Outros Aprender a ler e a escrever

Perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 29 junho 2022
Perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos

A melhor maneira de resolver todas as dúvidas que você tem sobre um assunto é por meio de perguntas. Seja para aprender, esclarecer conceitos ou obter informações, perguntar é a melhor forma de resolver as incógnitas que tanto te incomodam. Portanto, é importante saber que existem dois tipos de perguntas, abertas e fechadas, para recorrer a elas no momento certo.

Existem questões abertas, fechadas e até mistas. Cada tipo tem suas vantagens e limitações, por isso é conveniente saber o que significam. Para descobrir tudo sobre perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos esclarecedores, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é antologia poética

Índice

  1. O que são perguntas abertas e fechadas
  2. Exemplos de perguntas abertas
  3. Exemplos de perguntas fechadas
  4. Diferença entre perguntas abertas e fechadas

O que são perguntas abertas e fechadas

Para fazer perguntas abertas e fechadas, é importante saber o significado de ambas. Perguntas abertas são aquelas que são usadas para formular uma pergunta sem uma proposição de lista de respostas. Em pesquisas, uma caixa de texto vazia pode ser compartilhada para que o participante responda livremente.

Para evitar respostas muito longas, você pode limitar o tempo de resposta ou, se for por escrito, o número de caracteres. Uma das grandes vantagens oferecidas pelas perguntas abertas é que os participantes podem se expressar livremente sobre um ou mais tópicos. Dessa forma, são obtidos padrões de pensamento das pessoas questionadas, favorecendo a identificação do surgimento de novas correntes de opinião ou novas práticas.

Sendo perguntas abertas, o emissor pode compreender os verdadeiros sentimentos do receptor das perguntas. Você tem à sua disposição um elemento que o ajuda a obter informações sobre os processos de pensamento do receptor e sugestões para resolver conflitos ou problemas.

Por outro lado, as perguntas fechadas são utilizadas quando se pretende propor uma lista de respostas ao grupo de pesquisa. Escrever este tipo de perguntas requer um bom desenvolvimento da lista de respostas. Portanto, deve ser um conjunto integrado e equilibrado.

A pessoa questionada deve ter a capacidade de expressar suas próprias opiniões sobre o assunto. A coerência dos procedimentos de resposta correspondentes também deve ser garantida. Para tanto, as respostas propostas das perguntas fechadas devem seguir uma lógica idêntica à da questão proposta. Se essa condição não for atendida, existe o risco de obter respostas inconsistentes e díspares.

O uso de perguntas fechadas resulta em um processamento de dados ou respostas coletadas mais simples do que perguntas abertas.

Perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos - O que são perguntas abertas e fechadas

Exemplos de perguntas abertas

Ao dar liberdade de resposta, as perguntas abertas permitem obter mais informações variáveis ​​do que as perguntas fechadas. Alguns exemplos de perguntas abertas são os seguintes:

  • Como você define a felicidade?
  • O que você acha que o atual governo regional deveria fazer para melhorar o sistema educacional?
  • Que argumentos a seleção espanhola tem para vencer a próxima Copa do Mundo?
  • Por que você acha que é o melhor candidato para este trabalho?
  • O que você sente agora?
  • Por que você se recusa a ir de férias para as montanhas?
  • Qual filme você quer ir ver no cinema?
  • Quais são os seus planos para o próximo ano?
  • Quais são os seus esportes favoritos?
  • Quais são seus objetivos profissionais para este ano?
  • Quem é o presidente da Espanha atualmente?
  • Em que você trabalha?
  • Em que ano você nasceu?
  • Qual país você gostaria de visitar?
  • Que livro você está lendo no momento?

Exemplos de perguntas fechadas

As perguntas fechadas podem ser de diferentes tipos, dependendo das opções de resposta oferecidas. Estes são alguns exemplos:

  • De seleção única: Você tem seu próprio carro? Sim/Não. Você fuma? Sim/Não. Você já fez compras em uma loja? Sim/Não.
  • De múltipla escolha: Você pratica algum desses esportes? Marque todas as respostas corretas. 1-Futebol, 2-Basquete, 3-Tênis, 4-Natação.
  • De escala: de 1 a 10, onde 1 é ruim e 10 é excelente, como foi sua experiência no restaurante do hotel?
  • De ranking: peça os seguintes pratos de acordo com suas preferências. 1-almôndegas, 2-torta de frango, 3-macarrão, 4-peixe ao forno, 5-frango assado, 6-cozido madrileno, 7-legumes salteados, 8-arroz com feijão.

Diferença entre perguntas abertas e fechadas

As seguintes diferenças podem ser estabelecidas entre perguntas abertas e fechadas:

  • As perguntas abertas permitem que o entrevistado coloque sua resposta em palavras, sem ter que restringir ou limitar seus pensamentos. Não são tão dominantes ou objetivos como no caso de perguntas fechadas.
  • A pergunta fechada, ao contrário da pergunta aberta, oferece uma lista de respostas simplificadas.
  • As perguntas fechadas e abertas são tarefas diferentes para os entrevistados. Nas perguntas fechadas, eles concentram toda a atenção nas respostas específicas escolhidas pelo entrevistador, enquanto nas perguntas abertas podem refletir e escrever o que pensam ou o que está disponível em suas mentes.
  • Fazer uma pergunta idêntica em ambos os formatos quase sempre leva a resultados diferentes. Poucos dos entrevistados selecionam categorias como "outros", pois preferem dedicar algum tempo para pensar em escrever respostas diferentes das opções de resposta que aparecem na lista.

Agora que você sabe melhor o que são perguntas abertas e fechadas, recomendamos que você conheça algumas ideias de Perguntas sem respostas e Perguntas divertidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Perguntas abertas e fechadas: o que são e exemplos