Partilhar

Como saber se sou pardo

Como saber se sou pardo

A pessoa parda, na verdade, é uma pessoa mestiça, aquela que apresenta uma mistura bem aparente entre duas ou mais etnias. Acontece que na maioria das vezes o indivíduo fruto desse mix acaba nascendo com a pele morena. Parda é uma das cores que existem na população do Brasil de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As outras são aquelas que você já conhece: brancos, pretos, amarelos e indígenas. Historicamente, o termo é usado no país desde o período colonial, quando o pardo era visto como uma espécie de casta. Das mais baixas. Até porque, como todo mundo sabe, quem sempre levou vantagem, foram os brancos. Daí os negros ficavam na condição de escravos mesmo. Os Excluídos. Mas e você? Sabe qual é a sua etnia? Leia este artigo do umCOMO sobre como saber se sou pardo.

Também lhe pode interessar: Como verificar se tenho boa memória

Como saber se sou pardo segundo o IBGE

Já deve ter dado para entender que a palavra pardo, no sentido literal, é usada com referência a brasileiros com variadas ascendências étnicas. Uma pessoa parda para o IBGE, é que sempre é alguém que tenha mistura de cor de pele. São alguns tipos: a miscigenação mulata, que são os descendentes de brancos e negros. Os que são filhos de brancos com índios, ou seja, a cabocla e a cafuza, os filhos de negros e indígenas. É sempre importante lembrar que essa é uma classificação do IBGE que apresenta definições para as cinco nomenclaturas e que cada um tem a liberdade de dizer como se classifica.

O que é uma pessoa parda para o IBGE?

Já os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios continua 2016 (Pnad Continua)1 , divulgado no final de 2017, revelaram que 46,7% dos brasileiros se declaram pardos. Fato é que se considerar pardo é muito mais uma questão de identificação pessoal do que definição. Vai muito além do tom da pele. Um pesquisador do IBGE não define a etnia e sim a pessoa que está respondendo.

Raça parda - Características

Como dito, a raça parda é uma mistura de negros e brancos, índios, ameríndios e brancos e assim vai. Ou seja, na sua maioria, vai ter o tom de pele moreno para escuro e os traços podem variar de indígena, negro e branco. No Brasil são mais de 80 milhões de pessoas que se consideram pardas, tornando o grupo o segundo maior do país, atrás somente dos brancos. Outra coisa, a raça continua crescendo, pois há estudos que dizem que a maioria dos pardos tem descendência europeia de diversos países, indígena e africana o que tende a aumentar o número de pardos devido ao fato de grande parte do Brasil ter sangue europeu.

O primeiro estudo demográfico brasileiro foi feito em 1872 pedindo aos cidadãos que se classificassem em um dos quatro grupos: Branco, caboclo, preto ou pardo. A maioria sempre foi branca, mas desde então foram feitas diversas mudanças na pesquisa e ainda não há uma definição de como classificar cada raça.

Entenda: Como o Brasil se tornou independente?

Quem pode se declarar afrodescendente

Segundo a definição do IBGE, pardos são pessoas que se declaram mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de preto com pessoa de outra cor ou raça. Para efeitos estatísticos, pardos são considerados negros pelo governo. No censo de 2005, 43,2% da população nacional se auto-declarou como sendo parda. É claro que é um tema muito polêmico, porque você não pode reunir pretos e pardos em uma mesma categoria. É que alguns estudos apontam (e a história mostra) que o preto é muito mais discriminado do que qualquer outra raça. É um esquema de quanto mais escuro, mais preconceito sofre.

Vale lembrar também que não existe nada científico que defina alguma coisa e é por isso que todo mundo segue os critérios do IBGE. Uma coisa importante de lembrar é que muitas organizações que defendem a raça negra de preconceitos e lutam pela igualdade racial dizem que o termo afrodescendente está em desuso. O certo seria negro.

Tem mais. O IBGE já chegou a dar a explicação de que a condição financeira e de vida dos pretos e pardos é muito parecida. O que houve é que essa definição causou muita polêmica e não era um consenso geral, até porque o brasileiro pode se identificar da forma que quiser. Além disso o país todo sabe que aqui as pessoas denominam tudo pela aparência e outros critérios ancestrais. Por não haver uma regra, os jornais e órgãos de cultura acabam cometendo equívocos em relação aos termos de raciais.

Você também pode se interessar por: O que é apropriação cultural?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou pardo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-11/populacao-brasileira-e-formada-basicamente-de-pardos-e-brancos-mostra-ibge

Escrever comentário sobre Como saber se sou pardo

8 comentários
Matheus
Minha mãe é parda e meu pai é negro, logo eu nasci da cor marrom não tão escuro mas ou menos desse tom👍🏽 e de cabelo crespo. Eu me considero negro, tá certo?
Laudete
Minha mãe é alva com cabelos bem lisos e fininhos e meu pai é moreno dos cabelos lisos e traços finos. Eu sou morena como meu pai, mas meus cabelos são como de minha mãe. Meu nariz é pequeno e delicado, meus olhos são fundos e lábios delineados. Como me classificar?
alex fabio gonçalves da silva
eu sou filho de mãe branca e pai negro, poço ser considerado pardo. como vou saber de verdade se sou pardo?
Beatriz
Eai conseguiu a resposta?
Claudia
Se pardo é mestiço e vc é mestiço é óbvio que vc é pardo. Mas as pessoas adoram criar uma polêmica que tem que ser preto pra ser pardo. Porque a lei é para pretos e pardos, o problema também é que a literatura do IBGE não dá clareza nenhuma dizendo que fica a critério da identificação racial, sendo que se um pardo se identifica com pardo e tem pele mais clara é mais discriminado do que todos porque é nem nem, nem negro, nem branco, ou os pardos se assumem pardos e criam uma identidade racial, ou vai ficar nessa bagunça que o IBGE não vai arrumar.
Franciely Brasil
Eu tenho enorme dúvida não sei identificar se sou branca ou parda, como faço para saber??
Rosana
Sou morena Clara mas as avós dos meus pais eram índias, digo que sou parda estou certa?
Luiz Henrique
Eu sei que sou pardo porque na minha pele predomina uma mistura de pigmento negros e brancos, ou seja tenho pigmentos de dois povos misturados ( Negros e Brancos)
MARIA JOSÉ DOS SANTOS
COMO SABER SE SOU PARDO PELO IBGE
MARCO ANTONIO
QUERO SABER SE SOU PARDO
Editor umComo.com.br
Oi Marco! Por favor, siga as indicações do texto.

Como saber se sou pardo
Como saber se sou pardo

Voltar ao topo da página