Outros Aprender a ler e a escrever

Quais são os tipos de narradores

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 fevereiro 2022
Quais são os tipos de narradores

As obras literárias têm o narrador como elemento essencial para a evolução de uma trama. Uma das primeiras decisões que o autor deve tomar é o tipo de narrador que prefere para contar a história, pois esse aspecto confere um caráter único à obra escrita. E o autor é o encarregado de dar vida e escrever a história, mas o narrador tem a responsabilidade de transmitir a história aos leitores.

Agora, quantos e quais são os tipos de narradores? Dependendo do ponto de vista adotado, das informações disponíveis e de sua participação na trama, existem diferentes tipos de narradores. Para descobrir quais são os tipos de narradores, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de texto?

Índice

  1. Quais são os tipos de narradores em primeira pessoa
  2. Quais são os tipos de narradores em segunda pessoa
  3. Quais são os tipos de narradores em terceira pessoa

Quais são os tipos de narradores em primeira pessoa

O narrador em primeira pessoa adiciona mais realismo à história. Tem muita presença na literatura contemporânea e, embora não seja imprescindível que seja o protagonista da história, faz parte do elenco de personagens principais. Existem diferentes tipos de narradores em primeira pessoa: o protagonista, a testemunha e o interno.

Narrador personagem

Há um grande número de narradores em primeira pessoa, mas os protagonistas são os mais fáceis de identificar. É o personagem principal da história e conta a história a partir de sua própria experiência. Recentemente ganhou espaço nos diferentes gêneros literários, mas principalmente na autoficção.

Portanto, o narrador protagonista assume o papel principal do início ao fim da obra, esta é uma de suas principais características.

Narrador observador

Esta é outra variedade do tipo narrador em primeira pessoa, mas ao contrário do narrador principal, ele narra a história de um papel indireto. Ele oferece seu ponto de vista sobre os eventos ocorridos, mas narra uma história de terceiros.

Uma das características mais relevantes dessa tipologia é que o narrador testemunha pode ou não estar envolvido na história. Embora não a tenha vivido como protagonista, a presenciou sendo testemunha dela.

Monólogo ou narrador interno

Dentro dos tipos de narradores, os internos diferem das testemunhas e protagonistas porque não transmitem uma história aos leitores, mas direcionam a história para eles mesmos. Portanto, podemos falar de um monólogo interior. A característica que define os trabalhos com este tipo de narrador é que não são histórias propriamente ditas, mas sim uma memória, um reflexão ou a manifestação de qualquer tipo de emoção.

Quais são os tipos de narradores - Quais são os tipos de narradores em primeira pessoa

Quais são os tipos de narradores em segunda pessoa

Dentro dos tipos de narradores da história, os narradores em segunda pessoa são os menos utilizados na literatura devido à dificuldade de escrever uma história desse tipo e à capacidade limitada que tem de captar a atenção dos leitores.

O narrador em segunda pessoa é caracterizado por dirigir-se ao leitor diretamente como "senhor", "você", "senhores" ou "vocês". Esse tipo de narrador costuma ser encontrado mais em narrativas epistolares do que em outras obras literárias.

Quais são os tipos de narradores em terceira pessoa

Os narradores em terceira pessoa caracterizam-se pelo fato de contarem uma história de fora, ou seja, não participarem da história e se o fizerem, é com mínima influência. Eles narram a obra de um prisma exterior aos acontecimentos ocorridos durante o desenvolvimento da trama.

Existem três tipos de narradores em terceira pessoa: oniscientes, equiscientes e deficientes.

Narrador onisciente

O narrador onisciente narra a história na terceira pessoa conhecendo todos os detalhes. Tal é o seu conhecimento dos fatos que ele pode acessar os pensamentos dos personagens e saber o que vai acontecer.

É o narrador em terceira pessoa mais genérico e também aquele com maior capacidade de mergulhar nas características psicológicas de cada personagem. Ao conhecer todos os detalhes, pode narrar muitos aspectos que ajudam o leitor a entender as relações entre os personagens, seus respectivos comportamentos, a influência que o ambiente ao redor exerce sobre eles e descrições completas dos ambientes em que se encontram.

Narrador equisciente

Apesar de ser uma narração em terceira pessoa, o narrador equisciente se concentra exclusivamente em um personagem, geralmente o protagonista da história. A visão desse tipo de narrador é muito mais limitada do que a dos narradores oniscientes: eles têm acesso aos sentimentos e pensamentos do personagem sobre o qual focam a história, mas têm um desconhecimento geral do resto.

Narradores equiscientes desenvolvem a história progressivamente, sempre tomando como referência um único personagem.

Se você gostou deste post sobre quais são os tipos de narradores e suas características, recomendamos que consulte outros artigos relacionados ao mundo da escrita como Tipos de textos: quais são e suas características e Qual a difereça entre conto e fábula.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de narradores, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quais são os tipos de narradores