Partilhar

Como analisar um texto literário

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como analisar um texto literário

Realizar uma análise textual, ou um comentário literário como também se chama este tipo de trabalho, não é um assunto simples. O mesmo requer conhecimentos prévios e a aplicação de uma série de passos específicos relativos ao contexto, seu autor, estrutura e forma. Por estes motivos, em umComo.com.br explicamos a você como analisar um texto literário. A partir dos conselhos que proporcionamos a você, será bem mais fácil realizar uma análise com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como interpretar textos

Contexto

Todo o texto literário está relacionado a um momento de elaboração específico. Este contexto pode se converter em um movimento literário, com traços e características específicas, ou pertencer ao universo individual do autor.

Em ambos os casos, deve constatar as particularidades do momento histórico em que se elaborou o texto, bem como as influências desse período que se constatam no mesmo.

Autor

Existe um bom número de obras literárias de caráter anônimo, mas a maioria delas se circunscreve a um determinado autor. É por isso que na hora de analisar um texto literário ou trecho de uma de suas obras, terá que constatar os aspectos biográficos do responsável por esse mesmo texto.

Estes componentes não se limitam a citar seu lugar de nascimento e percurso pessoal, mas encontrar as marcas dessa vida que estão presentes no texto, e fazê-lo explicando com exemplos concretos.

Tema

Toda a obra literária gira ao redor de um tema principal do qual se derivam outras categorias. É imprescindível que desde o início você marque o tema que o texto analisa e sinalize quais são os recursos de que se vale para analisar.

Da mesma forma, também é bom que explique as categorias temáticas restantes da obra e as interconexões que existem entre todas elas em relação ao tema central.

Estrutura

A seguir, deve ter em conta que tipo de estrutura reproduz o texto. Aqui entram em jogo vários aspectos. Entre eles, o argumento da obra, que você deverá explicar detalhadamente; as partes nas quais se divide o relato, o tempo, o espaço, o modo e a voz narrativa na qual está proposto.

De todos os elementos citados, é fundamental que determine as causalidades que se estabelecem no mesmo, as quais surgem a partir da relação entre tempo e espaço. Para isso, aconselhamos você que primeiro pare para estudar a ordem, a duração e as repetições temporárias que se mostram no texto e, a seguir, que papel o espaço desempenha neles.

Aspectos formais

A retórica é um componente essencial de todo o texto literário, motivo pelo qual é importante que conheça as figuras de estilo que fazem parte dele. As mesmas abarcam desde as metáforas até às personificações, passando pela hipérbole ou o hipérbato.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como analisar um texto literário, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como analisar um texto literário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elenir de Sousa Mendes
Por mais que tenha dificuldade em definir sobre o que um texto literário. Descobrir que gosto de ler.

Como analisar um texto literário
Como analisar um texto literário

Voltar ao topo da página