Partilhar

Como saber se sou pardo

Por Lucas Baptista. Atualizado: 9 outubro 2018
Como saber se sou pardo

A pessoa parda, na verdade, é uma pessoa mestiça, aquela que apresenta uma mistura bem aparente entre duas ou mais etnias. Acontece que na maioria das vezes o indivíduo fruto desse mix acaba nascendo com a pele morena. Parda é uma das cores que existem na população do Brasil de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As outras são aquelas que você já conhece: brancos, pretos, amarelos e indígenas. Historicamente, o termo é usado no país desde o período colonial, quando o pardo era visto como uma espécie de casta. Das mais baixas. Até porque, como todo mundo sabe, quem sempre levou vantagem, foram os brancos. Daí os negros ficavam na condição de escravos mesmo. Os Excluídos. Mas e você? Sabe qual é a sua etnia? Leia este artigo do umCOMO sobre como saber se sou pardo e entenda.

Também lhe pode interessar: Como verificar se tenho boa memória

Como saber se sou pardo segundo o IBGE

O que é uma pessoa parda? Já deve ter dado para entender que a palavra pardo, no sentido literal, é usada com referência a brasileiros com variadas ascendências étnicas. Uma pessoa parda para o IBGE pode ser alguém que tenha mistura de cor de pele. São alguns tipos de pardo:

  • A miscigenação mulata, que são os descendentes de brancos e negros;
  • Os que são filhos de brancos com índios, ou seja, a cabocla e a cafuza;
  • Os filhos de negros e indígenas.

É sempre importante lembrar que essa é uma classificação do IBGE que apresenta definições para as cinco nomenclaturas e que cada um tem a liberdade de dizer como se classifica. Mas, no geral, os traços fenotípicos do pardo são uma mistura entre os dos negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc. Vai depender, portanto, da sua ascendência familiar.

O que é uma pessoa parda para o IBGE

Já os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios continua 2016 (Pnad Continua)[1], divulgado no final de 2017, revelaram que 46,7% dos brasileiros se declaram pardos. Fato é que se considerar pardo é muito mais uma questão de identificação pessoal do que definição. Vai muito além do tom da pele. Não há "como saber se sou pardo segundo o IBGE", isto porque o pesquisador do IBGE não define a etnia e sim a pessoa que está respondendo - ou seja, vale o critério da autodeclaração.

Como se autodeclarar pardo

Se autodeclarar pardo é muito simples: basta afirmar que você é. Não é necessário realizar nenhuma comprovação de quem são seus ancestrais - sua palavra se declarando pardo é o que basta para os órgãos do governo.

Como saber se sou pardo para concurso

Quando se fala de concursos públicos ou vestibulares para ingresso em universidades públicas, o primeiro passo é se identificar como pardo e, depois, aguardar a aprovação do órgão. Isso ocorre porque atualmente a maioria das bancas de concurso e vestibulares tem um grupo especial que irá avaliar se o candidato aprovado é ou não pardo ou negro, caso ele entre pelo sistema de cotas. Essa é uma maneira de evitar fraudes no sistema.

Como saber se sou pardo - Como saber se sou pardo segundo o IBGE
Fonte: lounge.obviousmag.org/Reprodução

Raça parda - Características

Como dito, a raça parda é uma mistura de negros e brancos, índios, ameríndios e brancos e assim vai. Ou seja, na sua maioria, vai ter o tom de pele moreno para escuro e os traços podem variar de indígena, negro e branco. No Brasil são mais de 80 milhões de pessoas[2] que se consideram pardas, tornando o grupo o segundo maior do país, atrás somente dos brancos.

Outra coisa, a raça continua crescendo, pois há estudos que dizem que a maioria dos pardos tem descendência europeia de diversos países, indígena e africana o que tende a aumentar o número de pardos devido ao fato de grande parte do Brasil ter ascendência europeia, devido a intensa imigração portuguesa, alemã, espanhola, entre outros.

O primeiro estudo demográfico brasileiro foi feito em 1872 pedindo aos cidadãos que se classificassem em um dos quatro grupos: branco, caboclo, preto ou pardo. A maioria sempre foi branca, mas desde então foram feitas diversas mudanças na pesquisa e ainda não há uma definição de como classificar cada raça.

Entenda: Como o Brasil se tornou independente?

Quem pode se declarar negro (afrodescendente)

Segundo a definição do IBGE, pardos são pessoas que se declaram mulatas, caboclas, cafuzas, mamelucas ou mestiças de preto com pessoa de outra cor ou raça. Para efeitos estatísticos, pardos e negros são agrupados juntos pelo governo.

No Censo de 2010[3], 43,1% da população nacional se auto-declarou como sendo parda. É claro que é um tema muito polêmico, porque você não pode reunir pretos e pardos em uma mesma categoria. É que alguns estudos apontam (e a história mostra) que o preto é muito mais discriminado do que qualquer outra raça. É um esquema de quanto mais escuro, mais preconceito sofre.

Por isso, algumas pessoas se declaram como pardas quando, na verdade, são lidas como negras pela sociedade. Esta é uma maneira de fugir do preconceito.

Mas as coisas vem mudando: também de acordo com o Censo 2010, 7,6% dos brasileiros se declaram pretos, o que representa um crescimento em relação aos 6,2% que se declaravam pretos no Censo 2000.

Vale lembrar também que não existe nada científico que defina alguma coisa e é por isso que todo mundo segue os critérios do IBGE. Uma coisa importante de lembrar é que muitas organizações que defendem a raça negra de preconceitos e lutam pela igualdade racial dizem que o termo afrodescendente está em desuso. O certo seria negro.

Tem mais. O IBGE já chegou a dar a explicação de que a condição financeira e de vida dos pretos e pardos é muito parecida. O que houve é que essa definição causou muita polêmica e não era um consenso geral, até porque o brasileiro pode se identificar da forma que quiser. Além disso o país todo sabe que aqui as pessoas denominam tudo pela aparência e outros critérios ancestrais. Por não haver uma regra, os jornais e órgãos de cultura acabam cometendo equívocos em relação aos termos de raciais.

Você também pode se interessar por: O que é apropriação cultural?

Como saber se sou pardo - Quem pode se declarar negro (afrodescendente)

Cor/raça - como saber?

Devido ao enorme preconceito que ainda existe no Brasil contra a população negra, muitas pessoas se declaram como pardas para evitá-lo. No entanto, o movimento negro vem recusando o uso do termo pardo, dando preferência a categoria negro.

De acordo com a ativista negra Consuelo Neves, em artigo publicado no portal Blogueiras Negras[4], algumas pessoas (mesmo que negras) recusam a categoria "negro" porque o branco é o que é visto como positivo na sociedade. Dessa forma, se assumir negro é, para esses grupos, uma atitude enobrecedora e revolucionária.

Nessa onda surgem questionamentos como por exemplo "como saber se sou pardo ou branco".

É preciso deixar claro que não há um critério objetivo para se definir a cor ou raça a qual se pertence. Muitos elementos devem ser levados em conta, como a percepção pessoal, a percepção social, hereditariedade, etc. Contudo, no fim das contas, o que vale é a autodeclaração - ou seja, o que você pensa sobre si mesmo.

Como saber se sou pardo - Cor/raça - como saber?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou pardo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-11/populacao-brasileira-e-formada-basicamente-de-pardos-e-brancos-mostra-ibge
  3. http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicas-gerais-da-populacao-brasileira
  4. http://blogueirasnegras.org/2015/02/03/colorismo-quem-decide/

Escrever comentário sobre Como saber se sou pardo

10 comentários
Pamela
Meu pai é português, branco e minha mãe tbm é branca, o ascendente negro mais próximo que possuo é uma bisavó por parte de mãe, minha pele é clara, mas de acordo com alguns comentários que vi em rede social, eu sou parda, tenho 26 anos e todo esse tempo achava q era branca, pois várias pessoas me dizem q eu sou, infelizmente ainda me restam dúvidas sobre isso.
Alex
Pardo nao e considerado negro sim tem negro mais pardo tem tracos de branco
Matheus
Minha mãe é parda e meu pai é negro, logo eu nasci da cor marrom não tão escuro mas ou menos desse tom👍🏽 e de cabelo crespo. Eu me considero negro, tá certo?
Alex
Ta porque seu pai é e vc tem as caracteristicas
Laudete
Minha mãe é alva com cabelos bem lisos e fininhos e meu pai é moreno dos cabelos lisos e traços finos. Eu sou morena como meu pai, mas meus cabelos são como de minha mãe. Meu nariz é pequeno e delicado, meus olhos são fundos e lábios delineados. Como me classificar?
alex fabio gonçalves da silva
eu sou filho de mãe branca e pai negro, poço ser considerado pardo. como vou saber de verdade se sou pardo?
Beatriz
Eai conseguiu a resposta?
Claudia
Se pardo é mestiço e vc é mestiço é óbvio que vc é pardo. Mas as pessoas adoram criar uma polêmica que tem que ser preto pra ser pardo. Porque a lei é para pretos e pardos, o problema também é que a literatura do IBGE não dá clareza nenhuma dizendo que fica a critério da identificação racial, sendo que se um pardo se identifica com pardo e tem pele mais clara é mais discriminado do que todos porque é nem nem, nem negro, nem branco, ou os pardos se assumem pardos e criam uma identidade racial, ou vai ficar nessa bagunça que o IBGE não vai arrumar.
Franciely Brasil
Eu tenho enorme dúvida não sei identificar se sou branca ou parda, como faço para saber??
Helen
É só você reparar nos seus traços e pensar nos seus familiares e antepassados. Eu tenho a pele clarinha mas os meus traços são todos indígenas, exceto pelo cabelo que é puxado pro crespo. Me autodeclaro parda, porque além dos traços e do cabelo sou filha de negro e tenho muitos indios na familia, minha vó mesma era uma índia pura.
Rosana
Sou morena Clara mas as avós dos meus pais eram índias, digo que sou parda estou certa?
Luiz Henrique
Eu sei que sou pardo porque na minha pele predomina uma mistura de pigmento negros e brancos, ou seja tenho pigmentos de dois povos misturados ( Negros e Brancos)
MARIA JOSÉ DOS SANTOS
COMO SABER SE SOU PARDO PELO IBGE
MARCO ANTONIO
QUERO SABER SE SOU PARDO
Editor umComo.com.br
Oi Marco! Por favor, siga as indicações do texto.

Como saber se sou pardo
Fonte: lounge.obviousmag.org/Reprodução
1 de 4
Como saber se sou pardo

Voltar ao topo da página