Atividades de leitura

O que é antologia poética

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 13 outubro 2022
O que é antologia poética

Quem é dos anos 90 ou 2000, provavelmente já ouviu uma música da Shakira que se chama Antologia. Apesar de ser em espanhol, nosso idioma compartilha muitas palavras com essa língua e uma delas é essa. Mas, você já parou para se perguntar o que significa antologia? Ou já ouviu essa palavra em outro contexto?

O termo pode significar coisas diferentes, dentre elas, tem um significado ligado à poesia. Mas, afinal, o que é antologia poética? No umCOMO nós vamos explicar o que significa essa expressão, além de te dar exemplos e ensinar como fazer uma antologia. Preste atenção e tome nota!

Também lhe pode interessar: O que é o analfabetismo funcional

Índice

  1. O que é antologia
  2. O que é antologia poética
  3. Exemplos de antologia
  4. Como fazer uma antologia

O que é antologia

Antes de adentrarmos no tema específico deste artigo, é importante conhecer o significado da palavra antologia por si só, pois é dela que se origina o termo antologia poética. A palavra antologia provém do grego, anthologias, e tem como significado coleção de flores.

O termo também dá nome ao estudo das flores. A antologia na botânica serve para descrever a seleção de flores, cuidadosamente escolhidas, para serem estudadas. Porém, claramente, a antologia poética ou literária, trata de outro tema como veremos a seguir.

O que é antologia poética

Como a palavra antologia trata-se orginalmente de uma coleção, ela foi emprestada ao campo literário para batizar também um outro tipo de coleção, a de obras literárias. Portanto, a antologia poética trata-se de um conjunto de obras literárias que podem ser de mesma autoria, mesma temática ou de um mesmo período, por exemplo.

Para tratar-se de uma antologia, é preciso que as obras sejam selecionadas a partir de algum critério, podendo tratar-se versos ou prosas. Como veremos adiante, em nossos exemplos de antologia literária, existem antologias de um mesmo autor, como, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade ou de mesma temática, como contos e crônicas de diversos autores para jovens.

Para quem quer estudar a obra de um determinado autor ou período, as antologias são muito importantes, já que através delas, que são um compilado de obras, é possível analisar, comparar e estudar.

Uma de suas características da antologia poética é que ela pode conter comentários da pessoa que fez a seleção das obras, isto é, suas impressões, etc.

Além da antologia poética, também podemos encontrar a antologia como conjunto de obras cinematográficas ou de obras de arte, mantendo a mesma característica da poética, porém mudando o tipo de obra.

Veja também o nosso artigo sobre O que é expressão artística.

Exemplos de antologia

A seguir, você verá alguns exemplos de antologia literária, caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto e fazer a leitura de alguma delas.

  • A história é amarela: uma antologia de 50 entrevistas da mais prestigiosa seção da imprensa brasileira, um compilado da Revista Veja
  • Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade
  • Lira dos Vinte Anos, uma antologia póstuma da obra do autor Álvares de Azevedo
  • As lendas de colina, uma antologia animal
  • Entre o samba e o fado, antologia de poetas brasileiros, portugueses e moçambicanos
  • A prosa do mundo, uma antologia de sobre crônicas e contos para jovens diferentes autores brasileiros
  • Verso livre, antologia de contos poéticos de autores brasileiros
  • Os cem melhores contos brasileiros do século
  • 50 poemas de revolta, reunião de poemas de 34 diferentes autores brasileiros

Antologias de obras estrangeiras

  • Antologia da Poesia Canária de Eugenio Padorno Navarro
  • Poesia Georgiana, reúne obras de poetas ingleses durante o reinado do Rei George V
  • Antologia da literatura latina, de José Miguel Baños Banõs
  • Antologia de citações de William Shakespeare, de Josep Mercadé
  • Literatura do Crime, reúne obras de temática policial de autores como Ernest Hemingway e Charles Dickens
  • Antologia do conto hispanoamericano, de Seymour Menton
  • As Mil e Uma Noites, de Júlio Samso, antologia de contos orientais

Como fazer uma antologia

Agora que você já conhece o que é antologia poética e os diferentes tipos de antologia, pode ser que queira construir a sua própria. Por isso, vamos te ensinar como fazer uma antologia:

  • Selecione o tema sobre o qual você vai reunir as obras: podem ser obras de um mesmo autor, obras de diferentes autores mas de uma mesma época, obras de uma mesma temática, porém de diferentes autores e épocas. Como organizador(a) e editor(a) da antologia é você quem decide sobre o que irá tratar.
  • Decida como vai organizar a obra: se for de um mesmo autor, as obras estarão por ordem cronológica ou dividida em temas? Se for de diferentes autores estarão por época ou divididas pelos países de origem dos autores, por exemplo? Existem infinitas possibilidades, você é quem deve decidir o que faz mais sentido para o propósito da sua compilação.
  • Comentários: na antologia que será criada por você, tem a intenção de fazer comentários? Isto é, você deseja passar sua impressão ou sinalizar alguma característica dos textos para situar melhor o leitor? Por exemplo: se você decidir reunir obras de uma determinada fase de um autor, pode ajudar o leitor a situar-se apontando as características em comum dos textos de acordo com o momento em que aquele autor estava vivendo.
  • Ilustrações: algo que pode enriquecer muito a sua antologia são as ilustrações. Se quiser e puder, convide um(a) ilustrador(a) para fazer parte do projeto com você.

E aí, pretende criar a sua antologia poética? Conte para a gente nos comentários sobre qual temática seria.

E se quiser ler este artigo com trilha sonora, te deixamos a música Antologia da Shakira aqui abaixo, para você apertar o play.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é antologia poética, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é antologia poética