Lembrar do que aprendeu

Técnicas de memorização

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 10 novembro 2023
Técnicas de memorização

Entre as melhores técnicas de memorização encontramos a fragmentação de informações, associações mentais, leitura em voz alta, acrósticos, rimas e muito mais. As técnicas de memorização são muito úteis quando você quer passar em uma prova, fazer uma apresentação e até no dia a dia.

A memória é uma importante função cognitiva que nos permite armazenar informações e recuperá-las quando necessário. Podemos guardar desde memórias até sensações, ideias, dados, sentimentos, entre outros. Através dela podemos ter acesso a uma grande quantidade de competências, habilidades e conhecimentos que nos permitem sobreviver no nosso dia a dia, por isso é uma capacidade muito importante.

Porém, às vezes, pensamos em muitas coisas ao mesmo tempo, ou temos muitas pendências para tratar, e esquecemos alguns detalhes que são relevantes. Por isso, no umCOMO queremos te ensinar algumas técnicas de memorização.

Índice

  1. O funcionamento da memória
  2. Fragmentação
  3. Associações mentais
  4. Leitura em voz alta
  5. Acrósticos
  6. Rimas
  7. Músicas
  8. Contação de histórias
  9. Mapas mentais
  10. Cartões de memória
  11. Fazer anotações
Ver mais >>

O funcionamento da memória

Devemos ter em mente que nosso cérebro memoriza seguindo quatro etapas: atenção, codificação, armazenamento e recuperação.

  • Atenção: se o cérebro considera a informação importante, ele a retém.
  • Codificação: a informação que foi interessante é movida para a memória de curto prazo, que a retém por alguns segundos, ou para a memória de trabalho, que a retém por aproximadamente 20 minutos, mas depois é esquecida.
  • Armazenamento: informações importantes podem ser movidas da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, mas isso só é feito se você decidir, aplicando técnicas para isso.
  • Recuperação: quanto melhor a informação for codificada e armazenada, mais rápido ela poderá ser recuperada e usada.

Estas são algumas das melhores técnicas para memorizar de forma rápida e assim não esquecer os novos conhecimentos adquiridos, que podem ser úteis no dia a dia, em casa, no trabalho, nos estudos, nas compras, etc.

Fragmentação

Fragmentar as informações ajuda a retê-las porque nem tudo é armazenado ao mesmo tempo. Na verdade, o número máximo de coisas que podem ser fragmentadas é 7 e não mais que isso. Por exemplo, os locais podem ser separados por áreas, departamentos ou por iniciais (como Memphis, Miami, Minneapolis). Quando os elementos são agrupados, eles são lembrados com mais facilidade.

Técnicas de memorização - Fragmentação

Associações mentais

Para que as reflexões fiquem fixadas em nossa memória, elas podem estar ancoradas em associações. Por exemplo, quando queremos reter algo, podemos criar imagens mentais que se assemelhem a isso, bem como associá-la a cheiros, sabores ou sons.

Leitura em voz alta

Ler em voz alta é uma técnica que tem ajudado muitas pessoas. Alguns estudos confirmaram que ler em voz alta e ouvir a nossa própria voz nos ajuda a reter a informação com mais facilidade e a podermos lembrá-la muito melhor mais tarde. É uma técnica que não importa se é praticada conversando com alguém ou consigo mesmo. Além disso, podemos nos gravar para nos ouvir mais tarde e continuar praticando.

Técnicas de memorização - Leitura em voz alta

Acrósticos

Os acrósticos podem ser formados com as informações que queremos memorizar. Com a primeira letra da primeira palavra, criamos frases. Esta técnica é útil para muitos campos de estudo. Por exemplo:

África é o terceiro maior continente, tem uma

Fauna com animais silvestres como búfalos e hienas. Tem o

Rio Nilo, um dos mais longos do mundo e uma

Incrível beleza

Com palmeiras ao redor dos oásis

Além disso, seu clima predominante é tropical.

Rimas

As rimas são excelentes para lembrar nomes e descrições, sejam de pessoas, objetos, lugares, animais, etc., e não esquecemos no meio de uma apresentação no trabalho ou em um evento profissional onde tenhamos que fazer uma palestra. Por exemplo, Marta e carta. Você pode pensar que Marta recebe ou escreve uma carta.

Músicas

Você pode transformar suas informações em músicas, fazê-las rimar ou adicionar sons de fundo e cantá-las quando estiver fazendo outras coisas, para praticar, lembrar e memorizar cada palavra. Você pode até gravar essas músicas e ouvi-las repetidamente.

Aqui você pode ler sobre Como escrever uma música.

Técnicas de memorização - Músicas

Contação de histórias

Se você tiver uma lista de problemas para resolver, poderá criar uma história e incorporar cada problema. Essa narrativa deve ser extremamente exagerada, para que fique fixada na memória por ser mais marcante.

Você pode estar interessado em conhecer os diferentes Tipos de narradores e suas características.

Mapas mentais

É uma das melhores técnicas de memorização, sem dúvida uma das mais clássicas que ajuda muitos alunos há muito tempo. A criação de mapas mentais ou conceituais permite ver a informação de outra perspectiva e na hora do teste ou da palestra, basta pensar naquele mapa mental que contém imagens e está associado a termos e explicações.

Cartões de memória

Se precisar fazer uma conferência ou apresentação, você pode criar cartões com palavras-chave. Os cartões podem ser de cores diferentes. Em qualquer caso, hoje também existem muitos aplicativos com os quais você pode criar esses cartões virtuais.

Fazer anotações

Este exercício deve ser feito manualmente para que a informação seja retida mais rapidamente. Isso porque quando escrevemos, devemos selecionar muito bem o que vamos colocar, sendo uma excelente técnica.

Além dessas técnicas, também é útil fazer autoavaliações, praticar diante do espelho, fazer brainstorming, entre outros. Para reter bem as informações, também é necessário tentar conviver com pouco estresse, dormir e descansar bem, o que inclui tirar pequenos cochilos ou pausas durante o dia se considerarmos necessário. O descanso é essencial para o funcionamento do cérebro.

Agora que você aprendeu algumas técnicas de memorização, pode ter interesse em descobrir Como usar alecrim para a memória, pois também é importante comer bem para memorizar melhor as coisas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Técnicas de memorização, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Técnicas de memorização