Desenvolver hábitos

Como se concentrar nos estudos

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 14 junho 2023
Como se concentrar nos estudos

A atenção e a concentração são mecanismos fundamentais para quem estuda ou trabalha. A pessoa precisa estar bem focada naquela atividade a ser desempenhada naquele momento para que o resultado seja alcançado ou para que a matéria seja aprendida.

Contudo, muitas vezes, algumas coisas surgem para atrair a nossa atenção e quando vemos já estamos perdendo tempo, desviados para outras atividades que são secundárias ou de menor importância, e deixamos de concentrar esforços naquele estudo ou tarefa que temos urgência de finalizar.

Você provavelmente já vivenciou a experiência de, num primeiro momento, estar muito focado numa tarefa importante e, no minuto seguinte, estar distraído com alguma coisa externa, alheia ao que você estava fazendo originalmente. Neste artigo do umCOMO te mostraremos como evitar essa situação e a como se concentrar nos estudos.

Também lhe pode interessar: Como melhorar meu desempenho nos estudos

Índice

  1. Como ter mais concentração nos estudos
  2. Como focar nos estudos
  3. Como estudar com TDAH

Como ter mais concentração nos estudos

O nosso cérebro é um órgão complexo e fantástico, que controla todo o resto do nosso organismo. É ele que concentra e regula todos nossos pensamentos, o nosso raciocínio e a nossa memória. Ao exercitar o seu cérebro, você está automaticamente exercitando a sua atenção e a sua concentração.

Segundo a neurociência – campo científico que estuda todo o nosso sistema nervoso, incluindo aí o cérebro, e as suas ligações com o restante do nosso organismo – a atenção pode ser dividida em: atenção sustentada, que é quando estamos focados na tarefa que precisa ser executada; atenção seletiva, quando conseguimos manter o foco, apesar das distrações; e a atenção dividida, que é a “capacidade de lembrar informações e manter o foco em alguma coisa enquanto realiza uma outra tarefa”[1]. Conheça os tipos de atenção.

O que fazer para melhorar a concentração

A memória é a nossa capacidade de armazenar as informações que o nosso cérebro consome ao longo da vida e está diretamente relacionada à nossa capacidade de concentração, uma vez que para reter alguma informação precisamos estar concentrados. Logo, podemos concluir que, se exercitamos a nossa memória, estamos treinando também a nossa concentração e vice-versa.

O problema é controlar quando o nosso cérebro estará concentrado e quando ele estará disperso. De tão inteligente, ele prega peças na gente, fazendo com que nós estejamos super concentrados em momentos de lazer, ao assistir um filme, por exemplo, e com que sejamos facilmente distraídos quando o momento demanda foco e atenção, como estudos e trabalho.

Diante desse cenário, o que fazer para melhorar a concentração nos estudos e nas demais tarefas relevantes do dia a dia pode ser um desafio. Contudo, a organização e a criação de estratégias podem trazer soluções para esses problemas, ajudando o nosso cérebro a focar nos estudos e assim poupar tempo e gerar resultados mais satisfatórios na nossa aprendizagem[2].

Como focar nos estudos

Muitos estudantes sofrem com o acúmulo de informações e as inúmeras distrações do ambiente no qual se encontram. Desde o som dos pássaros do lado de fora, a uma mensagem de Whatsapp que chega no celular, tudo é motivo para tirar a sua atenção do que você precisa se concentrar naquele momento.

A seguir exporemos algumas técnicas para você trabalhar a sua atenção e a como aumentar o foco nos estudos. Fica ligado!

Monte um cronograma

Seja fiel ao seu tempo de estudo. Organize o conteúdo a ser estudado e o tempo que você planeja dedicar a ele. Exercite ficar focado neste período que você programou para estudar, nem que ele seja curto. Mais vale um estudo efetivo durante duas horas do que uma tarde inteira desperdiçada com distrações.

Desligue o celular

A hora de estudos é momento de deixar o aparelho desligado ou afastado do ambiente que você preparou para se concentrar. As notificações das redes sociais só servirão para tirar o seu foco. Cada minuto que você gasta se distraindo com o celular acaba se estendendo.

Para manter os intervalos de concentração e descanso, experimente utilizar a técnica pomodoro.

Priorize os estudos sozinho

Com os colegas, o estudo pode perder o foco com conversas paralelas e a qualidade do aprendizado fica prejudicada[4]. Por isso, num primeiro momento, é interessante você estudar sozinho. O estudo em grupo só passa a ser interessante se você estiver explicando o conteúdo para os outros. Como ouvinte, o seu foco fica comprometido.

Não basta ler, escreva!

Apenas ler um conteúdo não é o suficiente para você manter a sua concentração. Transcreva as partes importantes do texto e crie resumos. Ao escrever, você estará mantendo o foco nos estudos e consegue manter o que lê mais fixado na sua mente.

Quando escrever, escreva à mão

Estudos mostram que os alunos aprendem mais dessa forma do que se apenas digitarem o conteúdo. A cada letra que você escreve à mão são criados movimentos distintos que não ocorrem na digitalização. “Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita”, afirma o professor Pierluigi Piazzi[3].

Revise o conteúdo

Ao fazer isso no mesmo dia em que o assunto foi ensinado faz o seu cérebro entender que aquilo é importante e fixará na sua memória.

Pratique atividade física

Exercícios aeróbicos aumentam consideravelmente a sua capacidade de concentração, além de equilibrar o corpo e a mente.

Não estude com música que você conhece a letra ou idioma

Essas, por você entender, ativam diversas partes do seu cérebro fazendo você dividir o seu foco. Contudo, se a música for instrumental ou em um idioma que você não conhece, e estiver apenas como som ambiente, pode ser favorável para a concentração de algumas pessoas.

Como estudar com TDAH

Estudantes com distúrbios de atenção ou portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem apresentar bastante dificuldade em manter o foco nos estudos, uma vez que o seu cérebro “ funciona sem parar”[4] e, assim, a pessoa é facilmente distraída por algo que não é o seu foco no momento.

Se você tem TDAH, confira algumas dicas para melhorar a sua concentração nos estudos:

  • Identifique um lugar onde você possa estudar. Procure um local que apresente menos estímulos que possam te distrair;
  • Divida suas tarefas em tarefas menores. Alterne períodos de estudos menores com pausas para descanso;
  • Escolha uma técnica de estudo que melhor se adapte a sua realidade;
  • Peça ajuda. Quando tiver muito conteúdo a ser estudado, peça a um colega mais experiente para te ajudar a identificar o que deve ser priorizado durante o estudo;
  • Use canetas marca-texto ou post-its. Dar ênfase nos pontos principais ajuda a manter o foco no que for importante dentro do conteúdo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se concentrar nos estudos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. NOSSO CÉREBRO E UM ÓRGÃO FANTÁSTICO. Disponível em: <https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2012/07/nosso-cerebro-e-um-orgao-fantastico-e.html/>. Acesso em 06/06/2023.
  2. COMO SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS. GUIA RAPIDO. Disponível em: <https://www.unit.br/blog/como-se-concentrar-nos-estudos-guia-rapido/>. Acesso em 06/06/2023.
  3. 13 DICAS PARA SE CONCENTRAR NA HORA DOS ESTUDOS. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/13-dicas-para-se-concentrar-na-hora-dos-estudos/>. Acesso em 06/06/2023.
  4. DICAS E TÉCNICAS PARA ESTUDAR SE VOCÊ TEM TDAH. Disponível em: <https://melhorcomsaude.com.br/dicas-e-tecnicas-para-estudar-se-voce-tem-tdah/>. Acesso em 06/06/2023
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como se concentrar nos estudos