PARTILHAR

Como saber se sou pardo

Como saber se sou pardo

A raça parda é uma das categorias nas quais a população do Brasil é dividida de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Historicamente, o termo "pardo" é usado no país desde o período colonial, quando o pardo era visto como uma espécie de casta resultante de miscigenação, forte característica da demografia brasileira. Em razão da mistura de raças no Brasil, por vezes é muito difícil que um indivíduo consiga de classificar, causando muitas dúvidas. Será que você qual é a sua etnia? Leia este artigo do umCOMO sobre como saber se sou pardo e entenda como é feita a classificação.

Também lhe pode interessar: Como se concentrar nos estudos

A evolução da classificação racial no Brasil

A ideia de definir o povo brasileiro veio da segunda metade século XIX, época na qual cresceu a discussão acerca da identidade nacional no país. No contexto, a diversidade racial e cultural brasileira foi vista como um empecilho nessa tentativa de definir a população, principalmente por influência de povos africanos e indígenas, considerado inferiores aos europeus colonizadores.[1]

Em 1872, em razão do Recenseamento do Brasil, foi realizada pela primeira vez no Brasil uma efetiva classificação da população em raças, tal classificação separou a população entre brancos, pretos, pardos e caboclos. Em 1890, durante uma segunda classificação racial da população, o termo pardo deixou de ser usado e foi substituído por mestiço[1], ou seja, fruto de uma mistura racial.

No século XX, principalmente durante o governo de Getúlio Vargas, em razão da retomada da tentativa de definir e criar uma identidade nacional, procurou-se formas de branqueamento da população brasileira em razão de teses que inferiorizavam tanto indígenas como negros, tais teorias se encaixam no chamado "racismo científico", ainda que o termo seja problemático pois não é efetivamente científico, é apenas uma tentativa de justificar o racismo. Além de diminuir a população negra e indígena no país, medidas como criar atrativos para europeus caucasianos no país também foram tomadas.

Após décadas sem que haja uma classificação e com as alterações acima vistas na demografia nacional, em 1940 novamente foi realizado uma análise da população brasileira, passando então a também incluir a categoria de pessoas amarelas em razão da grande migração japonesa no país. Atualmente o Brasil é o país com a maior comunidade japonesa no mundo.

Nos censos atuais, a população brasileira é dividida entre branca, preta, amarela, parda e indígena.

Como saber se sou pardo segundo o IBGE

Por definição e no sentido literal, pessoas pardas é um grupo que engloba brasileiros com variadas ascendências étnicas. Em razão da abrangência do termo, é bastante difícil saber o que é uma pessoa parda, sendo necessário que nos apoiemos em classificações já estipuladas. Se você se pergunta o que é uma pessoa parda para o IBGE, saiba que pode estar na categoria qualquer pessoa que tenha na origem mistura de raças. São alguns tipos de pardo:

  • Aqueles que são os descendentes de pessoa branca e negro;
  • Os que são filhos de brancos com índios;
  • Os filhos de negros e indígenas.

É sempre importante lembrar que essa é uma classificação do IBGE que apresenta definições para as cinco nomenclaturas e que cada um tem a liberdade de dizer como se classifica, além disso, a classificação é feita baseada apenas em origem e não envolve características físicas.

O que é uma pessoa parda para o IBGE

Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua 2016 (PNAD Continua)[2], divulgados no final de 2017, revelaram que 46,7% dos brasileiros se declaram pardos. Fato é que se considerar pardo é muito mais uma questão de identificação pessoal do que definição e que vai muito além do tom da pele. Não há se alguém é pardo segundo o IBGE, afinal, os pesquisadores do instituto não definem a etnia dos entrevistados, apenas pedem para que a pessoa se classifique, o que vale é o critério da autodeclaração.

Como se autodeclarar pardo? Como fazer autodeclaração de raça?

Se você está se perguntando "Como comprovar que sou pardo?", saiba que se autodeclarar pardo é muito simples: basta afirmar que você é. Não é necessário realizar nenhuma comprovação de quem são seus ancestrais - sua palavra se declarando pardo é o que basta para os órgãos do governo.

Caso você tenha dúvidas do tipo como saber minha raça, veja abaixo características físicas dos pardos para entender melhor se você se encaixa na categoria.

Como saber se sou pardo para concurso

Quando se fala de concursos públicos ou vestibulares para ingresso em universidades públicas, o primeiro passo é se identificar como pardo e, depois, aguardar a aprovação do órgão. Isso ocorre porque atualmente a maioria das bancas de concurso e vestibulares tem um grupo especial que irá avaliar se o candidato aprovado é ou não pardo ou negro, caso ele entre pelo sistema de cotas, sendo essa uma maneira de evitar fraudes no sistema.

Como saber se sou pardo - Como saber se sou pardo segundo o IBGE
Imagem: lounge.obviousmag.org/Reprodução

Traços fenotípicos pardo

Como vimos, pessoas pardas são aquelas que possuem uma mistura de ancestralidades, podendo ser europeia, africana e indígena. A mistura de características fenotípicas pode variar amplamente entre indivíduos que são classificados como "pardos". Veja:

  • Variação na cor da pele: pessoas consideradas "pardas" podem ter uma ampla gama de tons de pele, que podem ser intermediários entre os tons claros e escuros.
  • Textura do cabelo: a textura do cabelo pode variar, desde cabelos lisos até cabelos cacheados ou crespos.
  • Formato do rosto: a forma do rosto pode variar, assim como características como nariz, boca e olhos.
  • Características faciais: pessoas de ascendência mista podem apresentar uma combinação de traços faciais associados a diferentes grupos étnicos, como características indígenas, africanas e europeias.
  • Estrutura corporal: a estrutura corporal, como altura e proporções corporais, pode ser influenciada pela combinação de diferentes ancestrais.
  • Características dos olhos: a cor e a forma dos olhos podem variar amplamente.
  • Características culturais e sociais: além das características físicas, as pessoas de ascendência mista também podem compartilhar características culturais e sociais provenientes das diversas influências ancestrais.

Sou pardo ou branco?

A pessoa parda, na verdade, é uma pessoa mestiça, aquela que apresenta uma mistura bem aparente entre duas ou mais etnias. Acontece que na maioria das vezes o indivíduo fruto desse mix acaba nascendo com a pele morena, ou seja, se forma simplória, pode-se dizer que cor parda é moreno. No geral, os traços fenotípicos do pardo são uma mistura entre os dos negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc., portanto, da sua ascendência familiar.

Como sabido, a raça parda é composta por indivíduos por vezes muito distintos pois, para ser pardo, basta ter diferentes ascendências. Uma mistura de negros e brancos, índios, ameríndios e brancos, entre ou outras, resultará em um indivíduo pardo. Em razão da mistura, na sua maioria, o indivíduo pardo é caracterizado por ter o tom de pele moreno para escuro e os traços podem variar de indígena, negro e branco. No Brasil são mais de 80 milhões de pessoas[2] que se consideram pardas, tornando o grupo o segundo maior do país, atrás somente dos brancos.

Outra coisa, continua crescendo, pois há estudos que dizem que a maioria dos pardos tem descendência europeia de diversos países, indígena e africana o que tende a aumentar o número de pardos devido ao fato de grande parte do Brasil ter ascendência europeia, devido a intensa imigração portuguesa, alemã, espanhola, entre outros.

O primeiro estudo demográfico brasileiro foi feito em 1872[1] pedindo aos cidadãos que se classificassem em um dos quatro grupos: branco, caboclo, preto ou pardo. A maioria sempre foi branca, mas desde então foram feitas diversas mudanças na pesquisa e ainda não há uma definição de como classificar.

Em um país diverso racialmente como o Brasil, é muito difícil classificar a população de acordo com a cor, além disso, a classificação pode ser algo muito perigoso principalmente em razão do racismo, ideia que inferioriza cores e atinge fortemente o país até os dias de hoje, mesmo após mais de 1 século desde o fim da escravidão.

Entenda: Como o Brasil se tornou independente?

Quem pode se declarar negro (afrodescendente)

Segundo a definição do IBGE, pardos são pessoas que se declaram mestiças de preto com pessoa de outra cor. Para efeitos estatísticos, pardos e negros são agrupados juntos pelo governo. Enquanto pardos são fruto de mistura racial, negros seriam aquelas pessoas que são puramente negras, ou seja, pessoas cujos pais sejam indubitavelmente negros, entretanto, no Brasil é muito difícil encontrar alguém que seja 100% algo quando falamos de 'raça'.

No Censo de 2010[3], 43,1% da população nacional se auto-declarou como sendo parda. A união das duas categorias em uma só é um tema muito polêmico, o problema em reunir pretos e pardos em uma mesma categoria e que alguns estudos apontam (e a história mostra) que o preto é muito mais discriminado do que qualquer outra raça. É um esquema de quanto mais escuro, mais preconceito sofre, sendo assim, colocar o pardo como igual é como apagar parte do racismo. Outro problema que ocorre quando há a classificação racial, é que, visando fugir do preconceito, algumas pessoas se declaram como pardas quando, na verdade, são lidas como negras pela sociedade.

Ainda sobre a união de pretos e pardos em uma só categoria, o IBGE já chegou a dar a explicação de que a condição financeira e de vida de ambos grupos é muito parecida, justificando assim a junção. Apesar a resposta do instituto, definição causou muita polêmica e não foi um consenso geral.

Vale lembrar também que não existe nada científico que defina alguma coisa e é por isso que todo mundo segue os critérios do IBGE. Uma coisa importante de lembrar é que muitas organizações que defendem a raça negra de preconceitos e lutam pela igualdade racial dizem que o termo afrodescendente está em desuso e que o certo seria negro.

Também de acordo com o Censo 2010, 7,6% dos brasileiros se declaram pretos, o que representa um crescimento em relação aos 6,2% que se declaravam pretos no Censo 2000.

Você também pode se interessar por: O que é apropriação cultural?

Como saber se sou pardo - Quem pode se declarar negro (afrodescendente)

Como saber minha cor/raça?

Devido ao enorme preconceito que ainda existe no Brasil contra a população negra, muitas pessoas se declaram como pardas para evitá-lo. No entanto, o movimento negro vem recusando o uso do termo pardo, dando preferência a categoria negro.

De acordo com a ativista negra Consuelo Neves, em artigo publicado no portal Blogueiras Negras[4], algumas pessoas (mesmo que negras) recusam a categoria "negro" porque o branco é o que é visto como positivo na sociedade. Dessa forma, se assumir negro é, para esses grupos, uma atitude enobrecedora e revolucionária.

Nessa onda surgem questionamentos como por exemplo "como saber se sou pardo ou branco".

É preciso deixar claro que não há um critério objetivo para se definir a cor ou raça a qual se pertence. Muitos elementos devem ser levados em conta, como a percepção pessoal, a percepção social, hereditariedade, etc. Contudo, no fim das contas, o que vale é a autodeclaração - ou seja, o que você pensa sobre si mesmo.

Como saber se sou pardo - Como saber minha cor/raça?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou pardo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. PETRUCCELLI, J. L., SABOIA, A. L. Características étnico-raciais da população. Classificações e identidades. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf. Acesso em: 28/04/2019.
  2. CAMPOS, A. C. População brasileira é formada basicamente de pardos e brancos, mostra IBGE. Acesso em: 28/04/2019. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-11/populacao-brasileira-e-formada-basicamente-de-pardos-e-brancos-mostra-ibge
  3. Censo 2010 mostra as características da população brasileira. Acesso em: 28/04/2019. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicas-gerais-da-populacao-brasileira
  4. NEVES, C. Colorismo: Quem decide? Acesso em: 28/04/2019. Disponível em: http://blogueirasnegras.org/2015/02/03/colorismo-quem-decide/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
61 comentários
A sua avaliação:
Ribeiro
Creio que se os critérios definidores de raça fossem mais bem definidos, mais de 80% dos brasileiros seriam considerados pardos. Como a própria autora do artigo declara, e é evidente para qualquer brasileiro sensato que tenha coragem de examinar sua ascendência com honestidade, a maior parte da população brasileira tem ancentrais de diversas etnias. Minha pele é clara, mas não como a de um europeu do norte da Europa, ou seja, não sou suficientemente branco. Além disso tenho características fenotípicas que me aproximam mais de um indígena brasileiro, tais como estatura e tamanho dos membros. Não devo me declarar branco, não seria honesto, quando está patente em mim características de outras etnias. A autodeclaração (me sinto branco, me sinto negro, me sinto indígena) é um erro que afeta as políticas públicas concedendo direitos para uns e retirando de outros, frequentemente de forma injusta. Se somos quase todos mestiços, somos quase todos pardos, uns de pele clara, outros de pele escura, mas pardos.
A sua avaliação:
Nayane
Se você que vai ler isso se identificar e souber me responde, obrigado.
Meu pai é branco e meus avós por parte de pai também, minha avó era mais branca que o meu avô. Por parte da minha mãe, meu avô era branco até demais, como diria minha mãe, minha avó já era negra e minha mãe é parda mas sem muitas características de uma pessoa negra. Eu e meus irmãos nascemos de pele clara, digamos assim. Minha pele é bem clara e chega a ser branca na maioria das vezes, só fica um pouco mais escura quando fico perto de alguma luz ruim, falando em luz, também posso parecer amarela, isso, geralmente branca e amarela, e às vezes, dependendo da iluminação, um pouco mais escura, mas não muito.
Então, não sei, não me acho branca, pois já vi pessoas muito, muito brancas, e penso, branca eu não sou, branca é aquela pessoa ali, não eu. Talvez eu devesse entender melhor que no grupo de brancos também existes alguns tons do mesmo? Se eu pudesse, mandaria uma foto minha pro IBGE pra avaliarem e acabar com a minha dúvida de uma vez por todas.
Obs: Minha cor é praticamente a mesma que a daquelas duas pessoas de cor mais clara na foto que tem quatro braços.
A sua avaliação:
Júlia
gostaria de saber se me classifico como parda.

minha mãe é parda, afinal meu avô é pardo e minha avó é negra. Minha família por parte de mãe em sua grande parte são negros.

meu pai é branco, afinal meu avô é pardo e minha avó branca, descendente de espanhóis. Minha família paterna tem uma mistura de pessoas pardas e pessoas brancas.

Sou considerada parda?
Carlos
Depende também da sua tonalidade de pele e traços fenotípicos, eu, por exemplo, sou filho de mãe negra e pai branco. Nasci com poucos fenotípicos negros, porém tonalidade de pele digamos "não branca", "olivada", "morena". Me considero pardo. Você pode ter essa mistura que pontou dos seus pais, porém puxar mais pro seu pai branco, logo é considerada branca, entende? Não é só ter pais de diferentes cores/raças é também como você adquiriu os traços.
A sua avaliação:
Melo
O pardo é aquela pessoa preta demais pra ser branca, e clara demais pra ser negra. Se for por questão de mistura difícilmente existe algum negro ou branco realmente hoje em dia. Seriam tds pardos não levando o tom de pele em conta. E sendo assim como pode alguém ser julgado não pardo num concurso?
A sua avaliação:
Gi
Meu avô paterno era negro, casado com minha avó branca descendente de italiano
Meu pai nasceu pardo e eu tbm, meu irmão nasceu com o tom mais escuro que o meu e parece ser negro, minha irmã nasceu mais clara e é meio amarela. Eu fico confusa com tanta mistura
A sua avaliação:
Naiane
Como saber se sou parda?

Minha mãe é branca meu pai também.

Meus avós maternos são brancos.

Meus avós paternos, apenas minha vó er morena.

Mariana
No meu ponto de vista, você seria considerada uma pessoa branca. Enquanto a sua mãe, possível, parda, em um tom claro... Por sua avó ser morena (isso vale se ela for descente de índios, negros ou outras pessoas pardas)! Talvez, eu esteja enganada. Até porque é você que se autodeclara parda!

A minha mãe é negra e decendente de índios, enquanto meu pai é branco e descendente de europeus! Isso me faz uma pessoa parda. Assim como você!

Tente olhar o seu tom de pele! Você é mais escura próximo aos seus parentes brancos e mais clara em relação aos seus parentes negros?

Se sim, isso pode mostrar que você é parda sim, pois fica no meio das duas cores! Eu costumo ver bastante pardos de subtons quentes! São os mais comuns no Brasil!

Eu também tenho muito essa dúvida, por eu ficar no meio termo, eu atualmente me considero parda. Mesmo que a minha mãe me ache branca (até porque... Ela é negra/parda)

Eu tenho um tom de pele quente, bem amarelado, sou mais escura que meu pai e meu irmão (brancos) e mais clara do que a minha mãe (negra/parda). Digo que me aproximo bem mais de alguém branca, mas não sou branca o suficiente para me considerar uma. Se é que me entende!

Espero que tenha ajudado! E, ser pardo significa bem mais do que a cor de pele! Procure saber dos seus decendentes, isso pode lhe ajudar muito!
A sua avaliação:
Juliete
Oi, meus parentes por parte de mãe são negros mas minha vó casou com um italiano e minha mãe nasceu parda o meu pai é branco, os meus traços são lábios carnudos o nariz mais largo tipo uma bolinha meio empinado kkkkkkk e minha pele vai mais pra um branco meio marrom e amarelo e meu cabelo é cacheado
Luiza
Caramba, parece que você me descreveu aqui! hahah Meu pai tbm é branco, minha mãe parda, eu nasci com essas mesmas características. Daí já minha irmã nasceu branca. Às vezes me sinto confusa, porque as pessoas me veem como branca, no entanto sou levemente mais escura que minha irmã.
A sua avaliação:
Pedro Taschetto
Tenho Tom de pele branco médio, meu pai é branco minha mãe é branca e todos meus avós são brancos, só minha avó por parte de pai que é um pouco mais morena pois ela é descendente de espanhóis com alguma coisa do oriente médio; eu puxei mais a família dela, por causa disto me sinto estranho se sou Branco ou Pardo.
Nayane
Estamos quase na mesma história. Também me sinto estranha por não saber qual é a minha cor. Não sou amarela, negra também não, se disser que sou parda acho que sou apedrejada por quem é, no fim, não sei de nada.
A sua avaliação:
Nicole
Me encontro em duvida ainda.. meu pai moreno (tios, primos e meu avô negro, enquanto minha avó era mestiça acredito) e mãe branca (minha avó indígena, e avô branco), diz que mistura de raças (no meu caso, pai pardo e mãe branca) é mestiço, mas meu fenótipo é de branca, mas me considero mestiça/parda. Meu sobrinho teve que concorrer na justiça para conseguir a vaga (sendo que ele tem o tom bem mais escuro que o meu), não sei se arrisco ou me "autodeclaro" branca para não ter problemas
A sua avaliação:
kássya silva moraes
gostei bastante deste post, ele realmente somou muito para tirar certas duvidas e acrescentou bastante no meu repertório sociocultural. após ler, tive mais certeza ainda que sou parda, ou seja, dúvida ZERO sobre minha raça. obrigada pelo post extremamente esclarecedor!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Kássya, ficamos felizes que o post tenha te ajudado! Agradecemos o seu comentário e esperamos que você continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Julia
Até hj n sei minha cor exata6
kássya silva moraes
nao sei se ainda nao sabe sua raça kk. mas vou falar como tive mais certeza ainda da minha, após ler o post. eu simplesmente peguei os pontos principais onde falava sobre as definições exatas dos dois grupos que são pardos e negros. fiz uma analise da descendencia dos meus pais e dos meus avós, e vi que tem uma grande mistura de etnias, ou seja, significa que sou parda. isso porque na minha familia , ninguem é afrodescendente raiz, (digamos assim). apesar de eu ter um irmão que aparentemente é negro, ele é pardo. mas espero que tenha entendido como funciona, a autodeclaração de cor ou raça.
A sua avaliação:
Tupiniquim
Associar “pardo” exclusivamente à negritude significa aderir ao discurso de que indígenas foram dizimados. https://medium.com/@desabafos/a-complexidade-do-pardo-e-o-n%C3%A3o-lugar-ind%C3%ADgena-a8a1e172e2b0
Robson
Segundo uma reportagem do site da revista exame, quase 5% da população do Uruguai disse ser descendentes de indígenas, mas o Estatuto da Igualdade Racial eliminou totalmente essas pessoas do Brasil, em que o Amazonas, o Pará, o Ceará, etc sumiram do mapa do Brasil e ninguém percebeu. A Dira Paes, Suyane Moreira, Cristian e Ralf, Graciane Barbosa e outras pessoas com ascendencia indígena, enquanto não se classificarem como indigenas, simplesmente não existem.
Hiro
Muito bem colocado. Não temos indigenas e descendentes!
A sua avaliação:
Mauro
COMO SABER SE SOU PARDO?
A sua avaliação:
Emelyn
Tenho uma observação em relação ao texto que comenta sobre o fim da escravidão. Não seria mais de um século desde que a escravidão se deu por fim? Mais de "1 década" como é descrito não está errado, mas o período do fim da escravidão no Brasil se deu há muito mais tempo.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Emelyn. Obrigada pelo seu comentário. Bem observado e com toda a razão. Já corrigimos! 😃
A sua avaliação:
Lorena
Tenho muita dúvida com relação a minha cor, meu pai é claro devido ao meu avó ser claro, mas a familia do meu avó é morena, e da minha avó tem ancestrais indígenas. Já a minha mãe é morena e meu avó, tios e primos são negros, e a avó da minha mãe era india. Minhas irmãs são morenas e eu sou bem clarinha, eu sempre me intitulei parda. Meus labios são mais carnudos como o da minha mãe, meu cabelo é meio cacheado um pouco crespo. Queria saber como posso me intitular para um concurso? Pois vejo que tem muito problema nesse sentido na hora de validar a cor e etc.
A sua avaliação:
patricia oliveira
tenho um tom de pele bem clara, mas não chega a ser branca, já meu pai era bem negro porem meus avos por parte de pai eram brancos, e minha mae é morena e toda familia negra, e por crescer com a familia da minha mãe que é só de mulheres negras, me autodeclarava negra, uso turbante, amo a cultura e é minha religião de matrizes africana, porem a algum tempo venho sendo alvo de acusações de algumas pessoas de pele bem mais escura que a minha, por apropriação cultural, piadas de que eu não sou negra e que por isso eu não tinha direito de fala, bom fiquei mal e comecei a pesquisar e ler mais sobre misceginação, sobre a cor parda e por ai foi... e acabei me identificando e aceitando como parda, pq não sinto medo de aparecer alguem mais negra que eu pra me mandar calar, algumas pessoas acham que se declaram pardas por não querer ser negra, no meu caso não foi... e sim pq não me senti acolhida, e quase esqueci de comentar, nem pela parte branca da familia de meu pai tbm, pq uns dizian "ela não é branca, mas tbm não nasceu neguinha" e tipo isso cresceu comigo de tipo pow querer saber se não sou nem um e nem outro, o que sou!! e hoje como mulher parda me sinto mais confiante por ter me encontrado e aceitado.
A sua avaliação:
Toniel Marques Ferreira
sou moreno médio, sou pardo ?
Minha bisavó era india .
A sua avaliação:
Larisse
Como saber se sou pardo
A sua avaliação:
Vinicius
Mano eu sou filho de pai moreno escuro ( negro ) e também tenho descendência de bisavós brancos ( mais especificamente de Alagoas )
E meu avós por parte de pai , são negros , e minha vó por parte de mãe tem uma descendência de índios ( bom acho q sou mestiço não tenho certeza )
Mas , acho q se autoclassifica como “ mestiço “
Arbies
Na hora de classificar a população de presos, o pardo vira preto. Na hora de classificar os desempregados o pardo vira branco. na hora de classificar os homicídios o pardo vira preto. na hora de classificar os ricos o pardo vira branco. Na hora de classificar os que fizeram ensino superior o pardo vira branco. na hora de classificar quem não faz faculdade o pardo vira preto. Entendeu!!!?
DAN HERMAN
O COMENTÁRIO DO ARBIES É O MAIS INTELIGENTE DE TODOS SOBRE ESTE ARTIGO. A RAZÃO É SIMPLES DE ENTENDER:

ARBIES EXPRESSA HABILMENTE EM POUCAS PALAVRAS A HIPOCRISIA E A MENTALIDADE RACISTA DA MORALMENTE DECADENTE SOCIEDADE BRASILEIRA!

A grande totalidade dos brasileiros (99%) desconhece os estudos feitos por uma equipe de pesquisadores da UFMG, liderada pelo cientista SERGIO D. J. PENA que estudaram a origem genética dos brasileiros. A CONCLUSÃO A QUE CHEGARAM É A SEGUINTE:

É QUASE IMPOSSÍVEL ENCONTRAR UMA PESSOA DE PELE BRANCA NASCIDA NO BRASIL QUE NÃO TENHA HERANÇA GENÉTICA AFRICANA OU INDÍGENA! O MESMO VALE PARA AFRODESCENDENTES!

A única exceção (1% da população) são as pessoas descendentes diretas de pai e mãe imigrantes originários da RAÇA ARIANA EUROPEIA (considerada pelos racistas os únicos brancos puros do planeta)!

OU SEJA, CIENTIFICAMENTE FALANDO, SOMOS uma nação subdesenvolvida, do terceiro mundo, constituída de PARDOS!

PORTANTO, SE SEU PAI E SUA MÃE NÃO SÃO DESCENDENTES DIRETOS DOS NÓRDICOS E GERMÂNICOS VOCÊ É UMA PESSOA PARDA, QUE VOCÊ GOSTE OU NÃO!
Como saber se sou pardo
Imagem: lounge.obviousmag.org/Reprodução
1 de 4
Como saber se sou pardo

Voltar ao topo da página ↑