Corrigir a escrita

Como são usados os colchetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como são usados os colchetes

Os colchetes, também chamados de parênteses retos, são sinais que podemos encontrar tanto no âmbito das matemáticas como no da linguística. Neste último, não fica bem claro e definido seu uso. Ainda que sejam reconhecidos facilmente, já que consiste em um sinal auxiliar da pontuação que consta de dois semi retângulos virados um para o outro, há pouco conhecimento sobre seu uso correto. Para que fique claro, umComo.com.br preparou para você o seguinte artigo para esclarecer-lhe sobre como se usa os colchetes.

Também lhe pode interessar: Quando é usado o asterisco

Passos a seguir:

1

Quando nos referimos ao conjunto das duas figuras, eles são nomeados no plural. O "colchete" é cada sinal separadamente; já que estes são sempre usados juntos, a palavra deve ser usada no plural.

2

São usados para fechar parte do texto que contém algum esclarecimento ou anotação entre parênteses. Podem ser letras, palavras, sintagmas ou orações completas, além de amplos textos, que o requeiram.

3

Nas obras de teatro, os colchetes compreendem o que dizem à parte as personagens; neste caso sempre se inclui dentro do colchete de fechamento.

4

Na cópia de códices e inscrições são colocados entre colchetes os dados hipotéticos que faltam no original e são fornecidos em modo de hipótese.

5

Na poesia também se utiliza o colchete. O de abertura coloca-se no começo de um resto de verso que não cabe inteiro em sua linha, o qual deve ser formado por palavras inteiras e se alinha pela direita com a linha superior.

6

Nas citações diretas usa-se o colchete para isolar todas as interpolações alheias ao texto original feitas pelo autor da citação, para adaptar o texto à sua redação.

7

Também são usados os colchetes em linguística para encerrar as transcrições fonéticas. O que se encerra em seu interior, é escrito em letra redonda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como são usados os colchetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Você pode consultar um Manual de Pontuação em Português para obter toda a informação a respeito deste sinal de pontuação.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como são usados os colchetes