhes o seu ombro para chorar, dê-lhes os seus melhores conselhos e faça tudo o que estiver ao seu alcance para que se sintam bem, especialmente, quando estiverem atravessando uma situação difícil. Se cumprir tudo isto, não será um amigo qualquer, mas se converterá em alguém imprescindível em suas vidas.

Como cuidar dos amigos - Passo 2
3

Para construir uma boa base de confiança, antes de mais nada deverá ser uma pessoa leal. Guarde para si todas aquelas coisas que seus amigos contam a você na intimidade e não o conte a mais ninguém. Quando se trata de falar da nossa vida privada, todos esperamos o mesmo e depositamos a nossa confiança naquelas pessoas do nosso meio que são mais leais e prudentes. Evite ser um fofoqueiro ou comentar as coisas dos seus amigos publicamente se não quer arruinar essa bonita relação de amizade.

Como cuidar dos amigos - Passo 3
4

Não importa os meses ou anos que passem sem se ver, pois os amigos para valer são os que estão sempre aí e que, quando os revê é como se não tivesse passado o tempo entre vocês. Além disso, como toda relação, a amizade tem que ser cultivada e precisa de uma verdadeira dedicação de ambas as partes. Ainda que a distância separe vocês, é importante manter um contato regular, seja através de telefonemas, por WhatsApp, Skype, e-mail, etc.

Deve demonstrar aos seus amigos que se interessa por eles, que quer estar informado de tudo o que acontece em sua vida e que tem a grande necessidade de estar sempre em contato, ainda quando tiver muitos quilômetros no meio. Só desta forma essa relação de amizade continuará crescendo e se manterá no tempo.

Como cuidar dos amigos - Passo 4
5

Ainda que talvez seja preciso um pouco mais de dedicação para manter o contato com um amigo que está à distância, também é fundamental que se preocupe e invista parte do seu tempo em estar com aqueles amigos que tem por perto. Como bem diz o ditado, da convivência nasce o carinho, e os bons amigos, além de estarem nos maus momentos, devem usufruir de boas experiências, de momentos divertidos, de momentos cheios de risos, de viagens..., e uma lista interminável de vivências juntos que, aos poucos, irão fazendo com que essa amizade seja cada vez maior e especial.

Não espere sempre que sejam os outros que chamem você para sair ou para fazer algo juntos, você também deve propor-lhes planos e, de qualquer maneira, mostrar-lhes que tem vontade de passar um tempo e bons momentos com eles. Isto é um dos pontos mais importantes a ter em conta para cuidar dos amigos e não os perder pelo caminho.

Como cuidar dos amigos - Passo 5
6

Quando uma pessoa significa muito para você e é um dos seus melhores amigos, não é demais que de vez em quando mostre o seu afeto com palavras e gestos de carinho. Diga-lhe o quanto o ama, faça-o saber que se sente afortunado por tê-lo como amigo e dê-lhe um abraço e um beijo quando mais precisar. Lembre-se sempre do seu aniversário ou das datas especiais e dê um presente que realmente goste e anime, ninguém conhece os seus gostos melhor que você!

Como cuidar dos amigos - Passo 6
7

Caso tenha discutido com algum dos seus melhores amigos e não saiba que passos dar ou como enfrentar muito bem a situação, recomendamos que você consulte o nosso artigo Como fazer as pazes com uma amiga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos amigos, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos amigos

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar dos amigos
1 de 7
Como cuidar dos amigos

Voltar ao topo da página