Outros Aprender a ler e a escrever

Quais são os tipos de texto?

Quais são os tipos de texto?

Os textos escritos podem ser de diversos tipos de acordo com critérios como a função discursiva, a intenção com que foram elaborados, se são textos literários ou não literários, ou mesmo textos digitais. Há uma grande variedade de categorias, mas não são excludentes: um mesmo texto pode conter características de diferentes tipos.

Não sabe quais tipos de texto existem? Conhecer os tipos de textos que você pode ler ou escrever lhe ajudará a identificá-los e saber como interpretá-los. É um fator essencial para entender o que o autor quer transmitir em cada um dos parágrafos que escreve. Para descobrir quais são os tipos de texto, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais são os diferentes tipos de parágrafo

Índice

  1. Texto descritivo
  2. Texto narrativo
  3. Texto diretivo
  4. Texto expositivo
  5. Texto argumentativo
  6. Texto administrativo
  7. Texto jurídico
  8. Texto científico
  9. Texto publicitário
  10. Texto literário
  11. Texto humanístico
  12. Texto digital
  13. Texto jornalístico
  14. Texto dramático
  15. Texto lírico
Ver mais >>

Texto descritivo

O propósito do texto descritivo é definir algo: uma pessoa, um objeto, uma situação, um animal ou uma descrição de algum tipo diferente de texto. Também é usado para expressar sentimentos.

Os atributos de uma coisa são tomados como eixo central dos textos descritivos, geralmente usando formas do pronome de terceira pessoa. Existem dois tipos de textos descritivos: técnicos (ênfase nos dados exatos) e literários (intenção do autor com descrições pessoais).

Texto narrativo

Se você se pergunta o que é uma narrativa, saiba que esse tipo de texto conta histórias, acontecimentos, contos, mitos e fatos concretos, podendo ser reais ou fictícios. Os textos narrativos são caracterizados por girar uma sequência de eventos usando verbos dinâmicos para expressá-los, bem como conectores espaciais e advérbios como "primeiro", "e depois", "segundo" ou "terceiro".

O passado é a forma verbal mais utilizada em um tipo de texto narrativo com o pretérito perfeito, reservando-se o uso do presente apenas para reproduzir diálogos entre personagens.

Texto diretivo

Outro dos tipos de texto é o diretivo, que destina-se a encorajar o leitor a fazer algo, por isso é um tipo de texto instrucional. Explica como fazer ou desenvolver uma atividade, bem como realizar algum objetivo. A ordem lógica é essencial nesse tipo de texto, além de estabelecer relações de causa e efeito e uma ordem de maior para menor importância. Os manuais de instruções são um bom exemplo de texto instrucional ou diretivo.

Texto expositivo

Você quer saber o que é um texto expositivo? Esta tipologia visa explicar, expor um assunto sem que o autor dê sua opinião pessoal. Portanto, eles fornecem números e fatos relevantes, independentemente de opiniões. Os livros escolares geralmente contêm muitos textos expositivos, pois incluem explicações e definições. Veja mais informações em Como fazer um texto expositivo.

Além disso, o texto expositivo tem uma estrutura muito simples:

  • Introdução: possui uma introdução para divulgar o assunto.
  • Desenvolvimento: Continua o desenvolvimento com análises objetivas, dados e exemplos.
  • Conclusão: termina com uma conclusão para resumir os aspectos fundamentais do assunto discutido. O objetivo desse tipo de texto é informar.
Quais são os tipos de texto? - Texto expositivo

Texto argumentativo

O que é um texto argumentativo? Essa tipologia parte de um pressuposto com um estilo de escrita focado em persuadir o leitor, apresentando razões favoráveis ​​ou contra uma tese ou posição. O texto inicia-se com uma apresentação para auxiliar na compreensão dos argumentos propostos.

Dessa forma, o leitor é contextualizado antes da apresentação dos benefícios ou características do assunto. Além disso, muitas vezes são utilizadas referências bibliográficas para que os argumentos ganhem credibilidade e validade. Alguns exemplos de texto argumentativo são aqueles que agregam razões de autoridade, causa-efeito e popularidade.

Texto administrativo

É um tipo de texto semelhante ao jurídico, porém não é tão rígido quanto este. Por outro lado, também costuma ser referido ao texto administrativo com o termo texto jurídico-administrativo. Uma das características mais marcantes desse tipo de texto é o caráter normativo e utiliza linguagem especializada.

Além disso, sua estrutura consiste, em primeiro lugar, na identificação do emissor; a justificativa do motivo da comunicação e, por fim, a proposta de resolução de um problema ou conflito. A seguir, lhe apresentamos alguns exemplos dessa tipologia:

  • Contratos.
  • Certificações ou notificações de pagamento.
  • Circulares.
  • Atas de acordos.
  • Memorandos ou cartas de agradecimento.

Texto jurídico

Esses tipos de textos são utilizados na esfera judicial e têm a função de comunicar um conteúdo normativo em que são expostos de forma clara os direitos e obrigações que o ordenamento jurídico abarca. Portanto, eles contêm termos e tecnicismos antigos, além de usar uma linguagem conservadora e formal.

Outras características notáveis ​​do tipo de texto jurídico são:

  • Ordem lógica e progressiva dos conteúdos, que se destacam pela sua objetividade.
  • A objetividade dos textos jurídicos evita qualquer tipo de interpretação errônea ou ambígua. Eles contêm frases escritas na terceira pessoa do singular, passivas reflexivas e impessoais.
  • A repetição de palavras é frequente, principalmente em conceitos-chave para evitar ambiguidades.
Quais são os tipos de texto? - Texto jurídico

Texto científico

É um tipo de texto cuja finalidade é mostrar os avanços obtidos nas pesquisas, uma vez que são fruto da prática dos estudos. Dessa forma, aborda questões relacionadas ao desenvolvimento ou apresentação de teorias ou conceitos relacionados à ciência.

Alguns exemplos de textos científicos são artigos em revistas e semanários científicos, relatórios e monografias, conferências ou apresentações e textos informativos. Se você quiser fazer um, deixamos este artigo para ajudá-lo: Como escrever um artigo científico.

Outras características do tipo de texto científico são, por exemplo:

  • Uso de escrita formal.
  • Uso de linguagem técnica.
  • Elaboração de uma estrutura coerente.
  • Contribuição de informação, que é sempre apresentada de forma referenciada.

Texto publicitário

O objetivo de desenvolver um conteúdo publicitário é persuadir os leitores a realizar a compra de um produto ou contratar um serviço específico. Portanto, o tipo de texto publicitário busca atrair a atenção dos consumidores e cria uma mensagem compreensível e atrativa para seu público-alvo.

Podemos encontrar exemplos de textos publicitários em slogans e copys. Caracterizam-se por buscar o crescimento de um negócio por meio da criação de conteúdo que seja um incentivo ao consumo. Portanto, a mensagem deve ser original, clara, coerente, concisa, identificadora e marcante.

Texto literário

São tipos de textos com grande estética literária, razão pela qual são considerados obras de arte. Destacam-se pelo uso de uma linguagem metafórica, repleta de emoção e expressividade. Alguns exemplos de textos literários são contos, poesia, histórias e alguns ensaios.

Além disso, um texto literário pode narrar eventos reais ou puramente fantásticos, usando formas não convencionais de escrita com o objetivo de embelezar a mensagem. O objetivo dessa tipologia é comover o leitor ou prendê-lo na história. Também busca fazer você refletir, ou mesmo, transmitir algum ensinamento vital.

Descubra como analisar um texto literário no nosso outro artigo.

Quais são os tipos de texto? - Texto literário

Texto humanístico

Um tipo de texto humanístico gira em torno de algum tópico sobre as relações humanas, como sociologia ou filosofia. No entanto, esta tipologia não é um texto formal, como um texto científico. Por outro lado, o objetivo de um texto humanístico é criar reflexões nos leitores, por meio da transmissão de valores e ideias culturais.

Texto digital

A revolução das novas tecnologias mudou as relações humanas e a forma de comunicação. Essas mudanças influenciaram os textos, adquirindo grande força no campo digital.

Os tipos de textos digitais são aqueles que você encontra em revistas e blogs digitais. É um meio caracterizado pelo imediatismo informativo e fácil acesso ao conteúdo encontrado, de modo que o leitor não está acostumado a ler esses textos completamente: ele simplesmente os "escanea" com os olhos para encontrar as informações que mais lhe interessam.

Texto jornalístico

Os textos jornalísticos têm a finalidade de informar, mas também têm a opção de opinar, caso seja opinativo. Sua finalidade é a comunicação jornalística e pode ser encontrado tanto nos meios digitais quanto nos jornais impressos.

Quais são os tipos de texto? - Texto jornalístico

Texto dramático

Entre os tipos de textos, os dramáticos são responsáveis por contar uma história através do diálogo. Os fatos são divididos em cenas ou atos. As histórias podem ser reais ou fictícias, com um ou mais personagens realizando a ação e com a possibilidade de inclusão de anotações (notas marginais indicadas pelo autor para dar instruções aos atores). O teatro e seus gêneros como comédia, tragédia ou peças de ópera são baseados nesses textos dramáticos.

Texto lírico

Os textos líricos têm caráter literário, com ideias carregadas de emotividade e uma linguagem tão rica quanto cuidada. O uso de figuras literárias como comparação, metáfora e hipérbole é frequente.

Estes tipos de textos expressam sentimentos na perspectiva do autor ou das personagens com uma componente estética muito forte (tanto no conteúdo como na forma, com número de sílabas em cada verso e uso de rimas). Eles podem ser escritos em prosa ou verso.

Se você quer saber como analisar um poema, veja nosso outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de texto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LUCAS DA COSTA BARROS
ÓTIMO ESSE TIPO DE EDUCAÇÁO PARA O CONHECIMENTO.......................................................................................................
1 de 5
Quais são os tipos de texto?